PME

51% das empresas de alto crescimento são pequenas, diz IBGE

De acordo com o estudo, 52,9% dos empregados se encontravam na região sudeste do Brasil

Reunião (Dreamstime.com)

Reunião (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 09h26.

São Paulo – Mais da metade das empresas de alto crescimento são de pequeno porte, e têm até 49 funcionários. Apenas 9,2% são de grande porte, com mais de 250 empregados. A informação faz parte do estudo "Estatísticas do Empreendedorismo 2010”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Instituto Empreender Endeavor Brasil e anunciado hoje.

Dos 5,4 milhões de empregos criados entre 2007 e 2010, metade veio de empresas classificadas como de alto crescimento (EAC), ou seja, que aumentaram em 20% o número de funcionários, por um período de três anos

Em 2010, 33.320 empresas foram classificadas como de alto crescimento. Ao todo, foram empregadas 5 milhões de pessoas e 88 bilhões de reais foram usados em salários e outras remunerações.

Ainda de acordo com o estudo, das 33.320 empresas, 32.863 foram classificadas também como empresas de alto crescimento orgânico, em que o aumento da equipe decorreu de contratações, e não por meio de fusões ou incorporações com outras empresas.

Os cinco setores de atividades econômicas que foram responsáveis pela geração de ocupações dessas empresas foram indústrias de transformação, atividades administrativas e serviços complementares, construção, comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas e transporte, armazenagem e correio.

As regiões Sudeste e Sul, em 2010, concentravam cerca de 70% das empresas de alto crescimento orgânico. O Sudeste tinha o maior percentual de empregados, 52,9%, seguida pela região Nordeste, com 19,7% e em terceiro lugar, aparece o Sul, com 14,9%.

O estudo teve como base o Cadastro Central de Empresas (Cempre) e das pesquisas anuais realizadas pelo IBGE nas áreas de indústria, construção civil, comércio e serviços.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame