Critérios de seleção
A seleção levou em conta fatores ligados ao empreendedor e ao seu negócio. Os candidatos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: Comunicação e apresentação pessoal e do negócio: o empreendedor devia ser capaz de argumentar de maneira lógica e direta e de descrever com clareza suas principais conquistas e objetivos. Relevância da história […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A seleção levou em conta fatores ligados ao empreendedor e ao seu negócio. Os candidatos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios:
Comunicação e apresentação pessoal e do negócio: o empreendedor devia ser capaz de argumentar de maneira lógica e direta e de descrever com clareza suas principais conquistas e objetivos.
Relevância da história pessoal e do negócio em relação aos objetivos do programa: o empreendedor é alguém que pode inspirar gerações futuras? Foram avaliados aspectos práticos vividos pelo empresário que demonstrem a relevância de sua trajetória.
Alto potencial de crescimento: a empresa pode se tornar uma das grandes companhias do Brasil no futuro? O empreendimento tem potencial para crescimento, para geração de empregos e, portanto, para contribuição no desenvolvimento econômico do país?
Pioneirismo e inovação: o empreendedor deve ter explorado uma oportunidade de negócios pioneira e inovadora, ou desenvolvido alternativas originais viáveis economicamente e com potencial de transformação de sua indústria. A inovação podia estar presente em produtos ou serviços, ou no modelo de negócios (canal de distribuição inovador, novo modelo de produção, etc.)
Visão do negócio: o empreendedor deve ter traçado claramente seus objetivos - pessoais e empresariais --de curto, médio e longo prazo. Deve ser capaz de definir a relação entre suas práticas atuais e os reflexos para o futuro pessoal e do negócio.
Conhecimento e comprometimento com o negócio: o candidato foi avaliado em função de suas experiências na condução do negócio. O júri avaliou se ele conhecia os fatores críticos de sucesso em sua indústria, aproveita bem suas vantagens competitivas e está comprometido com a equipe de gestão.
Viabilidade Financeira: a empresa deve possuir uma estrutura financeira sólida. O negócio precisa ser rentável e as projeções do empreendedor, realistas.
É válido lembrar que o peso das notas dadas segundo os critérios acima varia a depender da categoria do prêmio na qual o empreendedor será inserido. Foi a organização quem classificou o empreendedor em uma das categorias.
Critérios de contagem e desempate
Cada um dos avaliadores deu uma nota para o empreendedor entrevistado. As notas iam de 1 a 4 e tinham pesos diferentes, que variavam a depender da categoria do prêmio (Crescimento, Inovação, Realizações). A inserção em cada categoria ficou a critério dos organizadores do evento.
A pontuação final de cada empresa foi calculada pela média ponderada das notas. Os critérios de desempate foram diferentes em cada categoria - levaram em conta os quesitos mais relevantes para o prêmio em questão.