PME

8 pontos essenciais para transformar seu negócio em franquia

Especialista fala sobre os aspectos mais importantes a serem analisados para virar uma rede

Quanto dinheiro é necessário para começar um negócio? (Stock.xchng/iStockphoto)

Quanto dinheiro é necessário para começar um negócio? (Stock.xchng/iStockphoto)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 12h18.

Como criar uma rede de franquia?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias

Várias pequenas empresas pensam no sistema de franchising como forma de ampliar o seu acesso ao mercado. Transformar um negócio em franquia exige um estudo bastante detalhado e estruturado para gerar bons negócios para todos os envolvidos e também não propagar um negócio mal sucedido.

Antes, é preciso fazer uma Avaliação de Franqueabilidade, considerando vários aspectos e levando em conta que o potencial de formatação se amplia na medida em que vários desses itens estejam organizados ou existentes na empresa franqueadora.

1. Experiência de mercado: demonstra que a empresa já deve ter passado por vários momentos do negócio e ainda se mantém ativa e preparada para crescer.

2. Histórico de sociedades e parcerias: serve para avaliar se a empresa foi bem sucedida ao lidar com terceiros envolvidos no negócio.

3. Organização do conhecimento: como o franchising tem por princípio a transferência de conhecimento, primeiro é preciso que as informações estejam devidamente organizadas em sistemas, métodos, processos e ferramentas, em documentos de fácil compreensão, que também podem ser encontrados nos manuais de operação e gestão do negócio.

4. Experiência na operação e gestão: empresas que tem mais de uma unidade e que dependem de um terceiro (mesmo que seja um gerente) tendem a ter mais experiência na condução dos negócios em rede, ampliando o potencial de franqueabilidade.

5. Marca: franquia tem como um de seus pilares uma marca conhecida, público alvo definido e posicionamento claro ao mercado.

6. Padrão arquitetônico: infraestrutura necessária para o funcionamento da franquia descrita em um projeto arquitetônico facilitará a reprodução desse padrão.

7. Perfil ideal do franqueado: é preciso saber quais são as competências chave para o franqueado que podem ajudar a obter um desempenho adequado no negócio.

8. Análise do negócio: a avaliação ponderada de todos os itens anteriores, envolvendo a concorrência, outras redes de franquias e também a viabilidade financeira, tanto para o franqueador como para os franqueados, é essencial.

O principal aspecto é que não existe uma receita de bolo pronta e sim uma série de itens que precisam ser cuidadosamente avaliados.

Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioEmpreendedoresFranquias

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame