Exame Logo

Como digitalizar (de vez) o seu pequeno negócio

Confira dicas para levar ou ampliar a presença de seu pequeno negócio no ambiente digital

Empreendedorismo: dicas para digitalizar o negócio (Getty Images/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2021 às 13h04.

Última atualização em 18 de novembro de 2021 às 12h37.

Por Marina Gurgel*

A digitalização do negócio foi apontada como uma importante estratégia para a manutenção   dele durante o período da pandemia. O processo, que já vinha ocorrendo de maneira consistente nas grandes empresas e de forma mais lenta nas médias e pequenas, acelerou durante os períodos de quarentena.

Veja também

A pesquisa mais recente lançada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora  mostrou o quanto os negócios liderados por mulheres avançaram na digitalização durante o período da pandemia. Segundo a pesquisa, 40% dos negócios começaram a usar ou passaram a usar mais aplicativos de mensagens para divulgar produtos e atender clientes, 43% passaram a usar mais as redes sociais e 46% começaram a usar sites e blogs próprios.

Conheça o BTG+business, conta PJ sem taxas, 100% digital e pensada para o pequeno e médio empreendedor

O resultado deste avanço é que apenas 5% dos negócios não usam nenhuma ferramenta digital, 33% utilizam até 3 ferramentas, 36% utilizam até 5 ferramentas e 26% utilizam 6 ou mais. Para os negócios, os impactos foram percebidos como positivos para 62% das empreendedoras, quanto maior o grau de digitalização mais positivo foi o resultado percebido.

 

Apesar de todo este avanço na digitalização e do impacto positivo percebido pelas empreendedoras, as mulheres entrevistadas ainda percebem desafios na hora de digitalizar seus negócios. Entre eles, estão: dificuldade de definir a melhor ferramenta, conhecimento técnico para o uso da ferramenta e falta de recursos para investir.

Se você está neste grupo, estas três dicas básicas podem te ajudar a dar o pontapé inicial ou ampliar sua presença digital.

1. Defina as ferramentas necessárias

A definição da(s) ferramenta(s) passa por dois processos principais: conhecer o seu negócio e o seu cliente e avaliar os benefícios de ferramentas. Para isso, não é necessário fazer uma lista exaustiva, mas entender quais são as redes mais utilizadas pelos seus clientes, qual faria mais sentido para você. Essa escolha pode ser eventualmente apoiada por cursos que te ajudam a pensar essa digitalização a partir da sua realidade.

2. Conheça a ferramenta

Conhecer a ferramenta passa necessariamente pela prática, portanto comece! Além disso existem cursos rápidos (muitos deles gratuitos) e perfis que te dão dicas importantes sobre como usar cada uma das ferramentas

3. Aproveite as opções gratuitas

As principais ferramentas, têm opções gratuitas para a utilização, você pode começar por elas e só avançar para uma versão paga quando e se for necessário.
De maneira simples você consegue ampliar a presença do seu negócio no mundo digital.

*Marina Gurgel é Cientista Social e Gerente do Instituto Rede Mulher Empreendedora

Tem dúvidas sobre como administrar a sua pequena empresa?Assine a EXAMEe tenha acesso a conteúdos semanais sobre o assunto.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame