Conheça a tecnologia usada na fábrica da Harley-Davidson
Os amantes de velocidade são exigentes na busca por máquinas potentes e confiáveis, duas características presentes em todas as motos da Harley-Davidson, marca americana que se tornou lendária ao reunir um sem-número de fãs pelo mundo
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2015 às 10h30.
Os amantes de velocidade são exigentes na busca por máquinas potentes e confiáveis, duas características presentes em todas as motos da Harley-Davidson, marca americana que se tornou lendária ao reunir um sem-número de fãs pelo mundo. Para entregar um produto de qualidade, a fábrica da Harley-Davidson no Brasil opera com a ajuda de uma tecnologia desenvolvida pela Totvs, líder em soluções de software de gestão no país.
A parceria entre as duas empresas existe desde 1998. Mas foi no começo de 2014 que a Harley-Davidson instalou na sua fábrica de Manaus a nova versão do software de gestão da Totvs, o Protheus 11. O sistema é responsável por acompanhar cada etapa da fabricação de 21 modelos de motocicletas feitas no Brasil. “Conseguimos automatizar processos que antes eram manuais, como o faturamento de motos zero quilômetro e de peças e acessórios”, afirma Adriano Martins, gerente de tecnologia da informação da Harley-Davidson do Brasil.
Para garantir a padronização e o atendimento à legislação da Zona Franca de Manaus, 95% da matéria-prima vem dos Estados Unidos e 5% é local. O sistema Totvs controla desde o recebimento do material – que inclui a liberação das peças na alfândega e o seu registro no controle de estoque – até a abertura de ordem de produção e a expedição do produto. O sistema consegue ainda priorizar a fabricação de um determinado modelo conforme o ritmo de vendas, o que torna o atendimento aos clientes mais eficiente. Também é possível fazer customizações, para atender a demandas específicas dos fãs da marca.
Mas o impacto da tecnologia não foi apenas no chão de fábrica. Todos os departamentos da empresa – de finanças a controladoria – usam tecnologia da Totvs. Em pouco tempo, a empresa aumentou a produtividade da operação e aprimorou o relacionamento entre as diferentes áreas no Brasil. “Melhoramos o planejamento de estoques, a gestão das importações e a integração entre as áreas comercial e de manufatura”, diz Martins.
Para Carlos Valle, diretor de manufatura, distribuição e logística da Totvs, a maior vantagem desse tipo de ferramenta é a integração de todas as informações da empresa. "A visão única de informações permitiu melhores processos de gestão e mais agilidade na disposição de informações à central da Harley-Davidson, nos Estados Unidos", afirma Valle. “Outra grande vantagem foi a redução da necessidade de estoques."
A Harley-Davidson montou um grande time de profissionais nos Estados Unidos e no Brasil, durante o projeto de adoção da tecnologia, para mapear e definir o fluxo dos processos. O projeto contou com a participação da Totvs Consulting, unidade de consultoria de negócios da Totvs. O objetivo foi minimizar a chance de prejudicar o desempenho da fábrica durante o período de mudança.
A fabricante também usa em seus processos o Doctor Report, uma ferramenta customizada pela Totvs para que todos os kits importados dos Estados Unidos passem por um processo de auditoria de qualidade. Isso impede que materiais avariados ou kits com peças faltantes entrem no processo de fabricação das motocicletas, o que aumenta a qualidade final do produto e permite que a fábrica tenha um diagnóstico completo dos eventuais problemas. O resultado é uma linha de produção mais consistente e eficiente.
Toda essa tecnologia da Totvs trouxe ainda mais uma vantagem. A fábrica, a área comercial e as concessionárias ganharam um portal online. É como um site interno que, alimentado com as informações da planta de Manaus, facilita a visualização das motocicletas disponíveis e já efetua o faturamento das máquinas solicitadas pelas concessionárias. “A solução completa permitiu tornar nossa operação menos engessada e mais ágil”, diz Martins.
Saiba mais clicando aqui.