Exame Logo

Franquias crescem 8,3% em 2015; veja quais setores lideram

Em coletiva, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou o balanço do setor no ano passado e contou quais são os setores em ascensão.

Mulher com bolsa: o segmento de acessórios pessoais e calçados foi o que mais cresceu no ano (Thinkstock)

Mariana Fonseca

Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 11h58.

São Paulo - As franquias faturaram mais de 139 bilhões de reais em 2015, um valor 8,3% maior em relação ao do ano anterior. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que divulgou hoje o balanço consolidado do setor em 2015. De 2013 para 2014, o crescimento havia sido de 7,7%, a menor alta porcentual em 10 anos.

Essa alta no faturamento é nominal, ou seja, desconsidera o efeito da inflação. A ABF diz que não a considera no cálculo porque diferentes segmentos sentem os efeitos inflacionários de forma diferente (e também optam por repassá-los ou não ao consumidor final).

Hoje, 3.073 franqueadoras operam no país - um número 4,5% maior do que o visto no resultado de 2014. Considerando-se lojas abertas e lojas fechadas, o saldo foi de 12.702 unidades franqueadas a mais: ao todo, são mais de 138 mil negócios do tipo. Por meio dessas lojas, 90 mil empregos foram gerados em 2015, diz a ABF.

Acelerados

De acordo com a pesquisa, o setor de acessórios pessoais e calçados foi o que mais cresceu em comparação anual, com 12%. O setor foi beneficiado por fatores como profissionalismo na entrega dos produtos e serviços, pela variação cambial e pelo ticket médio baseado em qualidade, design e preço.

Veja, a seguir, os cinco setores que mais cresceram em 2015:

SetorCrescimento
Acessórios pessoais e calçados12%
Negócios, Serviços e Outros Varejos10%
Hotelaria e Turismo9%
Alimentação8,90%
Serviços Automotivos8,80%

Já falando sobre marcas, a classificação de marcas por número de unidades ficou assim (da primeira para a décima posição): O Boticário; Subway; Cacau Show; Colchões Ortobom; AM PM Mini Market; McDonald's; Jet Oil; Kumon; BR Mania; e Wizard Idiomas.

Novos terrenos

As marcas ainda estão muito concentradas no Sudeste, com 71,4% do total de redes - só São Paulo tem 53,3% desse mesmo total.

Porém, o crescimento mais acentuado do setor se deu nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. "Muitas franqueadoras dessas regiões buscam se profissionalizar, com o objetivo de se expandir pelo resto do país. Isso ajuda a diversificar os modelos de negócio", afirmou Cláudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF.

Hoje, 40% dos municípios possuem franquias. Em 2014, eram 37%. Para Tieghi, isso evidencia uma interiorização e uma estratégia oposta ao êxodo rural. Ou seja, um desejo do empreendedor em continuar morando e trabalhando em cidades menores, chegando até a cidades com menos de 50 mil habitantes.

Projeções

Para 2016, a ABF projeta um crescimento de 6 a 8% no faturamento, em comparação com 2015. Também espera um aumento de 8 a 10% no número de unidades; e de 4 a 6% no número de marcas franqueadoras.

"Estamos com projeções conservadoras, até pelo resultado do Produto Interno Bruto, mas ainda esperamos um crescimento parecido ao de 2015", explica Tieghi. O governo ainda não divulgou o PIB de 2015, mas a associação estima uma retração de 3% nesse valor.

São Paulo – Adquirir uma franquia pode ser uma boa escolha para quem quer abrir um negócio próprio, mas ainda não tem experiência em gestão ou não conhece bem o setor em que deseja atuar ( veja qual o melhor tipo de empresa para seu perfil ). Há franqueadoras, inclusive, que têm preferência por quem é jovem e está empreendendo pela primeira vez. EXAME.com selecionou algumas dessas redes, que explicam por que elas são uma boa opção para empreendedores com até 30 anos de idade. Porém, lembre-se: apesar de as franquias serem consideradas mais seguras que um negócio próprio, ainda há riscos envolvidos. É preciso pesquisar muito sobre a franquia e a franqueadora antes de investir nesse negócio. Navegue pelos slides acima e confira as sugestões de franquias ideais para quem quer ter um negócio logo no começo da vida adulta. As informações foram fornecidas pelas próprias marcas.
  • 2. SMS Digital: 6 mil reais

    2 /22(Divulgação)

  • Veja também

    A SMS Digital é uma rede de franquias que oferece consultoria para pequenas e médias empresas, na área de comunicação via SMS (mensagens de celular). Dos 150 franqueados da rede, 35% possui até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? A SMS Digital diz que sua franquia atrai jovens porque o trabalho é ligado à tecnologia, setor que chama a atenção dos jovens. “Nossos serviços atingem diretamente esse público, o que cria uma conexão. É também uma opção viável e rentável”, afirma a marca. Home Office Light
    Investimento inicial:
    6 mil reais
    Prazo de retorno: 6 meses Home Office
    Investimento inicial:
    17 mil reais
    Prazo de retorno: 12 meses
  • 3. Pet Bonosso: 10 mil reais

    3 /22(Divulgação)

  • A Pet Bonosso é uma rede que oferece petiscos para bichinhos de estimação em um quiosque. O próprio negócio foi desenvolvido em 2014 por um empreendedor jovem, de 25 anos de idade na época. Os dois franqueados da marca têm menos de 30 anos. Por que a franquia é uma opção para esse público? Os jovens buscam inovações e mercados promissores, o que faz com que um quiosque de petiscos para cães seja uma opção atraente, afirma a Pet Bonosso. O modelo compacto, o baixo investimento e a chance de se tornaram donos de diversas unidades também seriam pontos de atração. Petiscaria (para instalar em pet shops)
    Investimento inicial:
    10 mil reais
    Prazo de retorno: 24 a 36 meses Quiosque
    Investimento inicial:
    90 mil reais
    Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  • 4. Leader Kids: 16 mil reais

    4 /22(Divulgação)

    A Leader Kids é uma rede de franquias que trabalha com programas educacionais para crianças de dois até dez anos de idade. A marca oferece tanto um modelo de trabalho em casa quanto o que precisa de um ponto comercial. Dos sete franqueados, cinco têm até 30 anos de idade (cerca de 70% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a Leader Kids, o modelo home based é o mais atrativo para o público jovem. “É uma tendência no Brasil e uma ótima opção tanto para renda principal quanto extra, já que pode ser administrada de qualquer lugar com computador, internet e telefone”, diz a rede. Home Based
    Investimento inicial:
    16 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 24 meses Espaço de Desenvolvimento
    Investimento inicial:
    40 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 24 meses
  • 5. Conserta Smart: 18,9 mil reais

    5 /22(Divulgação)

    A Conserta Smart é uma rede de franquias que oferece assistência técnica para smartphones e tablets. O negócio possui 83 franqueados, sendo que 72 possuem até 30 anos de idade (88% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a rede, há facilidade para os franqueados jovens compreenderem o conteúdo do curso técnico oferecido pela franqueadora, o que gera identificação com o negócio e interesse em atuar nesse mercado. O público-alvo também é composto de jovens, o que facilita a interação. Além disso, o baixo investimento inicial é outro ponto de atração. Modelo único
    Investimento inicial:
    18,9 mil reais
    Prazo de retorno: 6 a 18 meses
  • 6. Miss Pink: 19 mil reais

    6 /22(Divulgação)

    A Miss Pink é uma rede de franquias de estandes itinerantes de cosméticos (veja a foto acima). Dos 45 franqueados da rede, 36 têm até 30 anos de idade (80% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? O fato de ser uma franquia itinerante é um ponto que pode atrair jovens franqueados, afirma a Miss Pink. “Os valores para investimento também fazem com que esse franqueado não precise acumular um grande capital para ter seu primeiro negócio.” Modelo único
    Investimento inicial:
    19 mil reais
    Prazo de retorno: 3 a 12 meses
  • 7. Eventt: 23,9 mil reais

    7 /22(Divulgação)

    A Eventt é uma rede especializada em instalar monitores de propagandas em locais movimentados, como restaurantes, academias, padarias e cafés. Dos 42 franqueados, 17 possuem até 30 anos de idade (cerca de 40% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Um ponto que pode interessar jovens franqueados é o fato de não ser necessário ter experiência prévia no ramo, diz a Eventt. “É uma mídia inovadora e a franqueadora auxilia o franqueado a prospectar novos clientes. Também é um modelo de negócio de fácil gestão e aplicação.” Standard
    Investimento inicial:
    23,9 mil reais
    Prazo de retorno: 8 meses Full
    Investimento inicial:
    39,9 mil reais
    Prazo de retorno: 8 meses
  • 8. Guia-se Negócios pela Internet: 25,9 mil reais

    8 /22(Divulgação)

