Exame Logo

Como sua empresa pode administrar a inovação

Especialista explica a diferença entre gestão da inovação e gestão para a inovação

Ideia: gerir a inovação é combinar liderança, responsabilização e disciplina gerencial orientada a projetos (Wavebreakmedia/iStock)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2015 às 09h05.

Gestão da Inovação: como sua empresa pode fazer
Escrito por Ricardo Fasti, especialista em inovação

Gestão da inovação ou gestão para a inovação. Parece um jogo de palavras, mas, na verdade, está longe disso. Resgato alguns assuntos de artigos anteriores para explicar a diferença.

O primeiro é que inovação é uma invenção implantada que está no mercado e o consumidor a reconhece assim, podendo ser considerado também um processo organizacional que gera vantagens comparativas e competitivas para a empresa.

Abordamos também que toda a inovação inicia-se com uma invenção ou identificação de oportunidade. Outro artigo trouxe a geração de ideias para a inovação, quando sugerimos um método de trabalho. Já o quarto assunto é o conceito de inovação que se trata de produto, processo comercial ou operacional, novo para a empresa ou para o mercado.

Com esses elementos, posso discriminar os conceitos de gestão da inovação e gestão para a inovação. Comecemos pelo último, a gestão para a inovação, que é o processo gerencial organizado para identificar uma oportunidade, seja de mercado, de processo ou organizacional, com o propósito de gerar e implantar uma solução nova (inovadora) para a empresa ou para o mercado em que ela atua.

É um processo para criação da inovação, da ideia à sua implantação. Um exemplo desse modelo que citei em recente coluna é do grande inovador que estabeleceu a disciplina de inovações discretas e, sistematicamente, novos produtos para o mercado. Ele desenvolveu um processo gerencial que culminou na criação de uma das maiores empresas do mundo há mais de 100 anos atrás.

Um atributo da inovação é sua implantação, portanto, um novo ciclo é iniciado, com demandas de gestão distintas. Analogicamente, gestão para a inovação é o processo de gestação e a gestão da inovação é o processo de educação e formação do indivíduo.

O produto ou o processo quando implantado necessita de acompanhamento, ajustes, correções e mesmo alterações, implicando em disciplinas de gestão intimamente relacionadas à gestão de projetos.

Para implantar a gestão da inovação em sua empresa, o primeiro passo é identificar um líder para o projeto de lançamento e implantação da inovação. Esse líder desenhará um plano ou documento em que estarão detalhados assuntos sobre o escopo e abrangência do projeto, partes interessadas, partes envolvidas, papéis, cronograma físico e financeiro, entre outros.

A elaboração do documento serviu como ferramenta para o envolvimento dos atores da empresa com o projeto e quando finalizado será o plano de ação que norteará os passos e decisões desse líder. O projeto termina quando o indicador de que a inovação entrou em regime seja atingido e a gestão passe para as estruturas formais existentes na empresa.

Em suma, gerir a inovação é um projeto que deve ser conduzido por um líder que não está subordinado à estrutura organizacional formal, justamente para poder focar energia, atenção e ser responsabilizado pelos resultados desejados. Gerir a inovação é uma combinação de liderança, responsabilização e de uma disciplina gerencial orientada a projetos.

Ricardo Fasti é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da BSP - Business School São Paulo.

São Paulo - É muito comum empreendedores alegarem que não conseguem ter boas ideias por causa da falta de tempo. Conseguir ter pílulas de inspiração no meio do trabalho ou dos momentos necessários de lazer parece algo complicado, mas as redes sociais podem ajudar nessa tarefa. Selecionamos 15 páginas de empreendedores de sucesso, brasileiros e estrangeiros, que merecem ser incorporadas ao seu feed de notícias do Facebook. Assim, é possível conhecer iniciativas e ideias de negócio de quem já vivenciou o empreendedorismo na prática sem precisar sair pesquisando por aí.
  • 2. Alexis Ohanian

    2 /16(Reprodução/Facebook)

  • Veja também

    Alexis Ohanian é um empreendedor para ser seguido por todos que se interessam por startups e internet. Co-fundador do site reddit, ele também é parceiro da investidora de capitais Y Combinator. Ohanian costuma postar em sua página do Facebook atualizações sobre o reddit e também sobre outras ideias de negócio tecnológicas.
  • 3. Bel Pesce

    3 /16(Reprodução/Facebook)

  • A empreendedora Bel Pesce é fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, e autora de três bestsellers: "A Menina do Vale", "Procuram-se Super-Heróis" e "A Menina do Vale 2". Ela posta em sua página do Facebook palestras, chamadas em vídeo e também assuntos pessoais, como suas viagens pelo mundo.
  • 4. Bill Gates

    4 /16(Reprodução/Facebook)

    Bill Gates é muito conhecido por ter sido o fundador da Microsoft. Na sua página do Facebook, porém, o empreendedor também assume outro lado: o da filantropia, representado principalmente pela Bill & Melinda Gates Foundation. Assim, Gates costuma fazer postagens não só sobre inovações tecnológicas, mas também sobre questões sociais, como desigualdade e saúde.
  • 5. Caterina Fake

    5 /16(Reprodução/Facebook)

    A empreendedora Caterina Fake é co-fundadora da rede social de fotos Flickr, que depois foi comprada pelo Yahoo. Recentemente, ela fundou o site Findery. Fake posta em sua página do Facebook vários artigos estimulando o empreendedorismo feito por mulheres, além de experiências pessoais, como viagem e gastronomia.
  • 6. Conrado Adolpho

    6 /16(Reprodução/Facebook)

    Conrado Adolpho é fundador da Webliv, empresa de educação transformacional e socioemocional. Formado em marketing, Adolpho escreveu livros sobre o tema, como "Google Marketing" e "Os 8Ps do Marketing Digital". O empreendedor posta em sua página do Facebook vídeos sobre seus projetos e artigos que falam, principalmente, de empreendedorismo digital.
  • 7. Dave Morin

    7 /16(Reprodução/Facebook)

    Dave Morin é o fundador e CEO da rede social Path, que permite compartilhar conteúdo para até 50 contatos. O empreendedor e investidor também já trabalhou no Facebook. Em sua página na rede social, Morin posta notícias sobre tecnologia e empreendedorismo digital, junto com suas fotos pessoais.
  • 8. Eric Ries

    8 /16(Reprodução/Facebook)

    Eric Ries é um empreendedor mais conhecido pela obra " The Lean Startup ", que ajuda companhias e serem bem sucedidas em um ambiente de negócios cheio de riscos. Na sua página do Facebook, Ries fala principalmente sobre o que chama de "movimento Lean", inspirado em seu best-seller.
  • 9. Marco Gomes

    9 /16(Reprodução/Facebook)

    Marco Gomes é o criador da boo-box, empresa de propaganda digital que alcança 60 milhões de pessoas por mês, e co-fundador do aplicativo Mova Mais, que promete incentivar as pessoas a se exercitar diariamente com recompensas em um programa de benefícios. Em sua página do Facebook, o empreendedor posta artigos sobre assuntos como publicidade digital e tecnologia. Além disso, Gomes também compartilha seus posicionamentos sobre questões sociais.
  • 10. Mark Zuckerberg

    10 /16(Reprodução/Facebook)

    Para quem usa o Facebook, o nome Mark Zuckerberg já é bem conhecido. Ao seguir a página do fundador da rede social, empreendedores podem encontrar não apenas novidades relativas ao Facebook, mas também novos projetos de Zuckerberg e opiniões sobre inovações tecnólogicas e questões sociais.
  • 11. Richard Branson

    11 /16(Reprodução/Facebook)

    Branson, além de ser fundador do grupo Virgin, que atua no setor de telecomunicações, é também conhecido por seu estilo de gestão descontraído e excêntrico. Na sua página do Facebook, o empreendedor posta frases inspiradoras e atualizações do blog que mantém, com dicas para gestores, novidades da Virgin e posicionamentos pessoais sobre diversos temas.
  • 12. Romero Rodrigues

    12 /16(Reprodução/Facebook)

    Romero Rodrigues é o fundador do Buscapé Company, ferramenta online para comparação de preços de diversos produtos. Em sua página do Facebook, o empreendedor posta frases motivacionais e artigos sobre empreendedorismo - alguns reproduzidos do seu próprio site.
  • 13. Sean Parker

    13 /16(Reprodução/Facebook)

    Sean Parker é co-fundador do Napster, antigo programa de compartilhamento de músicas em rede, além de ter trabalhado no Facebook. Hoje, ele é diretor no serviço de streaming Spotify. Em sua página do Facebook, o empreendedor compartilha notícias sobre seus novos projetos, questões sociais, serviços tecnológicos e também histórias pessoais.
  • 14. Seth Godin

    14 /16(Reprodução/Facebook)

    Seth Godin foi o fundador da plataforma Squidoo, que permite que usuários criem páginas para vender produtos. No ano passado, o site foi vendido para o HubPages). Além de empreendedor, Godin é autor best-seller, blogueiro e palestrante. Sua página do Facebook é usada, principalmente, para replicar os artigos que ele posta em seu blog.
  • 15. Tim Ferriss

    15 /16(Reprodução/Facebook)

    Timothy Ferriss, além de empreendedor serial e investidor em empresas como Facebook, Twitter e Uber, é também autor de três best-sellers do New York Times, incluindo o livro "Trabalhe 4 Horas por Semana". Na sua página do Facebook, Ferriss costuma fazer sessões de perguntas e respostas, tanto para ele responder quanto para personalidades que ele entrevista. Também há postagens sobre seus podcasts, criatividade, inovação e assuntos pessoais.
  • 16. Quer mais inspiração de graça?

    16 /16(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-inovacao-de-pmedicas-para-seu-negociogestao-de-negociosInovaçãoPequenas empresas
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame