Exame Logo

5 caminhos para expandir sua empresa e lucrar mais

Especialistas listam o que o empresário deve avaliar antes de investir tempo e capital para abrir novas unidades ou franquias

Empreendedores (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 06h00.

São Paulo – Você acha que sua empresa está pronta para crescer? Muitos empreendedores sentem que há uma necessidade de escalar sua ideia e aumentar o volume de vendas. Para Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP, o pequeno empresário precisa saber que determinados investimentos só terão retorno a longo prazo. “Por isso, é preciso pensar bem antes de contratar novos funcionários ou se dividir em uma nova filial”, afirma.

Paulo Emílio, professor de gestão da Fundação Dom Cabral e gerente-coordenador da Rede Paex, afirma que donos de pequenas empresas devem se perguntar se ainda é possível vender mais para os mesmos clientes antes de abrir uma nova unidade ou expandir por meio de franquias , por exemplo. “É possível vender mais para os mesmos clientes, para novos clientes e aproveitar a estrutura da marca para vender para outros segmentos”, explica.

Veja também

Vinicius Licks, coordenador da graduação em Engenharia Mecatrônica do Insper, conta que quando o empreendedor resolve aumentar o volume de vendas fazendo promoções e dando muito desconto, ele não percebe que sua margem de lucro diminui. “Nem sempre isso é um bom negócio, porque ele trabalha com margens pequenas, mas fica com a sensação de que vendeu mais”, diz.

Veja algumas maneiras de expandir o seu negócio e o que você deve considerar antes de tomar essa decisão:

1.Abrir outras unidades

Quando o negócio está crescendo bem e há oportunidades para levar a marca para outros pontos de venda, é inevitável que o empreendedor passe a considerar investir em novas lojas. “Abrir uma nova unidade significa mais investimento, uma equipe nova, e demanda muito tempo”, afirma Licks.

Para Alencar, ao abrir uma nova filial o empresário precisa encarar como se fosse um novo negócio. “É preciso fazer um plano de negócios e colocar no papel essa ideia”, ensina.

2.Expandir por meio do franchising

Para crescer por meio de franquias, o negócio precisa ter processos bem alinhados e uma marca conhecida no mercado. “O empresário terá que abrir mão da empresa e ajudar no gerenciamento de outras. A empresa tem que ser perfeita, pois os franqueados vão colocar dinheiro na marca”, afirma Alencar.

O que você pode oferecer para tornar a vida do franqueado mais fácil? A sua empresa já tem processos na área de distribuição? Você tem capacidade para abrir lojas em escala? Essas são algumas perguntas que o empreendedor deve fazer antes de entrar no sistema. “Não basta oferecer uma marca, você também tem que ter segurança jurídica. E ter certeza de que vai entregar o que você prometeu para o franqueado”, explica Emilio.

3.Aumentar o mix de produto ou serviço

Diversificar e ampliar os produtos da sua empresa são algumas maneiras de vender mais e consequentemente crescer. Nesse caso, Alencar afirma que o primeiro passo é fazer uma pesquisa dentro do negócio e verificar o que pode ser oferecido aos clientes e que tem a ver com a sua marca.

“Olhe para os seus dados e descubra que tipo de mix de produtos que os clientes compram”, diz Licks. Você pode descobrir algo que complemente uma venda e aumentar o ticket médio. Entretanto, Emilio afirma que é preciso se atentar para que exista uma lógica com os produtos já oferecidos.

4.Diversificar os canais de venda

Sua marca já está presente na internet? É possível atender aos consumidores de outras maneiras e assim aumentar o volume de vendas? Dependendo do tipo de negócio, é possível buscar soluções como recorrer a distribuidores e treinar representantes comerciais da sua marca para atuar em outras cidades.

Nesses casos, o empresário precisa colocar tudo no papel antes de tomar a decisão. Licks ressalta que, muitas vezes, será preciso investir muito tempo e capital para que os canais deem o resultado esperado.

5.Comprar uma empresa concorrente

A fusão ou aquisição de um negócio concorrente pode ser uma opção para expandir a empresa. Emilio afirma que deve ser levada em consideração a sinergia existente entre os negócios. Diminuir os custos fixos, alcançar escala e aumentar a cartela de clientes devem ser os principais objetivos do empresário.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicodicas-para-seu-negociogestao-de-negociosPequenas empresas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame