As dicas de grandes empreendedores para quem está começando
Washington Olivetto, Edgar Corona e mais seis empreendedores contam como começaram seus negócios de sucesso
Da Redação
Publicado em 27 de setembro de 2014 às 07h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h02.
No último dia 17, aconteceu a 7ª edição do Day1 e ouvimos 8 histórias de grandes empreendedores que sonharam grande, botaram pra fazer e traçaram caminhos muito diferentes, mas todos carregados de dificuldades, aprendizados, determinação e momentos de virada. O evento contou com a presença de mais de 700 participantes e mais de 10.000 pessoas assistiram à transmissão online. Fique por dentro dos melhores momentos de cada história:
Com 13 anos descobriu que a área onde poderia escrever e vender era a publicidade. Desde então decolou na sua carreira, ganhou diversos prêmios e inspirou muitas pessoas ao longo de sua trajetória. “Ainda estou só começando”.
“Edgard, por que você passa 3 horas numa reunião para decidir uma coisa que você já sabe?”, ele respondeu: “eu preciso que as pessoas construam a decisão para que faça sentido para elas”. “A química entre as pessoas é a fórmula do empreendedorismo de sucesso”.
Em sua jornada, ele teve que achar um novo significado enquanto empreendedor, enquanto ser humano. “Você não consegue fazer nada na vida sem respeitar e acolher as pessoas”. “O esforço é individual, mas a vitória é sempre coletiva”.
Para elas, “o que realmente vale para nós é a nossa essência”. “Eu acredito que a coragem foi o que me fez progredir na minha carreira”. “Tire seus sonhos da gaveta”.
Seu day1 foi quando passou a acreditar que também poderia ser como seus ídolos: gênios, criativos, mas pessoas como vocês. “Faça poucas coisas nota 10 e não mil coisas nota 6”.
Eles foram capazes de perceber o momento de se perguntar: “será que nós somos as melhores pessoas para fazer o que nós estamos fazendo?”. “Tivemos que tomar uma decisão difícil para o empreendedor: delegar”.
“Nada se faz sozinho, nem uma grande estrela brilha sozinha”, mas as“dificuldades indicam caminhos”. Hoje, Eloi deixa um sofá na entrada do escritório para nunca esquecer que ninguém é importante demais para deixar de ter humildade e que “a arrogância é a maior ignorância de alguém”.
“Não tínhamos plano B, era para dar certo ou dar certo”. O grande aprendizado que levam é que “uma das principais tarefas do empreendedor é achar pessoas boa que têm o mesmo sonho que a gente”. “Primeiro na cabeça, depois na prática”.