São Paulo – A terceira edição da competição ProXXIma Startup está com inscrições abertas até o dia 28 de abril. Em parceria com a Mapfre, o concurso vai premiar os empreendedores vencedores com 20 mil reais, durante o evento ProXXIma, no dia 6 de maio, em São Paulo.
Poderão participar da competição projetos iniciantes com potencial de crescimento nas áreas de comunicação, marketing e e-commerce. Ao todo, as startups serão enquadradas em quatro categorias: agências, plataformas, e-commerce e ferramentas.
Depois de uma triagem, cinco empresas serão escolhidas para fazer uma apresentação no palco do evento. O vencedor será escolhido na hora por um time de jurados que inclui especialistas e investidores, como Pedro Melzer, diretor executivo da e.Bricks, Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, e Flávio Pripas, sócio do Fashion.me.
Os interessados podem fazer o cadastro através do site do evento. Serão aceitas inscrições de todo o país.
- 1. Histórias
1 /11(Getty Images)
São Paulo – As histórias de como as empresas surgiram podem ser uma boa fonte de inspiração para quem deseja empreender. As
startups de destaque são aquelas que oferecem uma solução
inovadora para o mercado e resolvem um problema que muita gente tem. Com a ajuda de Cassio Spina, investidor-anjo e fundador da associação Anjos do Brasil, Gustavo Caetano, presidente da Associação Brasileira de Startups e Frederico Lacerda, sócio fundador da 21212 Digital Accelerator, EXAME.com reuniu nove startups de sucesso para inspirar
empreendedores .
2. Descomplica 2 /11(Germano Lüders/EXAME.com)
Em 2011, Marco Fisbhen fundou o Descomplica com o objetivo de auxiliar estudantes do Ensino Médio e que irão prestar o ENEM. “Ele viu uma oportunidade, correu atrás e conseguiu construir uma empresa que está crescendo muito. Ele tem uma paixão e ninguém ama tanto o negócio quanto ele”, conta Lacerda. A empresa recebeu investimento do investidor do Facebook, Peter Thiel, e de diversos fundos do Vale do Silício.
3. PayPal 3 /11(Getty Images)
O PayPal foi fundado em 1998, na Califórnia, Estados Unidos, pelos empreendedores Peter Thiel (foto) e Max Levchin. Eles criaram um sistema pioneiro para envio e recebimento de pagamentos online e, em 2002, o eBay adquiriu a empresa. Spina afirma que a empresa mudou como as transações são feitas e é um modelo que permanece.
4. Fashion.me 4 /11(Divulgação)
A rede social de moda, Fashion.me, foi criada pelos empreendedores Flavio Pripas (foto) e Renato Steinberg em 2008. No início, eles fundaram o site para as suas mulheres, mas depois perceberam o potencial do negócio e resolveram sair do emprego para dedicar à empresa. Para Spina, o começo do site é uma inspiração para quem deseja empreender. “Eles não pensaram em criar uma startup, eles viram uma oportunidade de mercado”, diz. A startup recebeu aporte da Intel Capital e os fundadores entraram na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo, realizada pela revista norte-americana Fast Company, em 2012.
5. boo-box 5 /11(Divulgação/Boo-box)
A boo-box é especializada em publicidade e mídias sociais. Fundada em 2007, pelo empreendedor Marco Gomes, a empresa tem investimento da Monashees Capital e Intel Capital. Para Lacerda, o fundador tem uma história que pode inspirar muita gente. “Ele começou a estudar muito cedo e conseguiu se diferenciar. Tem capacidade de execução com foco e conseguiu construir uma equipe de alto impacto”, conta. Em 2012, foi considera uma das empresas mais inovadoras do mundo pela revista norte-americana Fast Company.
6. 99designs 6 /11(Divulgação)
A 99designs foi fundada em 2008, pelo australiano Mark Harbottle e o canadense Matt Mickiewicz e atua no mercado de design gráfico online por meio do crowdsourcing. “Gosto muito do modelo, pois faz muito sentido tanto para o cliente quanto para o prestador de serviços. Eles simplificaram para os dois lados”, conta Spina. Patrick Llewellyn (foto) é o CEO da empresa que hoje, atua em mais de 150 países e conta com escritórios satélites em Paris, Londres e Rio de Janeiro.
7. ContaAzul 7 /11(Divulgação)
A startup ContaAzul oferece uma plataforma de gestão financeira online para micro e pequenas empresas. Vinicius Roveda é cofundador e CEO da empresa e, em 2011, ela foi selecionada pelo programa de aceleração americano da 500Startups, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Ela entrou em um mercado gigantesco, ele fez um produto simples, fácil de usar, na nuvem, para pequenas empresas. E é uma empresa que conseguiu fazer bem a escala e tem um time fora da curva”, ressalta Caetano.
8. Airbnb 8 /11(Divulgação)
A startup Airbnb possui uma plataforma que permite que viajantes aluguem espaços ao redor do mundo. Joe Gebbia, Brian Chesky, e Nathan Blecharczyk fundaram a empresa em 2008 e já receberam investimentos de milhões de dólares. “É um grande exemplo de startup que surgiu com base em uma necessidade. Existia uma oportunidade ali e eles resolveram um problema que eles mesmos tinham. Isso é super inspirador, poder transformar e melhorar a vida das pessoas”, conta Lacerda.
9. GetNinjas 9 /11(Divulgação)
Fundado em 2011, o GetNinjas funciona como uma plataforma para contratação de serviços como reformas, limpeza, assistência técnica, entre outros. Eduardo L’Hotellier (foto) é o cofundador e CEO da empresa, que foi eleita no ano passado a melhor startup brasileira de 2012 pelo The Next Web. “Na época que eles lançaram, eles executaram de forma bem feita”, explica Spina.
10. LinkedIn 10 /11(Stephen Lam/Getty Images)
O LinkedIn, rede social voltada para profissionais, foi lançado oficialmente em maio de 2003 e hoje é uma empresa de capital aberto. A rede conta com 225 milhões de usuários e Jeff Weiner (foto) é CEO da marca desde 2008. Para Spina, o LinkedIn criou um modelo eficiente para recrutadores e substituiu algumas práticas de seleção tradicionais. “Como você cria um negócio que permanece”, resume.
11. Agora, veja mais sobre empreendedorismo 11 /11(Jakub Krechowicz / SXC)