Ambiente da empresa júnior: alunos trabalhando e faturamento de 500 mil reais (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 18h03.
São Paulo – A empresa júnior PUC-Rio, comandada pelos alunos da universidade, reformulou sua estrutura e cresceu 90% nos últimos anos. “A gente mudou muitas coisas para focar no cliente e no mercado”, conta Guilherme Lito, presidente da empresa e estudante de engenharia de produção.
Entre as mudanças, a empresa reduziu o quadro de funcionários de 70 colaboradores para 25, mudou o modelo do processo seletivo e a estrutura organizacional, diminuindo os departamentos para agilizar o trabalho. “Também formamos um conselho de administração que conta com ex-membros”, diz.
Com isso, o faturamento aumentou 40% em relação ao ano passado e deve chegar aos 500 mil reais em 2010. Para Lito, um dos itens essenciais para esse crescimento é a multidisciplinaridade dos projetos.
“Como temos muitos cursos, conseguimos entregar uma solução completa”, afirma. Planos de negócios e pesquisa de mercado são as principais demandas dos 70 clientes atendidos em 2010. Como é uma empresa sem fins lucrativos, todo dinheiro é reinvestido na própria estrutura.
Domino’s, Shell e Ipiranga já foram clientes da consultoria feita pelos alunos. “Conseguimos que 60% a 70% dos clientes voltassem apesar das pessoas ainda serem muito céticas em relação a empresas juniores”, defende. Os projetos custam em média 7 mil reais e têm prazo definido de 42 dias úteis para ficarem prontos.