São Paulo – As vendas de Natal deste ano devem movimentar quase 32 bilhões de reais, crescendo 2,6% em relação a 2013, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Várias entidades de comércio já esperam um final de ano morno, sem resultados extraordinários. Do lado dos consumidores, a ideia é procurar produtos mais baratos e parcelar sempre que possível.
Com este cenário, muitos empreendedores ficam desanimados em investir e se preparar melhor para o Natal. Para os especialistas, a oportunidade existe, mas é preciso ser criativo. “Tem sido um ano muito esquisito, mas alguns dos fundamentos do consumo ainda não estão deteriorados, como emprego, renda e crédito, o tripé que dá sustentação para o consumo”, diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Para José Carmo Vieira, consultor do Sebrae-SP, se deixar contaminar pelo pessimismo só atrapalha mais as vendas. “Nessa época, tem que fazer mais para não ficar igual aos outros, não cair no marasmo. Tem que ser ousado, diferente, fazer acontecer saindo do tradicionalismo. Os clientes não deixarão de comprar, mas o volume de gastos será menor”, afirma Vieira.
1. Inove na decoração
Cuidar bem da aparência da loja é regra que vale para o ano todo, mas não custa reforçar. “Não é porque a expectativa não é das melhores que pode descuidar da loja. Ilumine bem, faça uma vitrine bem vendedora, exponha bem os produtos. Tem que ser arrojado, diferente, para poder se diferenciar do tradicionalismo dessa data”, ensina Vieira.
2. Não descuide do atendimento
O atendimento é um ponto primordial nesta época. Com mais vendedores temporários, é preciso treinar toda a equipe para que nenhum deslize prejudique as vendas. Um atendimento bem feito pode fazer o cliente levar mais do que pretendia. “Mostre facilidades de pagamento, produtos diferenciados, sem pressa, sem correria, dando detalhes, explicando corretamente o uso e fazendo combinações”, sugere o consultor.
3. Controle custos
Em tempos de poucas vendas, é essencial controlar os custos para não ter um problema ainda maior na hora de fechar as contas do ano. “Controle custos sem que isso afete a venda, não adianta controlar mexendo muito, reduzindo investimentos, porque entra em um ciclo vicioso de não vender porque não investiu”, afirma Terra.
4. Invista na divulgação
Mesmo sem grandes investimentos, divulgar a empresa é uma tarefa que não pode ser esquecida. “Se não tem dinheiro para mídias tradicionais, faça contato com clientes já antigos, um trabalho bem feito nas mídias sociais ou uma campanha bonita de e-mail marketing para divulgar”, diz Vieira.
Para Terra, do SBVC, este final de ano vai exigir inovação dos empresários. “Eles vão ter que superar sua criatividade para criar uma dinâmica de oferta e de promoções e lidar com um consumidor mais seletivo”, diz.
- 1. Tendências
1 /10(Getty Images)
São Paulo – Investir em uma
franquia é uma maneira de realizar o sonho de ser dono do próprio negócio e uma oportunidade para multiplicar o capital que está parado. A expectativa para 2015 no mercado de franquias é de relativo otimismo. Para Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa para o ano que vem é de um crescimento entre 5,5% a 7% do mercado de franquias. No caso de número de unidades, a estimativa é de um aumento de 7,5% a 8,5%. “É um número bastante forte por conta das aberturas de novos shoppings programados para o ano que vem. O número de lojas de ruas também começou a crescer, principalmente nas cidades do interior”, explica. Com a ajuda de Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da ba}Stockler, Marcus Rizzo, sócio da consultoria Rizzo Franchise, Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business, Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, e André Friedheim, sócio da Francap, EXAME.com reuniu as tendências do mercado de franquias do ano que vem.
Veja nas fotos as 8 franquias mais promissoras para 2015. 2. 1. Alimentação saudável 2 /10(StockXchng/Divulgação)
A constante busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável tem
impulsionado o mercado de negócios e franquias. Uma pesquisa nacional, feita pela Fiesp com o Ibope, mostrou que quase 70% dos brasileiros estão acostumados a ler rótulos de alimentos e 32% fazem escolhas com base nos nutrientes que vão ingerir. Hoje, muitos consumidores desejam manter uma alimentação saudável mesmo fora de casa e franquias desse ramo têm espaço para expandir.
3. 2. Especializadas em delivery 3 /10(Divulgação)
Franquias especializadas em delivery podem crescer ainda mais no ano que vem.
Segundo um levantamento feito pela Rizzo Franchise, 601 franquias de fast food adotam o delivery em suas operações e no primeiro semestre desse ano faturaram 383,4 milhões de reais, um crescimento de 9,3% em relação ao ano passado. Comodidade, fuga do trânsito e segurança são alguns fatores que podem privilegiar negócios desse setor.
4. 3. Microfranquias de serviço 4 /10(Getty Images)
Cada vez mais, as pessoas querem ter acesso a serviços rápidos e de conveniência. Por isso, a demanda por franquias que oferecem serviços de reparos e reformas domiciliares, de jardinagem, limpeza em casas e escritórios, só deve aumentar.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os dados do setor em relação ao ano passado mostram que as microfranquias contribuíram bastante para o aumento do número de marcas novas no mercado.
5. 4. Beleza 5 /10(Divulgação)
O perfil do consumidor que busca clínicas especializadas para tratamentos estéticos mudou um pouco. Hoje, tanto a mulher quanto o homem estão se preocupando mais com esses cuidados e isso também mostra a força das franquias focadas em cosméticos. Segundo dados da ABF,
o segmento de beleza foi um dos que mais cresceu no ano passado e teve uma ampliação de faturamento de 23,9%.
6. 5. Fitness 6 /10(Getty Images)
Hoje, existem redes de franquias de academias para vários nichos como mulheres e idosos.
De acordo com o Sebrae, mais de 1,6 mil academias são abertas ao ano e o Brasil só perde para os Estados Unidos em quantidade de academias. Para o ano que vem, os especialistas acreditam que a busca por um estilo de vida mais saudável continuará alimentando a expansão desse segmento.
7. 6. Serviços para idosos 7 /10(Getty Images)
Negócios ligados a cuidados para a terceira idade têm tudo para crescer ainda mais. A população está envelhecendo e a demanda por serviços especializados também. Neste segmento, as redes de cuidadores são um exemplo.
8. 7. Produtos naturais 8 /10(Alex Silva / Saúde)
Também de olho nos consumidores que se preocupam em ter uma dieta mais equilibrada e com foco na saúde, franquias especializadas no comércio de produtos naturais estão em alta e só tendem a crescer. Em agosto deste ano, por exemplo, o empresário Carlos Wizard Martins, ex-dono do Grupo Multi,
anunciou a compra da Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais e disse que quer chegar a 650 lojas, em 2018.
9. 8. Clínicas odontológicas 9 /10(Getty Images)
A preocupação com a estética não é limitada ao rosto ou corpo. Cada vez mais, as pessoas estão investindo em tratamentos odontológicos para cuidar da imagem. Para Stockler, as franquias de clínicas odontológicas podem ganhar destaque no ano que vem porque muitas redes estão optando pela expansão por meio do franchising.
10. Agora, leia mais sobre franquias 10 /10(Divulgação)