PME

Como encontrar referências de boas práticas para seu negócio

Especialista em marketing afirma que é fundamental que o empreendedor entenda quais são as suas principais necessidades

Diretor de Recursos Humanos	 (Creative Commons/Flickr)

Diretor de Recursos Humanos (Creative Commons/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2014 às 11h24.

Como fazer benchmarking no seu negócio?

Respondido por Paula Calil, especialista em marketing

Você, empreendedor, já se encontrou naquela situação em que se pergunta: por onde começo (algum processo ou tarefa específica de gestão do próprio negócio)? Ou, se já começou, como vai desenvolver esta atividade? Qual o melhor método? Será que estou no caminho certo?

Quando se analisa o entorno de um determinado negócio, o empreendedor observa que pode aprender com a experiência de outros. Esse processo de avaliar a experiência alheia em determinados negócios, com foco nas melhores práticas, é conhecido por benchmarking.

Com o benchmarking, o empreendedor iniciará um processo de pesquisa para identificar e comparar o desempenho de sua empresa com o de outras organizações, concorrentes ou não. Com os resultados que irá obter, devidamente ponderados, a etapa seguinte é a de avaliar a implementação daquelas práticas, que farão sua empresa melhorar efetivamente os processos internos e externos, e assim se tornar mais competitiva no mercado.

Por onde começar? Antes de tudo, tenha foco. Você precisa primeiro entender suas necessidades e perguntar: qual atividade pretendo conhecer e como ela é realizada? A partir dessa resposta, você deve se organizar internamente para dar início ao plano de benchmarking, que não poderá ser genérico, com questões que poderiam ser aplicadas a qualquer assunto.

Entender suas necessidades é fundamental para o desenvolvimento dessa pesquisa, para assim mapear corretamente os aspectos críticos que poderão definir o sucesso ou fracasso de uma atividade.

Se você for o dono de um restaurante temático, por exemplo, poderá melhorar o atendimento ao seu cliente aprendendo com as práticas bem sucedidas de seus concorrentes, devidamente ajustadas à sua empresa. 

É bom lembrar que, entre os resultados coletados, poderão vir também práticas malsucedidas que determinaram o fracasso de muitos negócios. Quando isso acontecer: aprenda com a experiência alheia.

Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame