Como delegar e não “delargar” – e as vantagens disso para o seu negócio

Delegar é parte das tarefas de um líder e fazer isso da forma certa pode trazer grandes melhorias para o time e para a empresa; entenda
Delegar tarefas para um time pode ser uma tarefa complicada. (Cora/Divulgação)
Delegar tarefas para um time pode ser uma tarefa complicada. (Cora/Divulgação)
Roberto Bodetti
Roberto Bodetti

Publicado em 14/04/2022 às 19:17.

Última atualização em 19/04/2022 às 10:34.

Definido como o ato de atribuir uma atividade a uma pessoa, delegar é algo que faz (ou deveria fazer) parte da rotina de qualquer líder. Afinal, a distribuição das tarefas traz várias vantagens para o dia a dia no trabalho.

Além de otimizar as entregas, dividir responsabilidades mostra confiança no potencial dos funcionários, prepara o time para projetos futuros que podem ser maiores e mais difíceis, desenvolve o trabalho em equipe e torna o profissional incumbido daquela tarefa cada vez mais preparado para, um dia, ascender a um cargo de liderança.

Porém, saber delegar não é tão simples quanto parece. Muitas pessoas ainda têm dificuldade em dividir responsabilidades ou o fazem de maneira pouco eficiente, sem passar todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade ou sem deixar clara a relevância e os impactos daquela atividade para o bom desempenho do negócio. É daí que surgiu o termo “delargar”, uma junção das palavras delegar e largar. 

Para empresários e donos de pequenas empresas, delegar pode ser ainda mais difícil, já que há uma preocupação ainda maior com o sucesso do negócio. Mas é importante lembrar que todo profissional tem habilidades diferentes – e confiar no seu time para a condução de algumas ações. 

“É comum que empresários se sintam mais seguros com o controle de todas as pontas da operação. Fato é que esse domínio, a longo prazo, pode ser prejudicial”, escreveu Maria Clara Dias, repórter especializada em  empreendedorismo e negócios em sua coluna desta semana na EXAME Empreenda, newsletter da EXAME dedicada à agenda de empreendedorismo.

 

Assine a EXAME Empreenda e receba, gratuitamente, uma série de conteúdos sobre empreendedorismo que podem te ajudar a impulsionar o seu negócio

No material, que chegou à caixa de entrada dos assinantes na última quarta-feira, 13 de abril, ela ainda trouxe dicas e ferramentas para tornar o processo de delegação de tarefas mais eficiente. 

Saiba mais sobre a newsletter EXAME Empreenda

A Empreenda está no ar desde o início do ano e  reúne, semanalmente, as principais notícias do universo empreendedor, além de dicas de gestão, análises de cases de sucesso e diversas indicações de conteúdos que podem ajudar quem quer abrir ou impulsionar o próprio negócio. Para receber o conteúdo gratuitamente no seu e-mail, basta se inscrever clicando aqui.

 

Inscreva-se na Newsletter Empreenda da EXAME.