Como escolher uma franquia?
Não basta gostar do produto ou serviço para escolher uma franquia, diz especialista
Da Redação
Publicado em 29 de novembro de 2010 às 08h06.
Como escolher uma franquia?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias
São Paulo - Para você que está pensando em abrir seu negócio próprio, antes de tomar qualquer decisão, você precisa decidir qual a franquia ideal e não ter problemas no futuro.
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa para entender e conhecer sobre o sistema de franchising. Após esse estudo, você precisa saber se é capaz de pertencer ao sistema. Portanto, é preciso fazer uma autoanálise do seu perfil, preferências, habilidades e das razões que o levaram a querer investir em um negócio próprio.
Após ver se você possui o perfil para ser um franqueado, identifique quais redes se enquadram nas suas expectativas, como valor de investimento, retorno e filosofia da empresa.
O próximo passo é pesquisar as oportunidades de negócios. A internet é um dos melhores meios de procurar, além das revistas, jornais e feiras. Quanto mais você pesquisar, mais chances você terá de encontrar o negócio que corresponda a suas expectativas. Pesquise também o segmento que você se identifica, se é alimentação, serviços, saúde, e depois escolha a marca. Visite a empresa franqueadora e confira a estrutura, a equipe e os manuais operacionais, por exemplo.
Feito tudo isso, após a entrevista com o franqueador e aprovação de seu cadastro, você deverá receber uma COF (Circular de oferta de franquia), que é o primeiro documento a ser analisado. A entrega da COF ao interessado é obrigatória. Caso não tenha familiaridade em análise de legislação e contratos, consulte um advogado. É muito importante que você tenha certeza do que irá assinar.