São Paulo - O setor de franquias faturou 31,3 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2015, segundo a Pesquisa de Desempenho Trimestral do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento nominal (ou seja, sem descontar a inflação) do franchising cresceu 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, o faturamento foi de 28,7 bilhões de reais.
Em comunicado, a presidente da associação, Cristina Franco, elenca vários fatores que repercutiram na alta no faturamento : desde a abertura de novas lojas, mesmo que em ritmo menor, até mudanças comportamentais que vêm de alguns anos, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a presença da mulher no mercado de trabalho.
Veja, a seguir, quais foram os segmentos de franchising que mais cresceram no primeiro trimestre do ano:
Segmento | Alta do faturamento |
---|
Alimentação | 14% |
Esporte, Saúde, Beleza e Lazer | 14% |
Comunicação, Informática e Eletrônicas | 11% |
O diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, explica em comunicado que, em épocas de crise, os segmentos mais tradicionais tendem a se fortalecer. É o caso do ramo de alimentação e o de esporte, saúde, beleza e lazer. Já a alta do faturamento no setor de comunicação, informática e eletrônicos reflete a crescente digitalização da sociedade, segundo o diretor.
A ABF mantém a estimativa de crescimento do faturamento do setor em 2015 de entre 7,5% e 9% em relação ao ano passado. Para a associação, o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades deve crescer entre 9% e 10%.
Localização e expansão
Mesmo com a popularidade dos shopping centers, a rua ainda é a preferência dos franqueados. Apenas 11% das franquias operam exclusivamente nos centros de compras, enquanto 50% das unidades franqueadas possuem apenas a loja de rua.
Outro aspecto ressaltado pela ABF foi o de franquias que possuem uma presença no exterior, seja por meio de uma unidade própria ou por franqueados. Os segmentos líderes em internacionalização são os de Acessórios Pessoais e Calçados (16%) e de Comunicação, Informática e Eletrônicos (15%).
São Paulo – O primeiro passo para quem pensa em investir em
franquias é fazer uma avaliação financeira. É essencial calcular o investimento necessário e ter um capital reserva para os primeiros meses de operação. Antes de escolher a marca, é recomendável conversar com franqueados atuais da rede para entender melhor o dia a dia do negócio. Veja 10 franquias que têm investimento inicial de 150 mil reais.
2. 2be Study 2 /12(Divulgação/2be Study)
A rede 2be Study atua no segmento de intercâmbio e turismo e tem 14 unidades. A marca tem dois modelos de negócio: micro e básica. No caso da micro, o investimento inicial de uma unidade é de 80 mil reais. A taxa de franquia custa 50 mil reais e a marca não cobra taxa de royalties. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
3. Amiste Café 3 /12(Divulgação/Amiste Café)
Fundada em 2001, a Amiste Café é uma rede de franquias especializada em locação de máquinas de café e bebidas quentes. A marca começou a expansão por meio de franquias em 2013. Para ser franqueado é preciso desembolsar um investimento inicial de 120 mil reais. A taxa de franquia custa 20 mil reais e é preciso ter uma área mínima de 70 metros quadrados. O retorno acontece em até 36 meses.
4. Ares Perfumes 4 /12(Divulgação/Ares Perfumes)
Fundada em 2010, a Ares Perfumes conta com 82 franquias. Até o final do ano, a expectativa é de comercializar e implantar mais 20 unidades. O investimento inicial é de 82 mil reais para os modelos de negócio loja, quiosque e sala comercial. Cada loja fatura, em média, 25 mil reais. O prazo de retorno do capital é de 18 a 24 meses.
5. Brasileirinho Delivery 5 /12(Divulgação/Brasileirinho Delivery)
A rede de franquia Brasileirinho Delivery é especializada em delivery de comida brasileira e tem 13 unidades. Para abrir uma franquia é preciso ter um espaço de, no mínimo, 45 metros quadrados e uma equipe de seis funcionários. O investimento inicial necessário varia de 50 mil reais a 100 mil reais. O retorno do capital investido acontece em até 12 meses.
6. Espetto Carioca 6 /12(Divulgação/Espetto Carioca)
Fundada em 2010, a Espetto Carioca começou a expansão por meio do franchising dois anos depois. Hoje, a rede tem 17 franquias. Para abrir uma unidade, o investimento inicial é a partir de 120 mil reais. É possível escolher entre uma loja ou quiosque. Um quiosque fatura, em média, 30 mil reais. Nesse caso, o prazo de retorno é de 24 meses.
7. Gou Franquias 7 /12(Divulgação/Gou Franquias)
Fundada em 2010, a rede GOU (Grupo Odontológico Unificado) é especializada em ortodontia e clareamento dental. Hoje, tem 107 unidades no país. Para ser franqueado da marca é preciso desembolsar a partir de 120 mil reais. Cada unidade tem faturamento médio mensal estimado em 65 mil reais. O retorno do investimento acontece a partir de 18 meses.
8. Instituto Embelleze 8 /12(Divulgação/Instituto Embelleze)
O Instituto Embelleze é uma rede de franquia de cursos profissionalizantes na área de beleza e tem 392 unidades. Para 2015, a expectativa é de abrir mais 50 novas unidades. O investimento inicial de uma franquia varia de 90 mil reais a 245 mil reais. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
9. Pão Express 9 /12(Divulgação/Pão Express)
Fundada em 2013, a Pão Express é uma rede de padarias drive-thru. A marca tem quatro unidades e espera chegar a 50 unidades até o final desse ano. O investimento inicial de uma franquia varia de 90 mil reais a 150 mil reais. Em média, o prazo de retorno do capital investido é de 16 a 24 meses.
10. Patroni Expresso 10 /12(Divulgação/Patroni Expresso)
A rede de franquias Patroni é especializada em pizzas e tem 192 unidades, sendo 12 próprias. O plano de expansão da marca é de abrir 95 novas unidades, sendo que 50 no modelo Patroni Expresso e 45 nos modelos classic e premium. No caso do Expresso, o investimento inicial é de 150 mil reais a 200 mil reais e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
11. Sigbol Fashion 11 /12(Divulgação)
Fundada em 1975, a Sigbol Fashion oferece cursos de corte, costura e moda. A marca tem dois modelos de negócio: full e smart. O modelo full é indicado para capitais e grandes centros e exige investimento inicial de 94 mil reais. Nesse caso, a taxa de franquia custa 15 mil reais e o faturamento médio mensal é de 35 mil reais. O prazo de retorno é de 11 meses.
12. Agora, leia mais sobre franquias 12 /12(Divulgação)