PME

Cursos prometem transformar crianças em empreendedores

Os programas nos Estados Unidos levam até investidores para ouvir as ideias dos empreendedores mirins

Criança usa o Google Glass (Reprodução/Flickr/thomashawk)

Criança usa o Google Glass (Reprodução/Flickr/thomashawk)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 16h13.

São Paulo – Todas as crianças que procuram o programa "8 and Up", oferecido por uma empresa americana em Princeton, tem um objetivo em comum além da pouca idade e o gosto por brincadeiras: querem virar empreendedores o mais rápido possível.

Em seis semanas, os empreendedores mirins vão aprender tudo que precisam para criar negócios. Ao custo de 350 dólares, as crianças lotam a sala. Geralmente, elas recebem um problema e precisam, em equipes, encontrar soluções. Ao final do curso, têm a oportunidade de apresentar a ideia a investidores.

Segundo reportagem do Wall Street Journal, as recentes aquisições bilionárias do mercado de startups atraem pais e investidores para este tipo de Iniciativa. “Crianças cada vez mais jovens estão enchendo salas, acampamentos e outros programas que prometem desenvolver habilidades empreendedoras antes mesmo da adolescência”, diz o jornal. No vídeo abaixo, Reuben Steiger, criador do 8 and Up, comenta sobre o programa:

//player.vimeo.com/video/76158461

Outro exemplo é o Girl Startup 101. O curso de 255 dólares é focado em crianças de 5 a 7 anos. “É melhor ensiná-los aos 5”, diz Cristal Glangchai, que criou o programa, em entrevista ao jornal. Durante uma semana, as crianças se reúnem por seis horas diárias para desenvolver pesquisas de mercado, planos de negócios e estratégias de precificação. 

Para os defensores, os cursos são uma forma de introduzir as crianças no universo dos negócios, ensinando como funciona o mercado. Por outro lado, podem desenvolver um senso de frustração nas crianças ao não conseguirem virar super empreendedores.

Acompanhe tudo sobre:CriançasEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame