PME

Como esquentar as vendas no Dia dos Namorados

Lojistas precisam se preparar para não perder vendas e saber medir desempenho

Assistente pessoal/Concierge (Getty Images)

Assistente pessoal/Concierge (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2012 às 10h43.

São Paulo – O Dia dos Namorados está chegando. No ano passado, as vendas na data aumentaram 8,6%, segundo a Serasa Experian. Só o comércio eletrônico faturou 680 milhões de reais. Apesar de não ser a data mais importante para o comércio, as pequenas empresas podem tirar proveito de tanto amor no ar para faturar um pouco a mais neste mês.

Antes, porém, é preciso estar preparado para atender a demanda e controlar bem os números do negócios para não perder nenhuma venda. Veja as dicas para quem quer esquentar as vendas nesta data.

1. Analise o histórico

Antes de começar a reabastecer o estoque, faça um balanço de como foi a data no ano anterior. Avaliar o desempenho da sua loja e da concorrência ajuda a entender o que os clientes esperam do seu tipo de negócio. A sócia-diretora da consultoria de varejo ba}Stockler Fernanda Bromfman ressalta a importância de saber o valor e a quantidade de vendas e o ticket médio para se preparar.

2. Prepare o estoque

Com um feriado chegando, ainda dá tempo de fazer um reforço no estoque e aproveitar para vender mais durante o final de semana. Gerir bem o estoque é um ponto fundamental. “O ideal é equalizar a quantidade e variedade mínima de itens para que o ponto de venda esteja sempre abastecido”, explica Maurício Galhardo, especialista em administração financeira e sócio–diretor da Praxis Education. Fernanda lembra que é preciso também verificar a capacidade de estocagem do seu ponto comercial e se o fornecedor aceita devoluções, caso nem tudo seja vendido.

3. Deixe a loja bonita

Esta é uma data em que as pessoas usam a emoção na hora de escolher os presentes. Por isso, tudo que puder influenciar neste momento deve ser bem pensado. Detalhes como o perfume do ambiente, a escolha das cores e a disposição dos produtos podem deixar a loja mais bonita. Depois da vitrine, Fernanda sugere que os empresários deixem o lado direito da loja, muito explorado pelo consumidor, bem organizado.

Acompanhe tudo sobre:dia-dos-namoradosEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame