Exame Logo

Como o empresário pode saber se é hora de mudar de mercado?

Monitorar os resultados e ouvir o cliente para saber identificar e corrigir as dificuldades são algumas formas de verificar se é necessário mudar.

Dúvida: entenda os sinais de é hora de mudar de mercado (stokkete/Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2015 às 12h32.

Como saber o momento de mudar de mercado?
Escrito por Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo

Muitas vezes o empreendedor se depara com essa pergunta. E a resposta é a mais simples possível: quando a empresa não atinge os resultados esperados ou previstos no plano de negócios. Monitorar constantemente os resultados, analisando as estatísticas do setor, o fluxo de caixa da empresa e, principalmente, ouvindo o cliente para saber identificar e corrigir as dificuldades, é a melhor maneira de verificar se está na hora da mudança.

Pequenos empreendedores — talvez por não saberem da importância da análise da performance financeira — dão pouca importância à avaliação do fluxo de caixa. Isso costuma ocorrer em segmentos como home office e franquias home based, quando não há uma separação muito clara entre orçamento pessoal e orçamento do negócio.

Avaliar o fluxo de caixa, verificar a relação receita e lucro , e analisar o crescimento da demanda são indicadores que devem ser levados em consideração. O empreendedor deve fazer o acompanhamento dos resultados por um período mínimo de seis meses. Se após esse período os resultados forem negativos, é preciso mudar.

A opinião do cliente é de fundamental importância para a continuidade ou não em um determinado mercado. É o caso de empresas que estão dando lucro, mas podem melhorar. O cliente pode determinar com suas opiniões as tendências do mercado. Recentemente tivemos os casos dos sorvetes mexicanos, as famosas paletas, que se tornaram febre, mas derreteram assim que a moda passou.

Em alguns casos, pequenos ajustes, como o preço e a comunicação com o público-alvo, ajudam a colocar o negócio na linha. Porém, a mudança radical é necessária quando não há resultado algum e não se tem nada a perder.

Renato Kuyumjian é sócio-fundador da Quinta Valentina.

São Paulo – Poder acessar tarefas, documentos, contatos e contas sem precisar estar no escritório é uma mão na roda para qualquer empreendedor . A forma mais fácil de ver essas informações é por meio do smartphone – afinal, ele já é usado várias vezes ao dia.

Por isso, selecionamos 20 aplicativos gratuitos que são essenciais para qualquer empreendedor: desde aqueles que querem cuidar das finanças até os que buscam uma motivação a mais para enfrentar os obstáculos do dia a dia. Navegue pelas fotos acima e veja a lista de apps.
  • 2. Agendor

    2 /22(Reprodução)

  • Veja também

    O aplicativo paulista ajuda os empreendedores a organizarem suas vendas. Algumas funções do app são centralizar o cadastro de clientes, controlar entradas e saídas de produtos e analisar o desempenho da equipe comercial da empresa.

    Há tanto uma versão gratuita quanto três planos pagos, com mais recursos: básico, ideal e Agendor. O valor desses planos varia de 80 a 240 reais por mês.

    Em abril, o aplicativo recebeu um aporte do grupo HBS Alumni Angels, formado por alunos e ex-alunos de Harvard. O Agendor está disponível para Android e iOS.

  • 3. Asana

    3 /22(Asana/Reprodução)

  • O objetivo do aplicativo Asana é ajudar times a organizarem seus projetos, do começo ao fim. Nele, é possível adicionar, editar e comentar tarefas, abrindo conversas com a equipe.O aplicativo é grátis para grupos com até 15 membros. Há uma versão premium para empresas maiores, com outros recursos ( veja o valor por número de funcionários ). O Asana está disponível para Android e iOS.

  • 4. Bills Reminder

    4 /22(Divulgação)

    Você é um empreendedor que costuma esquecer as contas? O Bills Reminder é um aplicativo que manda lembretes no seu celular quando a hora de pagar se aproxima.

    Com base nos prazos, a ferramenta organiza as contas em Próximas, Atrasadas, Quitadas ou Não-quitadas. O app está disponível apenas para Android.

  • 5. CamCard

    5 /22(Reprodução/CamCard)

    Com o aplicativo, aquela pilha de cartões de visitas acumuladas pode ser salva no celular. É possível adicionar, gerenciar, salvar e compartilhar os cartões, mantendo seu networking na palma de mão de forma organizada. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
  • 6. Coach.me

    6 /22(Divulgação)

    A ferramenta serve para aqueles empreendedores que precisaram de um empurrãozinho na hora de cumprir metas diárias.

    Por meio do Coach.me, o usuário pode definir diversas tarefas para o dia (como estudar, zerar a caixa de e-mails ou perder peso) e receber alertas. Também há um fórum para cada compromisso, com dicas de diversos usuários. O Coach.me tem uma versão paga, que contém um coaching personalizado. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

  • 7. Codeanywhere

    7 /22(Reprodução)

    O Codeanywhere é um editor leve, simplificado e adaptado para o mobile, destinado aos desenvolvedores que precisam acessar seus projetos de programação fora do próprio computador. É possível mover arquivos de sites como Dropbox e Google Drive para o Codeanywhere. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

  • 8. Coffitivity

    8 /22(Reprodução)

    Às vezes, um pouquinho de distração pode ser a chave para ter uma ideia genial ou encontrar a solução de um problema. Foi com essa proposta que surgiu o Coffitivity: o aplicativo simula os barulhos presentes em uma cafeteria. Há tanto uma versão gratuita quanto uma premium, com mais variações de sons. A ferramenta está disponível para Android e iOS.

  • 9. Evernote

    9 /22(John Larson/Flickr)

    O aplicativo tem como principal função ser um arquivo de diversas informações, sejam elas feitas em texto, áudio ou foto. Tanto pode ser feito pelo Evernote que já publicamos aqui 50 dicas para aproveitar melhor o app.

    O Evernote tem tanto a versão gratuita quanto as “Plus” e “Premium”. Todos os modelos estão disponíveis para Android e iOS.

  • 10. Expensify

    10 /22(Reprodução)

    O Expensify permite que o usuário organize suas finanças, seja importando gastos registrados em sua conta bancária ou então cadastrando-os manualmente. A partir daí, é possível criar relatórios financeiros.

    Para os empreendedores, o aplicativo organiza palestras online sobre como usar a ferramenta para gerir pequenos negócios. Além da versão gratuita, há os modelos “Team” e “Corporate”, que custam de cinco a nove dólares por usuário ativo no mês. O aplicativo está disponível paraAndroid,Blackberry, iOS e Windows Phone.

  • 11. LinkedIn

    11 /22(Brent Lewin/Bloomberg)

    Networking é fundamental para todo empreendedor. Por isso, uma boa maneira de acessar sua rede profissional de forma remota é usando o aplicativo da rede social LinkedIn. Nele, também é possível postar novidades e conversar em grupos de interesses empresariais similares ao seu. O aplicativo está disponível para Android, Blackberry, iOS e Windows Phone.

  • 12. Mint

    12 /22(Divulgação)

    O Minté um aplicativo que controla quatro categorias principais de custo para as pequenas empresas: as despesas que só ocorrem uma vez , como o investimento inicial; as despesas fixas, como o aluguel; as despesas variáveis, como comissões para funcionários; e as despesas opcionais, como ter café para os clientes. O Mint está disponível paraAndroid, iOS e Windows Phone.

  • 13. Qipu

    13 /22(Reprodução/YouTube)

    O Qipué resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Buscapé. O app propõe não apenas acabar com a inadimplência, mas também permitir que os microempreendedores individuais (MEIs) tenham condições de gerir seu negócio. A ferramenta ajuda a controlar pelo celular ou pela versão web as obrigações das microempresas, mandando alertas sobre contribuições fiscais, arrecadação do microempreendedor ou os benefícios a que ele tem direito. O aplicativo é gratuito e está disponível paraAndroid, iOS e Windows Phone, além da versão web. Leia mais sobre o Qipu.

  • 14. Quip

    14 /22(Reprodução)

    O Quip é um editor de textos simples e que também funciona de forma offline. O app combina textos e mensagens em uma única tela de atualizações, facilitando a colaboração. A ferramenta está disponível para Android e iOS, e pode ser útil para quem deseja compartilhar documentos com a equipe e poder editá-los sem precisar de um sinal de internet.

  • 15. Skype

    15 /22(Scott Eells/Bloomberg)

    A ferramenta serve para aqueles empreendedores que precisaram de um empurrãozinho na hora de cumprir metas diárias. Por meio do Coach.me, o usuário pode definir diversas tarefas para o dia (como estudar, zerar a caixa de e-mails ou perder peso) e receber alertas. Também há um fórum para cada compromisso, com dicas de diversos usuários. O Coach.me tem uma versão paga, que contém um coaching personalizado. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

  • 16. TED

    16 /22(James Duncan Davidson/TED)

    O TED, aplicativo que reúne uma série de palestras, é a fonte de inspiração ideal para empreendedores. Ao todo, são mais de 1.700 discursos de diversas áreas do conhecimento. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • 17. Todoist

    17 /22(Todoist/Divulgação)

    O aplicativo Todoist é um gerenciador de listas de tarefas, que funciona inclusive de forma offline. A ferramenta serve tanto para o empreendedor que quer controlar seus projetos pessoais quanto para o que quer acompanhar metas da sua empresa. Há tanto uma versão gratuita quanto uma paga, chamada Todoist Premium. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

  • 18. Trello

    18 /22(Reprodução)

    O Trelloé outro aplicativo quepermite organizar várias listas. O diferencial é que tudo isso é feito de uma forma organizada e estilosa: cada coluna é montada na forma de um cartão, que pode ser movido (de uma lista chamada "em progresso" para "concluído", por exemplo). Cada conjunto de listas pode ser salvo para o próprio usuário ou compartilhado com um grupo (como os funcionários da sua empresa, por exemplo).

    O site também permite postar comentários e subir arquivos de serviços como o Google Drive e Dropbox. O Trello está disponível para Android , iOS e Windows Phone.

  • 19. TripIt

    19 /22(Reprodução)

    O TripIt é indicado para os empreendedores que têm de viajar muito. A ferramenta permite organizar os planos de viagem em um itinerário a partir de e-mails, como os de reserva de hotel e de aluguel de carro. O aplicativo tem tanto uma versão gratuita quanto uma paga, que possui mais recursos. O TripIt está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • 20. Wunderlist

    20 /22(Reprodução)

    O Wunderlist é outro aplicativo de produtividade. Por meio dele, o usuário cria listas de tarefas e recebe lembretes sobre esses compromissos. Também é possível compartilhar as listas, mandá-las por e-mail e fazer comentários, por exemplo. O Wunderlist oferece as versões gratuita, Pro e Business. A ferramenta está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Em junho deste ano, o Wunderlist foi comprado pela Microsoft.

  • 21. WinStreak

    21 /22(Reprodução)

    O WinStreak é para os empreendedores que buscam motivação. Por meio dele, o empreendedor escreve no final do dia quais foram suas vitórias e os planos para amanhã. Assim, ele consegue ver sua rotina com positividade. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

  • 22. Veja agora empreendedores fizeram do digital o seu negócio

    22 /22(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresHome officeLucro

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame