O projeto começa em São Paulo, mas terá abrangência nacional (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 15h02.
Rio de Janeiro – O Sebrae e a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) assinaram acordo de cooperação para dobrar o número de franqueados e chegar ao final de 2012 com duas mil micro franquias. A parceria foi firmada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro (RJ).
O diretor de Novos Negócios da Ambev, Francisco Prisco, explica que o foco da companhia está na microfranquia, modelo que compreende investimentos de até R$ 60 mil. Segundo ele, o segmento será beneficiado com os eventos esportivos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo.
Francisco ressalta que a meta não é só aumentar os pontos de venda. "O acordo com o Sebrae é importante, pois queremos manter também a durabilidade dos negócios. Conseguimos chegar a cerca de mil franqueados desse porte nos últimos oito anos e, com o pacote de soluções oferecidos pela instituição, temos certeza que dobraremos esse número até o final de 2012”, reforçou.
“O acordo não é uma política social, mas de negócios. A relação é de ganha-ganha, porque a Ambev amplia sua marca para outro tipo de público e o Sebrae entra com portfólio de soluções disponíveis em todo o país”, valorizou o presidente do Sebrae, Luiz Barreto. Jésus Costa, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio de Janeiro, destacou que “é uma iniciativa louvável das duas instituições, que vão investir no mesmo cliente”.
O projeto começa em São Paulo, mas terá abrangência nacional. Os interessados em adquirir uma franquia da quarta maior cervejaria do mundo terão acesso a capacitações on line e presenciais, oficinas, palestras e consultorias. Todas as ações serão acompanhadas por um comitê técnico, tanto para avaliar o impacto das atividades, quanto para planejar novas iniciativas.
O diretor-superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez, sugeriu que as instituições também estudassem um modelo que poderia ser replicado nas áreas que já receberam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). A Ambev se comprometeu a analisar a proposta e anunciou intervenções na orla carioca. Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae, também participou da reunião nesta sexta-feira.