São Paulo – Montar uma equipe com bons profissionais é um passo essencial para quem deseja ter uma startup de sucesso. Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, afirma que dependendo do tipo de negócio da startup, ter um desenvolvedor é indispensável. “Nesse caso, o ideal é buscar um sócio que seja totalmente comprometido e envolvido com o negócio”, explica.
Entretanto, a formação de sócios ideal para uma startup de tecnologia demanda profissionais multidisciplinares nas áreas estratégicas do negócio. “Não adianta nada ter um ótimo desenvolvedor e não ter uma pessoa que saiba vender”, afirma Fernando de la Riva, diretor-executivo da Concrete Solutions.
A busca por mão de obra qualificada não é fácil, mas há outras alternativas. Guilherme Junqueira, diretor executivo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), afirma que empreendedores podem recrutar um profissional sem experiência no mercado e investir na capacitação dentro da empresa. Veja algumas dicas para encontrar um bom desenvolvedor para sua empresa.
1.Busque um sócio
Se a sua startup depende de um desenvolvedor e ela se encontra em um estágio nascente, o ideal seria buscar um sócio que tenha conhecimento técnico da área. “Faça um pitch para o profissional como ele fosse um investidor. Se ele comprar a sua ideia de negócio, ele irá se dedicar e desenvolver a ideia com você”, explica de la Riva.
Terceirizar o serviço não é recomendável, pois depender de um profissional que não faz parte da equipe da empresa pode acabar prejudicando o desenvolvimento do produto ou serviço.
2.Não foque só em qualidade técnica
O currículo pode ser de impressionar, mas durante a busca por um desenvolvedor é aconselhável entrevistar os candidatos com calma e avaliar outros aspectos. O perfil comportamental do profissional, por exemplo, deve ser levado em consideração também. Para de la Riva, compatibilidade de características comportamentais e ter resiliência são fatores tão importantes quanto ter uma boa formação.
3.Dedique um tempo na busca
A dica para buscar profissionais com pré-disposição a empreender é frequentar eventos de empreendedorismo . Frequentar meet ups, hackatons e eventos em universidades, por exemplo. “Você tem que ir à fonte, procure participar de eventos que as universidades oferecem e não foque só nas principais”, ensina Junqueira.
Estudantes podem não ter experiência de mercado, mas o nível técnico pode ser compatível com o que a startup precisa para desenvolver protótipos e experimentos.
4.Alinhe as expectativas
A rotina de trabalho de uma startup é muito diferente do dia a dia de uma grande empresa. Além disso, se você está em busca de um desenvolvedor que não se importe em trabalhar durante a madrugada, é preciso conversar previamente sobre essa questão.
"Muitos casos dão errado por falta de um alinhamento prévio. É preciso descobrir qual é a expectativa que esse profissional tem em relação ao negócio”, conta Spina.
- 1. Empreendendo e aprendendo
1 /12(dierken/Photopin)
São Paulo - O empresário francês
Thomas Pichon compartilhou no Quora as 10 maiores lições de negócio que todo
empreendedor de primeira viagem deveria aprender. O usuário, que sempre dá dicas sobre
empreendedorismo na rede de perguntas e respostas, é autor do livro “Mastering marketing for Startups” (Dominando o marketing para startups) e fundador da The Collaborative Startup, uma iniciativa para ajudar empresários a crescer com suas
startups . Então, se você está iniciando nesse mercado e deseja ter sucesso nessa empreitada, vale a pena dar uma olhada nas 10 lições listadas a seguir.
- 2. 1. Mergulhe em comunidades existentes
2 /12(johnbvasko/Photopin)
No início de um empreendimento, uma das formas mais importantes de alavancar um negócio é construindo uma boa rede de networking. De fóruns, meetups, webinars até convite a potenciais consumidores ou parceiros para um café ou conversa no Skype, é preciso estar aberto para aprender com seu mercado.
- 3. 2. Deixe seus fãs engajados
3 /12(Getty Images)
Construa uma comunidade para sua iniciativa. Uma forma de dar visibilidade para o negócio é estar sempre engajando seu grupo de fãs e adeptos da ideia. Compartilhe conteúdos úteis, produza blogs, podcasts, vídeos e organize encontros. Faça isso desde o primeiro dia.
- 4. 3. Faça o que tem de fazer
4 /12(Lynn Friedman/Photopin)
“Feito é melhor que perfeito” – já dizia Mark Zuckerberg. Não adianta ter uma boa ideia e nunca colocá-la em prática. Pior ainda é parar uma iniciativa no meio. Segundo Pichon, os líderes de sucesso aconselham a definir metas e fazer tudo o que é possível para alcançá-las. Comece esse planejamento desde já, e mãos à obra.
- 5. 4. Trabalhe com a metodologia certa
5 /12(FutUndBeidl/Photopin)
Não importa qual será a iniciativa: alguém provavelmente já explorou essa opção antes de você. Então, invista seu tempo em pesquisar e ler sobre as informações que outras pessoas já compartilharam sobre o assunto. Encontre alguém que já tenha sido bem sucedido no que você quer fazer e pegue o máximo de informações sobre o assunto.
- 6. 5. Veja seu negócio como um experimento
6 /12(pixbymaia/Photopin)
Para Pichon, administrar um negócio é sempre um teste, até que o empreendedor encontre o caminho certo. A dica, então, é nunca presumir que algo dará perfeitamente certo ao abrir um novo empreendimento. Esteja sempre colocando sua ideia em teste para se certificar de que está construindo um negócio sólido, e também esteja pronto para ouvir o que o mercado tem a dizer para mudar seus planos caso isso seja necessário.
- 7. 6. Resolva problemas concretos
7 /12(Getty Images)
Para seu negócio, tenha uma filosofia baseada na ideia de que sua proposta de seu negócio sempre será resolver um problema e ser útil para outras pessoas, para que elas alcancem seus objetivos. Então, além de realizar um ótimo atendimento para seus clientes, preocupe-se sempre em compartilhar conteúdos úteis em blogs ou páginas. Seja prestativo.
- 8. 7. Venda o produto antes de criá-lo
8 /12(Getty Images)
De nada adianta lançar um novo produto sem ter conquistado possíveis clientes para vendê-lo. Então, antes de começar a criar uma solução, tente vender a ideia para seu alvo consumidor. Pichon explica em três tópicos rápidos como pensar nessa estratégia: 1 – Publique uma página de vendas;
2 – Prepare uma sessão de pré-venda para anunciar em sua comunidade;
3 – Consiga dinheiro com a primeira venda.
- 9. 8. Nunca desista
9 /12(Getty Images)
Não se desespere caso o negócio não esteja dando certo nas primeiras tentativas. Afinal, até grandes empresas já passaram por problemas. Então, não pense em desistir no primeiro momento em que perder um cliente, ouvir uma reclamação ou não conseguir alcançar uma meta.
- 10. 9. Aprenda a gerenciar o tempo
10 /12(MattysFlicks/Creative Commons/Flickr)
Para quem vai abrir uma startup já não é segredo que o tempo é um dos bens mais preciosos. E ele deve ser administrado da melhor maneira possível. Thomas Pichon lista algumas dicas que podem lhe ajudar a se tornar mais produtivo: 1 - Automatize o máximo de tarefas possíveis;
2 - Tenha um número fixo de horas para trabalhar por dia, e siga essa meta;
3 - Tenha uma lista bem precisa das coisas mais urgentes que precisam ser feitas e não se prenda apenas em tarefas que lhe agradam.
- 11. 10. Paixão e objetivo
11 /12(Getty Images)
Para Pichon, esta é uma lição fundamental para os empreendedores: é preciso ter paixão e objetivo naquilo será criado. “O incentivo mais valioso que irá guiá-lo através da jornada é a sua paixão e o seu objetivo. Não paixão pela sua ideia. Paixão pelos seus clientes, pela sua comunidade, pelas pessoas que você quer servir e ajudar. Paixão por um mundo melhor. É assim que você vai criar uma comunidade incrivelmente capacitada, a qual irá lhe ajudar a transformar sua jornada em um sucesso. Então, pense sobre qual será o seu propósito antes de começar qualquer negócio. Faça isso por você, e por todos nós”, diz o executivo.
- 12. Veja agora 17 coisas que todo empreendedor quer saber antes de começar
12 /12(Divulgação)