Exame Logo

Baked Potato prepara estreia no modelo de franquia

Operando desde 1984 apenas com lojas próprias, rede pode abrir até 100 franquias no prazo de dois anos

Rede Baked Potato prepara expansão por meio do sistema de franchising (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 15h37.

São Paulo - Depois de operar mais de 25 anos no mercado apenas por meio de lojas próprias, a Baked Potato se prepara para estrear o modelo de franquias neste ano.

Fundada em 1984 por quatro amigas, a rede introduziu no Brasil a tradicional receita inglesa de batata assada recheada. Com 45 lojas próprias em funcionamento, a marca agora planeja expandir sua cobertura através do sistema de franchising.

Veja também

“Acreditamos que haja espaço no mercado para inaugurar mais de 100 lojas em um período de até dois anos”, projeta Hércules Cagnin, diretor da Baked Potato.

De acordo com o executivo, a rede quer aproveitar o abertura de novos shopping centers para aumentar sua presença no mercado e fortalecer a marca. “O setor está crescendo de maneira muito forte, é um momento importante para tornar nosso negócio mais robusto”, diz.

A companhia já contratou uma empresa especializada em franchising para conduzir a formatação da estratégia de franquias e deve iniciar o processo em breve. De acordo com Cagnin, a primeira loja no modelo de franquia deve ser inaugurada no prazo de aproximadamente seis meses.

Embora as políticas de franchising ainda estejam sendo elaboradas, o diretor estima que o custo para abertura de uma unidade da Baked Potato deva ficar em torno de 300 mil reais excluindo valor de aquisição do ponto comercial. O prazo para investimento é estimado em aproximadamente 20 meses.

Com cerca de 550 funcionários diretos, a rede faturou 62 milhões de reais em 2010. A previsão de receita para este ano é entre 74 milhões e 78 milhões de reais. Além de inaugurar a atuação por franquias, a marca deve abrir pelo menos 10 lojas próprias ao longo deste ano.

Atualmente, as operações estão mais concentradas na cidade de São Paulo, mas o objetivo é ampliar a atuação em todo o País, com foco principalmente no interior de São Paulo, no Paraná e na região Centro-Oeste.

Tendo como carro-chefe as batatas recheadas e o tradicional pão de batata, a rede cria produtos especiais de acordo com as estações do ano, como a  batata de fondue no inverno e as saladas no verão. Em 2009,  inaugurou a primeira loja “boutique”, desenvolvida especialmente para o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Idealizada para atender um público mais sofisticado, a unidade oferece opções de batatas especiais e carta de vinho.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoFranquiasPequenas empresasTrigo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame