PME

Caixa disponibiliza nova linha de crédito para pequenas empresas

Esta semana, o banco público passou a operar a linha do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, criada pela MP 975/2020

Caixa: novas linhas são para empresas que faturam entre 360.000 e 300 milhões de reais por ano (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Caixa: novas linhas são para empresas que faturam entre 360.000 e 300 milhões de reais por ano (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

CI

Carolina Ingizza

Publicado em 25 de agosto de 2020 às 15h32.

Última atualização em 25 de agosto de 2020 às 15h33.

A Caixa Econômica Federal está disponibilizando uma nova linha de crédito para pequenas e médias empresas afetadas pela crise causada pelo novo coronavírus. Desde segunda-feira, 24, o banco oferece a linha de crédito para capital de giro estabelecida pelo Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC), fruto da Medida Provisória 975/2020. 

As linhas são para empresas com faturamento entre 360.000 e 300 milhões de reais ao ano. O crédito é garantido pelo Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e poderá ser pago em até 60 meses, com carência de 9 a 12 meses. Os juros são de 0,63% ao mês para pequenas empresas e a partir de 0,53% para médias. 

“A Caixa vai assumir, mais uma vez, o seu papel de instituição protagonista das políticas de crédito para empresas de pequeno e médio porte, apoiando aqueles que estão fazendo o Brasil retomar as atividades econômicas”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães. A Taxa de Abertura de Crédito (TAC) foi zerada pela instituição financeira. 

Como solicitar 

Empresas com faturamento de até 30 milhões de reais em 2019 podem solicitar o crédito diretamente nas agências da Caixa ou no site do banco. As médias empresas, com faturamento acima de 30 milhões, precisam ir diretamente a uma das agências para que os documentos e demais trâmites de contratação sejam feitos. 

O FGI irá garantir até 80% do valor emprestado, mas os sócios das empresas podem usar garantias próprias adicionais. O empréstimo poderá ser usado para adquirir máquinas e equipamentos; custear despesas operacionais, como pagamento de salário de empregados; e compra de matérias-primas, mercadorias, entre outros.

O valor mínimo do crédito é 15.000 reais e o máximo é 10 milhões — a quantia é definida com base na avaliação de crédito de cada cliente.

Acompanhe tudo sobre:CaixaCréditofinanciamentos-para-pequenas-empresasPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame