As franquias mais promissoras para 2014
Especialistas indicam quais setores devem estar mais aquecidos no mercado de franchising no próximo ano
Da Redação
Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h22.
São Paulo – O setor de franquias tem crescimento garantido em 2014, segundo os especialistas da área. Depois de apresentar um resultado expressivo nos últimos anos, sempre com dois dígitos, a Copa do Mundo e as Olímpiadas sediadas no Brasil ainda animam o mercado. “O mercado de franquias vem crescendo acima de 10% nos últimos oito anos, e isto vai se repetir em 2013 e também em 2014, ainda embalado pela estabilidade da economia e pelos investimentos de final de Governo e do Mundial”, opina Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise. Beto Filho, presidente da ABF-Rio, reforça a posição otimista. “Esse mercado tem evolução garantida por, no mínimo, mais dez anos”, diz. O crescimento deve ser impulsionado ainda pela classe C e pelas inaugurações de novos shoppings. “A minha expectativa é de um crescimento de 10%, no geral, puxado pelas inaugurações de shopping centers, pelo crescimento da classe C, pela interiorização do crescimento fora do eixo Rio-SP e pela chegada de novas marcas internacionais ao mercado brasileiro”, explica André Friedheim, diretor da Francap. A pedido de EXAME.com, os consultores Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise, Beto Filho, presidente da ABF-Rio, André Friedheim, diretor da Francap, Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, e José Carlos Fugice Jr, sócio-fundador da Goakira Consultoria Empresarial, elaboraram uma lista dos tipos de franquias mais aquecidos para 2014.
Representando quase 5% do mercado, as microfranquias, negócios com investimento inicial de até 80 mil reais, devem manter a rota de crescimento no próximo ano. “As microfranquias de serviços domiciliares, domésticos e de manutenção devem continuar crescendo. Elas vêm contribuindo para organizar alguns setores que até então ainda estavam nas mãos de profissionais autônomos”, explica Claudia.
Com faturamento de mais de 5 bilhões no ano passado, o mercado de franquias de hotéis tem 36 redes e quase 2 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “As franquias de hotéis deverão ter crescimento expressivo, em função também das Olimpíadas de 2016”, diz Mauro. Para Filho, o aumento de renda da população ajuda este setor. “O aumento da massa salarial e o crescimento da nova classe média estão entre os principais fatores que influenciaram o desempenho do setor”, indica.
Com mais gente interessada em cuidados especiais para animais de estimação e ainda poucas redes de franquias nesta área, os especialistas consideram este tipo de negócio bastante promissor. “Com destaque para as clínicas especializadas, passeios com os animais, banho, tosa e venda de produtos”, complementa Claudia.
Tradicionalmente, o setor de alimentação é um dos que mais crescem e lucram com franquias. Hoje, mais de 500 redes oferecem oportunidades de negócio e já somam mais de 16 mil unidades. O faturamento, em 2012, foi de 20 bilhões de reais. “Acredito muito no setor de alimentação, já que não para de crescer a alimentação fora do lar”, diz Friedheim.
Com alto faturamento, esse setor ainda tem várias áreas e tipos de negócios pouco explorados. Tratamentos não evasivos, clínicas focadas no público masculino e nutrição são alguns exemplos. “Há algum tempo os homens vêm se cuidando mais, estão também preocupados com a sua beleza, cuidando mais da pele, corpo e cabelo. Os negócios desse tipo tendem a aumentar. Negócios promissores também são aqueles ligados à orientação nutricional e serviço de comidas preparadas, seguindo um padrão de dieta recomendado”, diz Claudia.
Além da beleza, franquias do setor de saúde também devem se expandir em 2014. “Produtos e serviços que eram considerados no passado como um cuidado a mais com a saúde se tornarão acessíveis e passarão a ser necessários, como vitaminas, acupuntura, cirurgia a lazer, massagens e cosméticos”, explica Claudia.
Depois dos negócios de publicidade em embalagens, as franquias de publicidade online podem ter em 2014 um ano bastante promissor. “Negócios ligados a publicidade via internet estão crescendo muito e já caminham para o franchising, principalmente aqueles que ajudam os empresários a obterem o máximo de vantagens das redes sociais e ferramentas digitais”, explica Claudia.
Além da saúde e da beleza, todos os cuidados para melhorar a qualidade de vida, especialmente na terceira idade, devem crescer em 2014. “A população está envelhecendo e os negócios ligados a cuidados de idosos estão entre os mais promissores”, diz Claudia. Clínicas especializadas e lojas de produtos saudáveis e complementos alimentares começam a se estruturar em rede já.