    A Guia-se Negócios pela Internet é uma rede de franquias que atua no setor de marketing digitas, com franqueados home based. Dos 125 franqueados da rede, 40 deles possuem até 30 anos de idade (32% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Para a Guia-se, a franquia pode atrair jovens empreendedores porque todo o negócio é baseado em internet e novas tecnologias – por exemplo, otimização de sites, criação de lojas virtuais e campanhas publicitárias no Google -, algo de interesse dessa geração. Modelo único
    Investimento inicial:
    25,9 mil reais
    Prazo de retorno: 6 a 18 meses
  • 9. Louyt: 31 mil reais

    9 /22(Divulgação)

    A Louyt é uma franquia especializada no ramo de marketing móvel. Dos 20 franqueados, seis possuem até 30 anos de idade (cerca de 30% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? A Louty afirma que, por ser uma franquia de serviços voltados a smartphones, a geração Y consegue se identificar mais com o negócio. “A geração do milênio é utilizadora nata desse meio de comunicação, indo além de simplesmente efetuar ou receber ligações.” Modelo único
    Investimento inicial:
    31 mil reais
    Prazo de retorno: 6 meses
  • 10. Delivery Much: 30 mil reais

    10 /22(Divulgação)

    A Delivery Much é uma franquia de um aplicativo de delivery online. Dos 29 franqueados da rede, 23 têm até 30 anos de idade (cerca de 80% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a franqueadora, a marca é uma boa opção para os jovens por conta de a cultura da empresa também ser assim. Outro ponto de atenção é que o público-alvo é da mesma faixa etária, permitindo maior interação. Além disso, a tecnologia e a inovação estariam presentes tanto nos jovens franqueados quanto nas ações e nos produtos do negócio. Modelo único
    Investimento inicial:
    30 mil reais (cidades com até 150 mil habitantes) ou 50 mil reais (cidades maiores)
    Prazo de retorno: 12 meses
  • 11. Fábrica di Chocolate: 83,9 mil reais

    11 /22(Divulgação)

    A Fábrica di Chocolate é uma rede de franquias de alimentação, que comercializa frutas cobertas com chocolate, por exemplo. A rede possui 60 franqueados, sendo que 37 deles têm até 30 anos de idade (cerca de 60% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a rede, os jovens se identificam facilmente com a filosofia da empresa, que é baseada em atualização constante e modernidade. Além disso, o baixo valor de investimento inicial atrairia esse tipo de franqueado. Quiosque Smart
    Investimento inicial:
    84,9 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 24 meses
  • 12. Los Cabrones: 90 mil reais

    12 /22(Divulgação)

    A Los Cabrones oferece comidas mexicanas tanto nos formatos de food truck quanto de restaurante. A rede de franquias conta com 18 franqueados, sendo que 80% têm até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? A identidade visual e o espaço modernos atraem os franqueados mais jovens, diz a Los Cabrones. Além disso, a identificação com o público-alvo, que também são majoritariamente jovens, também atrai os empreendedores. Food Truck e Express Rua
    Investimento inicial:
    90 mil reais
    Prazo de retorno: 14 meses Standard
    Investimento inicial:
    220 mil reais
    Prazo de retorno: 18 a 24 meses Express shopping
    Investimento inicial:
    250 mil reais
    Prazo de retorno: 24 meses
  • 13. Ice Creamy: 50 mil reais

    13 /22(Divulgação)

    A Ice Creamy é uma rede de sorveterias franqueadas, que montam o chamado “sorvete na pedra” (veja a foto acima). Dos 50 franqueados da marca, 15 têm até 30 anos de idade (30% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? A marca foi idealizada quando seu empreendedora tinha 30 anos. Por isso, a Ice Creamy afirma que têm na sua essência ideias e projetos modernos, que geram identificação com o jovem franqueado e o atraem para o negócio. Modelo único
    Investimento inicial:
    50 mil reais
    Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • 14. Batatóp: 100 mil reais

    14 /22(Divulgação)

    A Batatóp é uma rede de franquias que tem como carro-chefe as batatas gourmet. Dois dos quatro franqueados da rede possuem até 30 anos de idade – metade do total. Por que a franquia é uma opção para esse público? A marca foi criada por jovens empresários e por isso traz também suas crenças, diz a Batatóp. Isso inclui a sustentabilidade, por exemplo, com a reciclagem de containers, mesas e madeira. Os jovens franqueados se identificam com os ideais da franquia, afirma a marca. Além disso, a divisão de eventos da franquia realiza festas para jovens, o que seria outro ponto de identificação do empreendedor com o negócio. Container
    Investimento inicial:
    100 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • 15. Brasileirinho Delivery: 100 mil reais

    15 /22(Divulgação)

    A Brasileirinho Delivery é uma rede de entrega delivery de comida tipicamente brasileira. Dos mais de 100 franqueados da marca, 35% possuem até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a rede, seu diferencial é a segurança e a lucratividade que o ramo alimentício apresenta. “Esses itens, aliados à possibilidade de inovação e fácil aceitação do público, faz com que o Brasileirinho Delivery seja uma opção vantajosa para empreendedores de até 30 anos de idade e que buscam um modelo de negócio seguro para investir.” Modelo único
    Investimento inicial:
    100 mil reais
    Prazo de retorno: 12 meses
  • 16. Açaí Beat: 105 mil reais

    16 /22(Divulgação)

    A Açaí Beat é uma franquia de alimentação que tem o açaí como carro-chefe. Dos 46 franqueados da marca, 60% possuem até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? A Açaí Beat afirma que trabalha com uma gestão descomplicada e dinâmica, desenvolvida pelo próprio dono da rede, que tinha 27 anos ao criar o negócio. O cliente final da franquia também é jovem, o que facilita a interação. Quiosque
    Investimento inicial:
    105 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 18 meses Loja
    Investimento inicial:
    120 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • 17. Acesso Saúde: 160 mil reais

    17 /22(Divulgação)

    A Acesso Saúde é uma rede de franquias de consultórios particulares, que trabalham com consultas médicas e exames de baixo custo. Dos oito franqueados da marca, dois têm menos de 30 anos de idade (25% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a rede, o segmento de clínicas médicas populares tem um grande potencial de crescimento para o futuro, o que pode atrair os empreendedores jovens e que olham para tendências. Além disso, o treinamento da franqueadora permite que eles aprendam tudo relacionado ao negócio, mesmo sem experiência. Conversão
    Investimento inicial:
    160 mil reais a 230 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 18 meses Chave na Mão
    Investimento inicial:
    280 mil reais a 500 mil reais
    Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • 18. Makis Place: 250 mil reais

    18 /22(Divulgação)

    A Maki’s Place é uma rede de franquias de lojas de culinária asiática, tendo como forte os “temakis”. Dos 96 franqueados da marca, 30% possuem até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a Maki’s Place, muitos jovens franqueados se atraíram pela rede por conta do ambiente descontraído, da conscientização da alimentação saudável e do funcionamento até a madrugada. Quiosque
    Investimento inicial:
    250 mil reais
    Prazo de retorno: 24 meses Loja padrão
    Investimento inicial:
    350 mil reais
    Prazo de retorno: 24 meses
  • 19. Sportix: 250 mil reais

    19 /22(Divulgação)

    A Sportix é uma rede de lojas de bicicletas e acessórios, voltados para ciclistas amadores ou profissionais. Dos três franqueados, um possui até 30 anos de idade (33% do total). Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a rede, os próprios franqueadores jovens costumam andar de bicicleta. Então, é uma oportunidade de unir negócio e estilo de vida saudável e ter um bom relacionamento com os próprios clientes, que podem ser já amigos do empreendedor. Loja
    Investimento inicial:
    250 mil reais
    Prazo de retorno: 36 a 48 meses
  • 20. Salad Creations: 405 mil reais

    20 /22(Léia Quio/Divulgação)

    A Salad Creations é uma rede de alimentação saudável. A marca possui 20 franqueados, sendo que metade deles possui até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? Segundo a marca, os jovens podem se interessar pela franquia porque se identificam com a marca: percebem a importância de uma alimentação saudável e praticam esse ideal na sua própria vida. A comunicação e o cardápio da franqueadora também são jovens e dinâmicos, diz a Salad Creations. Loja
    Investimento:
    405 mil reais
    Prazo de retorno: 30 a 40 meses
  • 21. Crepelocks: 450 mil reais

    21 /22(Divulgação)

    A Crepelocks é uma rede de alimentação que tem como carro-chefe os crepes salgados e doces. A marca possui 12 unidades franqueadas, administradas por 10 franqueados. 20% deles (dois) têm até 30 anos de idade. Por que a franquia é uma opção para esse público? A Crepelocks afirma que possui um conceito jovem e descolado, o que vai de encontro aos novos empreendedores. Além disso, possui um público-alvo fiel nesta faixa de idade, o que facilita a interação entre franqueado e consumidor. Loja
    Investimento inicial:
    450 mil reais
    Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • 22. Veja, agora, opções de franquias que não exigem muito capital:

    22 /22(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:AcessóriosAlimentaçãoCalçadosComérciodicas-para-seu-negocioFranquiasHotelariaRestaurantesServiços diversosTrigoVarejo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame