Inovação: edital pode ser aplicado a projetos de produtos, processos ou investimentos em gestão organizacional que sejam, necessariamente, inovadores (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 21 de novembro de 2014 às 11h16.
Salvador - Empresários do setor de comércio e serviços interessados em inovar poderão contar com recursos não reembolsáveis de R$ 1,5 milhão.
O edital, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), foi lançado nesta quinta-feira (20), em Salvador. Podem concorrer Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de negócios de pequeno porte com receita bruta anual até R$ 3,6 milhões do setor.
O edital pode ser aplicado a projetos de produtos (bens e serviços), processos ou investimentos em gestão organizacional que sejam, necessariamente, inovadores. Uma das linhas de financiamento também é destinada a instituições científicas ou tecnológicas em parceria com empresas. O prazo de inscrição vai até 6 de março de 2015 e o edital pode ser acessado integralmente no site da Fapesb.
O diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, afirmou que a instituição disponibilizará apoio às empresas interessadas em inscrever projetos. "O nosso papel é contribuir para que os projetos sejam consistentes e consigam ser contemplados pelos benefícios", afirmou. Ele recomendou que empresários interessados busquem informações no site do Sebrae ou procurem auxílio diretamente nas unidades do serviço.
"É muito bem-vinda a iniciativa de financiar MEI e micro e pequenas empresas sem o chamado 'fundo perdido', ou seja, sem necessidade de reembolso", disse a assistente-comercial de uma empresa de consultoria, Jacira Cardeal.
Também com interesse no edital, o empresário Fidel Pereira, sócio de uma empresa que desenvolve softwares e presta serviços de informática, elogiou o apoio à inovação. "Instituições como o Sebrae têm prestado um importante papel no apoio à inovação e têm nos ajudado a obter mais competitividade", disse.