PME

Faturamento das pequenas cresce 3,7% em julho

Aumento de 9,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior é o melhor resultado das empresas de São Paulo desde 1998

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo - As micro e pequenas empresas paulistas faturaram durante o último mês de julho 3,7% a mais do que no mês anterior. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa em São Paulo (Sebrae-SP), este é o décimo mês consecutivo de aumento real das receitas do setor. Em comparação com julho de 2009, a alta foi de 9,5%, o melhor resultado registrado desde 1998.

Segundo o responsável pela pesquisa de conjuntura divulgada hoje (15), Pedro Gonçalves, todos os setores de atividade obtiveram um desempenho positivo quando comparados os meses de julho deste ano e do ano passado. Descontada a inflação do período, o faturamento da indústria foi 6,6% maior, o do comércio, 6,7%, enquanto o de serviços cresceu 17,6%.

"O resultado pode ser atribuído à modesta base de comparação, já que em junho de 2009 a economia brasileira ainda sofria os reflexos da crise econômica mundial e as pequenas e micro empresas sofriam seu impacto. Além disso, a economia está em fase de crescimento, puxado principalmente pelo consumo do mercado interno, com a inflação sob controle, e pela elevação da renda do trabalhador", disse Gonçalves à Agência Brasil.

De acordo com Gonçalves, ao menos 61% dos micro e pequenos empresários se dizem otimistas em relação aos próximos meses: 32% deles declararam acreditar que seu faturamento vai continuar crescendo; outros 29% contam com a manutenção dos seus ganhos. Os 37% restantes declararam não saber como o faturamento irá evoluir. "Acreditamos que neste segundo semestre o ritmo de crescimento das vendas deverá ser mais moderado, mas a perspectiva é positiva", atestou Gonçalves.

Em São Paulo, segundo o Sebrae, existem 1,3 milhão de micro e pequenas empresas. Ainda de acordo com a entidade, elas representam 98% do total de todo o setor empresarial do estado, gerando entre 5 e 6 milhões de postos de trabalho. A avaliação do Sebrae é de que, em julho deste ano, a receita total do setor tenha ultrapassado os R$ 24 bilhões. As micro e pequenas empresas são aquelas que contratam até 99 empregados no setor industrial e até 44 funcionários no ramo de comércio e serviços. Além disso, o faturamento anual da empresa não pode ultrapassar R$ 2,4 milhões.

Leia mais sobre São Paulo

Siga as últimas notícias de Pequenas e Micro Empresas no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoLucroMetrópoles globaisPequenas empresassao-paulo

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame