No ano passado, o Facebook anunciou que mostraria o total de visualizações dos vídeos postados na rede, indicando uma tentativa de desincentivar o compartilhamento de links vindos do YouTube. O resultado, segundo o próprio Facebook , é uma mudança (para melhor, é claro) na forma de engajar os usuários.
Recentemente, uma nova funcionalidade para publicação de vídeos na rede social foi apresentada. Agora, as páginas das marcas poderão ter os vídeos organizados em playlists, assim como os álbuns de fotos, além de um vídeo em destaque, tornando o layout e dinâmica semelhantes ao do YouTube.
Para usar essa ferramenta de forma mais assertiva, reúni algumas dicas para marcas e anunciantes:
1. Como todas as seções de vídeo das páginas no Facebook utilizarão o padrão http://facebook.com/%5Bpagename%5D/videos, aproveite para divulgar a URL direta em comunicações adequadas, quando fizer sentido.
2. Selecione um vídeo-destaque que melhor represente sua página, campanha atual ou mensagem a ser transmitida clicando no botão ‘Vídeos’ e, em seguida, ‘Adicionar vídeo em destaque’;
3. Para dividir vídeos em diferentes categorias, basta clicar em ‘Vídeos’ e então ‘Criar playlist’.
Poucas marcas no Brasil já estão aproveitando as novas funcionalidades, por isso experimente e tenha a sua entre as primeiras. Referências existem de monte. Onde? No YouTube.
*Artigo por Walter Motta Junior, Head de Parcerias Globais da RIOT
- 1. Na mão
1 /10(Thinkstock)
São Paulo – Dropbox, Evernote,
Whatsapp . Os
empreendedores provavelmente já dominam o uso desses aplicativos e conseguem aproveitar suas funções para melhorar os negócios. Além destas, existem outras ferramentas que podem ajudar a melhorar o
marketing , o relacionamento com a equipe e o networking. Confira uma seleção nas fotos.
2. Mention 2 /10(Divulgação/Mention)
Quer saber o que estão falando sobre o seu negócio nas redes sociais? Ou ainda acompanhar o que dizem sobre a concorrência? O app Mention ajuda a saber, com base em frases e palavras-chave, o que as pessoas estão comentando sobre marcas e empresas. Está disponível para sistema iOS e Android e custa a partir de US$ 29/mês.
3. Asana 3 /10(Divulgação/Asana)
Um app que permite gerenciar tarefas e se comunicar com a equipe ao mesmo tempo. Esta é a proposta do Asana. É possível criar projetos e incluir a equipe responsável para acompanhar de perto cada nova ação. Está disponível para sistema iOS e Android e custa a partir de US$ 21/mês para mais de cinco usuários.
4. Elevatr 4 /10(Placeit.net/Exame.com)
Para empreendedores que vivem perdendo grandes ideias, o Elevatr pode ser a solução. É como carregar no bolso um plano de negócios. Com abas para preencher qual é a ideia, quem seriam os consumidores e o modelo de negócios, a ferramenta ajuda a organizar a mente para novos projetos. Disponível só para aparelhos da Apple.
5. Refresh 5 /10(Divulgação/Refresh)
O Refresh é um app que ajuda a causar uma boa impressão. Em uma única página, a ferramenta reúne informações sobre qualquer pessoa que o empreendedor vá receber para uma reunião ou encontro. Com base em várias fontes, como redes sociais, reúne informações relevantes sobre o possível cliente ou fornecedor. Disponível para iPhone.
6. Tripit 6 /10(Placeit.net/Exame.com)
Para quem viaja com frequência, o app resolve a preocupação de anotar e guardar todas as informações de reservas de voos, hotéis e carros. É possível sincronizar com alguma conta de e-mail ou adicionar os dados em manualmente. Disponível para sistemas iOs e Android.
7. Dashlane 7 /10(Divulgação/Dashlane)
Muitas vezes, em uma pequena empresa, várias pessoas usam os mesmos recursos, como senhas para sistemas. O Dashland ajuda a armazenar estas informações, como logins e senhas, e compartilhar com a equipe. Disponível para iPhone e aparelhos com sistema Android.
8. Sunrise 8 /10(Placeit.net/Exame.com)
Um calendário que reúne todos os compromissos, fácil de navegar e que não deixa o empreendedor esquecer nenhum agendamento. Está disponível para sistemas iOs e Android.
9. Camcard 9 /10(Divulgação/Camcard)
Você é daqueles empreendedores que vivem acumulando cartões de visitas por aí? O CamCard funciona como um scanner de cartões e garante que todos os contatos estejam bem armazenados e fáceis de localizar. É possível trocar cartões virtuais pelo app e as informações ficam guardadas na nuvem. Disponível para iPhone, aparelhos Android, Windows Phone e Blackberry.
10. Em alta 10 /10(Thinkstock)