EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Brasil é o nono país com o maior número de pessoas que abrem negócios no mundo, com cerca de 15 milhões de empreendedores em fase de implantação da própria empresa. Os dados são do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), estudo sobre empreendedorismo que cobre mais de 50 países e é coordenado pela London Business School e pelo Babson College. O Brasil subiu uma posição em relação à colocação referente ao ano de 2006.
Pela primeira vez, o grau de empreendedorismo entre as mulheres ultrapassou o dos homens. De acordo com a pesquisa, as brasileiras representam, atualmente, 52% dos empreendedores. Para se ter uma idéia do salto obtido por elas nos últimos anos, em 2001 os homens empreendedores representavam 71% e as mulheres, 29%.
Apesar de serem maioria, as mulheres têm empreendido mais por necessidade do que por terem detectado uma oportunidade. Enquanto 38% dos homens empreendem por necessidade, essa proporção aumenta para 63% no caso das mulheres.
O estudo também aponta que o empreendedorismo brasileiro ainda se faz sobretudo a partir de recursos próprios dos empreendedores, com apoio substancial dos parentes. Para levantar os recursos necessários para iniciar um negócio, 62% dos empreendedores buscam recursos com algum familiar próximo.