Empréstimos: o BNDES depende cada vez mais do Tesouro Nacional para continuar emprestando
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2010 às 13h11.
São Paulo - O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) assinou um contrato de empréstimo de 1 bilhão de dólares para investir em um programa de apoio a pequenas e médias empresas brasileiras.
O crédito será contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União, e deverá ser investido no “Programa BNDES de Apoio Multissetorial de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas”.
A operação foi autorizada pelo Senado, segundo resolução publicada na terça-feira (16/11) no Diário Oficial da União.
O empréstimo tem prazo de amortização de 20 anos, com um período de carência de até quatro anos.
Os recursos serão utilizados para financiar investimentos em expansão e modernização de micro, pequenas e médias empresas do setor produtivo do país, segundo comunicado no site do BID.
Esta é a segunda etapa da Linha de Crédito Condicional (CCLIP) aprovada em 2004, no valor de 3 bilhões de dólares, destinada a financiar o programa, que permite ao BNDES usar os recursos em três operações sucessivas de até 1 bilhão de dólares cada uma.
A primeira operação de 1 bilhão de dólares foi contratada em setembro de 2005 e permitiu a realização de mais de 31 mil financiamentos, no valor médio de 54 mil dólares, sendo 78% desses financiamentos destinados a micro e pequenas empresas.