Exame Logo

4 atitudes para manter sua empresa no azul

Veja as dicas para sua empresa sair do vermelho e conseguir ficar com as contas em dia de uma vez por todas

Negócios, planejamento, calculadora e teclado (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 14h47.

São Paulo – Adiar a organização das finanças da sua pequena empresa pode aumentar as chances do seu negócio ficar no vermelho. Mas, para manter as finanças em dia, é preciso muita dedicação por parte do empreendedor . Para Márcio Iavelberg, sócio da consultoria Blue Numbers, muitos empresários têm dificuldade para entender os números da sua empresa por falta de conhecimento técnico e prática.

Por isso, a capacitação é uma atitude essencial para quem deseja manter sua empresa no azul. A profissionalização e informatização da empresa são outras maneiras de ajudar o empreendedor a administrar os números da pequena empresa ou startup .

Veja também

“Ele passa a ter uma gestão integrada e com relatórios é possível ter uma base de dados sólida”, explica Leonardo Bastos, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Newton Paiva. Veja outras atitudes que podem ajudar a manter o seu negócio no azul.

1.Detalhe os custos da empresa

Para verificar se todas as áreas da sua empresa estão operando no azul, o empresário deve detalhar quais são os seus custos fixos e variáveis mensais. “Ao fazer isso, ele descobre para onde vai o dinheiro dele todo mês”, explica Bastos. Essa atitude é essencial para facilitar a gestão financeira do empreendimento.

2.Organize as receitas

Para manter as contas sempre em dia, é preciso saber quanto dinheiro entra na empresa diariamente. Iavelberg explica que para cobrir todos os custos sem entrar no vermelho, o pequeno empresário precisa saber o volume de produto ou serviço que ele precisa vender e precificar corretamente.

Para descobrir se o negócio está dando lucro ou prejuízo, o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), por exemplo, é uma planilha essencial.

3.Invista em controles

Com a ajuda de planilhas, o empreendedor pode ter uma visão ampla de como anda o seu negócio e se planejar para crescer. “Não adianta ganhar dinheiro sendo que você não sabe para onde vai e gasta mal”, afirma Bastos. Hoje, existem ferramentas online que podem auxiliar no controle das finanças da empresa.

Entretanto, a atualização tem que ser diária para que o empreendedor possa se organizar para quitar contas. “Principalmente para quem trabalha com o cartão de crédito, é preciso atualizar sempre”, completa Iavelberg.

4.Tenha disciplina

É preciso acompanhar de perto as finanças do negócio para que nada saia do controle. Para Bastos, não basta apenas ter paixão pelo negócio se o empreendedor não consegue dedicar um tempo para administrar o estoque e atualizar planilhas. Sem essa atitude, as contas do dia a dia podem interferir negativamente no balanço da sua empresa.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-de-pmedicas-para-seu-negociogestao-de-negociosPequenas empresas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame