PME

Copa deve gerar 593 oportunidades de negócios no Recife

Encontro promovido pelo Sebrae na capital de Pernambuco destaca oito setores propícios para investimentos

Cidade-sede prepare-se para explorar oportunidades geradas com a Copa  (Wikimedia Commons)

Cidade-sede prepare-se para explorar oportunidades geradas com a Copa (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2011 às 19h28.

Brasília - Cidade-sede da Copa do Mundo, Recife tem muito mais a oferecer do que belas praias e uma efervescente vida cultural para quem quer investir e lucrar com o evento. Estudo encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o mundial deve gerar 593 oportunidades de negócios em oito setores: tecnologia da informação, têxtil e vestuário, turismo, produção associada ao turismo, comércio varejista, agronegócios, serviços e construção civil. Os números foram apresentados nesta terça-feira (26), durante o Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014, no Centro Empresarial do Recife.

A capital pernambucana será a quinta cidade-sede a receber o evento, que já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá e Natal. A iniciativa faz parte do Programa Sebrae 2014, que, além de discutir as perspectivas de negócios, pretende identificar os requisitos e estratégias necessários para que as empresas possam aproveitar as oportunidades. A proposta é aproximar quem demanda e oferta  produtos e serviços antes, durante e após a realização do campeonato.

“Estes encontros fazem parte da estratégia do Sebrae para preparar as micro e pequenas empresas para a realização da Copa do Mundo. Além de identificar as oportunidades que serão geradas pelo evento, queremos também que a Copa do Mundo deixe um legado de desenvolvimento, tornando os pequenos negócios ainda mais competitivos”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Durante o evento, será realizada uma palestra sobre as estratégias do Sistema Sebrae para o programa, com a participação de autoridades locais e nacionais. Logo após, os participantes serão divididos em oito salas, sendo sete para os setores que irão gerar oportunidades e uma destinada ao Empreendedor Individual.

“Apresentaremos também o resultado do mapeamento de oportunidades elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para cada setor, bem como a estratégia do Sebrae em Pernambuco para cada segmento”, revela o coordenador estadual do programa, Oswaldo Ramos. No evento, também será lançado o concurso cultural ‘Pernambuco, uma paixão por futebol’, destinado a artistas plásticos (pintura e escultura), artesãos e fotógrafos.

Segundo o coordenador estadual, o desafio está em aproveitar ao máximo o ambiente favorável à geração de oportunidades e negócios. “A realização da Copa 2014 deve ser entendida como um fato econômico relevante, que impactará na antecipação de investimentos de infraestrutura e robustos programas de capacitação para setores estratégicos do nosso estado”, afirma.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEventosFutebolPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame