PME

40% dos moradores de favelas querem empreender, diz pesquisa

Loja de roupa, salão de beleza, restaurante e bar são alguns dos negócios que os entrevistados pretendem abrir

Donos de pequenas empresas (Thinkstock)

Donos de pequenas empresas (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2015 às 11h30.

São Paulo – Atualmente, 4 em cada 10 moradores de favelas no Brasil tem o sonho de abrir a própria empresa. É o que revela a pesquisa inédita realizada pelo instituto Data Favela, com apoio do instituto Data Popular e da Central Única das Favelas. Hoje, o país tem 12,3 milhões de pessoas morando em comunidades.

Os dados da pesquisa foram apresentados durante o 2º Fórum Nova Favela Brasileira, que acontece nesta terça-feira, em São Paulo. Dos entrevistados que pretendem abrir o próprio negócio, 55% afirmam que querem abrir em até três anos e 63% querem fazer isso na própria comunidade.

Loja de roupa, salão de beleza, restaurante e bar são alguns dos negócios que os entrevistados pretendem abrir. Sendo que 35% dos ouvidos pretende empreender no ramo de alimentação.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos futuros empreendedores é do sexo feminino (51%), casada (51%). tem entre 25 e 34 anos (29%) e negra ou parda (73%). 

O estudo foi realizado em fevereiro deste ano e foram entrevistados 2 mil moradores de 63 comunidades do Distrito Federal e das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoFavelasPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame