Como conseguir os contatos dos meus clientes?
A melhor maneira de ter acesso aos contatos dos clientes é por meio da troca.
Mariana Fonseca
Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 15h00.
Última atualização em 23 de dezembro de 2016 às 09h34.
Como ter acesso aos contatos do cliente? Devo pedir que ele preencha um cadastro, por exemplo?
A melhor maneira de ter acesso aos contatos dos clientes é por meio da troca. Você oferece um conteúdo de valor e o cliente fica feliz em ceder os seus dados para receber as suas informações. É a reciprocidade, um dos gatilhos mentais mais usados no marketing digital .
O ideal é que você forneça conteúdos por meio de arquivos em vídeo e e-books, por exemplo. Você pode criar esses materiais com dicas sobre a sua área, que sejam úteis e aplicáveis pelos seus clientes. É como uma cortesia da sua marca. Para ter acesso a esses materiais você pode desenvolver uma landing page, em que os clientes deixarão o e-mail para receber o link com o arquivo.
Essa ação pode ser divulgada no Facebook, por exemplo, para já começar a aumentar o seu banco de dados.
Conforme for construindo a sua lista de e-mails, estabeleça uma régua de relacionamento com essas pessoas, para nutri-las de informações relevantes, que eduquem sobre o seu segmento, mostrem os seus diferenciais, reforcem os benefícios oferecidos e leve a pessoa a ter vontade de comprar.
Mais importante que apenas ter os contatos dos clientes é o que você faz com eles, como se relaciona, para construir a sua marca e criar conexão.
Ao longo desse relacionamento, você pode usar outros formulários para obter mais dados da sua lista, como nome, empresa em que trabalha e cargo, por exemplo.
Aproveite para usar gatilhos mentais nessa comunicação, como o da autoridade (em que você vai explicar porque a sua empresa é diferenciada e possui credibilidade) e o da prova social (quando vai mostrar depoimentos de clientes satisfeitos), por exemplo.
Para cada tipo de produto ou serviço, você pode usar essa técnica, e ter listas com interessados em cada tema, com mais chances de conversão!
Mônica Lobenschuss é fundadora da Social Lounge.
Envie suas dúvidas sobre marketing digital e redes sociais parapme-exame@abril.com.br.