Exame Logo

20 franquias ou negócios que faturam com o frio

Selecionamos pequenos negócios ou redes de franquias que apresentam um faturamento maior no inverno do que durante o verão

Que frio! (gpointstudio/Thinkstock)

Mariana Fonseca

Publicado em 13 de julho de 2015 às 09h08.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h38.

São Paulo - Todo negócio deve saber em quais momentos o consumo do seu produto ou serviço aumenta. Para algumas empresas, a época de ouro é a do inverno, seja porque vendem produtos adequados aos dias de frio ou porque aproveitam a costumeira preguiça dos consumidores em sair de casa. Selecionamos 20 exemplos de pequenas empresas ou redes de franquias que apresentam um faturamento maior no inverno, em relação ao valor visto no verão. As informações foram fornecidas pelas próprias marcas, e desconsideram outros fatores que possam ter influenciado no valor registrado.
  • 2. 5àsec

    2 /22(Divulgação)

  • Veja também

    A rede de franquias de lavanderia 5àsec diz faturar mais no inverno porque entram peças mais caras do que no verão, como casacos, edredons, mantas, ternos, malhas de lã e tapetes. Em relação ao verão, a marca fatura 12,61% a mais. O investimento inicial para uma unidade franqueada é de 380 mil reais e o prazo de retorno do investimento é de 44 meses.
  • 3. Bendito

    3 /22(João Pedro Hachiya/Divulgação)

  • A Bendito, loja especializada em cookies, brownies e cafés, diz que seu faturamento aumenta no inverno porque as pessoas tendem a recorrer a comidas e bebidas quentes para se aquecer. No verão, o faturamento médio é de 100 mil reais. Já no inverno, o valor sobe para 130 mil reais.
  • 4. Brasileirinho Delivery

    4 /22(Divulgação)

    A Brasileirinho Delivery é uma rede de franquias que oferece comida típica brasileira em caixinhas. No frio, seu faturamento aumenta, segundo a rede, por que as pessoas comem mais e têm menos disposição para sair e procurar restaurantes. No inverno o faturamento cresce 15% em relação ao verão. O investimento inicial para uma franquia é de 100 mil reais, enquanto o prazo de retorno é de 12 meses.
  • 5. China House

    5 /22(Divulgação)

    A rede de franquias China House trabalha com culinária chinesa, tendo como forte o delivery. Para a empresa, as pessoas têm mais disposição para comer e o delivery se torna uma vantagem atrativa no frio. O incremento no faturamento do inverno pode chegar a 10% em relação ao do verão. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 300 mil reais, sendo que o prazo de retorno do valor investido varia de 24 a 36 meses.
  • 6. Dpil

    6 /22(Divulgação)

    A D'pil, franquia de fotodepilação e estética, explica que apresenta um maior faturamento no inverno por duas razões. A primeira é que a maioria dos tratamentos estéticos necessitam que o cliente se proteja do sol. Outro ponto é que alguns tratamentos são a longo prazo; por isso, as pessoas iniciam procedimentos no inverno para terem resultados no verão. A empresa registra uma alta de 20% a 35% no faturamento do inverno, comparando com o do verão. O investimento inicial para uma franquia é de 97 mil reais, enquanto o prazo de retorno é de 17 meses.
  • 7. Dídio Pizza

    7 /22(Divulgação)

    A rede de franquias Dídio Pizza diz faturar mais durante o inverno porque as pessoas tendem a consumir mais coisas quentes nessa época. A marca também costuma lançar novos sabores para o frio, o que gera mais pedidos. Nessa época, o faturamento é 10% maior do que o visto durante o verão. O investimento inicial para uma unidade franqueada da marca é de 350 mil reais, enquanto o prazo de retorno é de 27 meses.
  • 8. Empório do Mel

    8 /22(Divulgação)

    O Empório do Mel trabalha com produtos naturais e orgânicos, sendo o mel o carro-chefe da rede de franquias. O faturamento sobe durante o inverno por conta de, no Brasil, o mel e seus derivados (como própolis e geleia real) serem considerados de uso terapêutico, afirma a marca. A alta de faturamento no inverno gira em torno de 10% a 15% em relação ao valor registrado no verão. O investimento inicial para uma unidade franqueada é de 180 mil reais. O prazo de retorno vai de 24 a 36 meses.
  • 9. iPED

    9 /22(Divulgação)

    O iPED, que oferece cursos de educação à distância, diz que fatura mais no inverno porque, além de ser uma boa época para estudar para concursos e vestibulares, as pessoas preferem ficar em casa no frio e acabam optando mais pela metodologia à distância do que no verão. Durante a temporada mais quente, o faturamento mensal foi de 380 mil reais. No inverno, o valor saltou para 555 mil reais.
  • 10. Maria Brasileira

    10 /22(Divulgação)

    A Maria Brasileira é uma rede de franquias especializada na prestação de serviços voltados à limpeza, conservação e cuidados domésticos e comerciais. Segundo a marca, um dos motivos do faturamento ser maior no frio é porque as pessoas estão menos dispostas a lidar com produtos de limpeza e água fria.  No verão, a unidade franqueada costuma registrar uma média de 80 atendimentos no mês, com faturamento médio de R$ 12 mil. No inverno, o valor médio avança para R$ 19 mil no mês e são 120 atendimentos. O investimento inicial para uma unidade franqueada é de 56,8 mil reais, enquanto o prazo de retorno vai de 12 a 14 meses.
  • 11. Não + Pêlo

    11 /22(Divulgação)

    A rede de franquias Não + Pêlo trabalha com procedimentos de depilação. A marca afirma faturar mais durante o inverno porque os tratamentos estéticos requerem, principalmente, evitar a exposição ao sol. Uma unidade franqueada fatura 26 mil reais durante o verão. No inverno, o faturamento sobe para 30 mil reais. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 95 mil reais e o prazo de retorno do investimento vai de 18 a 24 meses.
  • 12. Nutty Bavarian

    12 /22(Divulgação/Nutty Bavarian)

    A Nutty Bavarian é uma rede de franquias que trabalha com nozes glaceadas. Por se tratar de um produto de consumo imediato e que normalmente é vendido quente, a empresa diz faturar mais com a chegada dos dias frios. O crescimento no faturamento é de 19% durante o inverno, comparando com o valor visto no verão. O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada é de 108 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 18 meses.
  • 13. Pão To Go

    13 /22(Divulgação)

    A Pão To Go, rede de padarias drive-thru, diz que seu faturamento aumenta no inverno porque, como as pessoas não querem sair do carro para realizar compras, o fluxo nas unidades aumenta. A marca estima, especialmente nas cidades mais frias, faturar 15% a mais no inverno em relação ao verão. O investimento inicial para ter uma franquia vai de 100 mil reais a 250 mil reais, dependendo do modelo. O prazo de retorno varia entre 12 e 24 meses.
  • 14. Parmeggio Café

    14 /22(Divulgação)

    A Parmeggio Café é uma rede de franquias que trabalha com o preparo e comércio de bebidas quentes, bebidas frias, salgados e doces. O faturamento aumenta durante o inverno porque, nessa época, as pessoas buscam opções de lanches e bebidas mais quentes, para se aquecer. Nos quiosques da marca, o faturamento médio mensal é de 30 mil reais durante o verão. No inverno, o valor salta para 40 mil reais. O investimento inicial é de 120 mil reais e o retorno do investimento acontece a partir de 18 meses de operação.
  • 15. Quality Lavanderia

    15 /22(Ivan Paneque/Divulgação)

    A rede de franquias Quality Lavanderia trabalha com lavanderia doméstica. O faturamento da marca aumento no inverno porque há um valor agregado aos produtos que são lavados: demoram mais para secar, por causa do frio, e são mais pesados. A empresa comprova aumento de 20% a 30% no faturamento durante o inverno, em comparação com o verão. O investimento inicial para abrir uma unidade da rede é de 250 mil reais. O prazo de retorno do investimento varia entre 24 e 36 meses.
  • 16. Sonobello

    16 /22(Divulgação)

    A Sonobello é uma rede de franquias que trabalha com colchões. Segundo a marca, com o frio, as pessoas tendem a passar mais tempo em casa e em suas camas, o que faz com que queiram um produto mais confortável. Uma unidade fatura cerca de 60 mil reais mensais no verão. No inverno, o valor sobe para 80 mil reais. O investimento inicial para uma franquia da marca é de 99 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento vai de 18 a 24 meses.
  • 17. Tea Shop

    17 /22(Divulgação)

    A rede de franquias Tea Shop, criada na Espanha, oferece chás gourmet, infusões e acessórios. O faturamento da marca aumenta durante o inverno porque, nessa época, as bebidas quentes são mais consumidas. No inverno, o faturamento da rede cresce cerca de 35%, comparando com o verão. O investimento inicial para uma franquia da marca é de 300 mil reais, enquanto o prazo de retorno vai de 24 a 36 meses.
  • 18. TIP TOP

    18 /22(Divulgação)

    A TIP TOP, rede de franquias que trabalha com roupas infantis, diz faturar mais em épocas frias porque diferentemente dos adultos, que podem usar o casaco do ano anterior, as crianças estão em fase de crescimento e renovam o armário com frequência. No período de inverno, a rede apresenta um faturamento 10% maior do que o visto no verão. O investimento inicial para ser um franqueado é 415 mil reais, enquanto o prazo de retorno vai de 36 a 40 meses.
  • 19. Usina de Massas

    19 /22(Divulgação)

    A rede de franquias Usina de Massas tem uma alta no faturamento porque o consumo de massas tem maior identificação com as estações com temperaturas mais baixas. Durante essa época, as unidades modelo Express faturam 20% a mais do que no verão, enquanto o modelo Restaurante tem alta de 40%, já que apresenta outros produtos também mais consumidos no frio, como o vinho. O investimento inicial para uma unidade franqueada é de 480 mil reais, enquanto o prazo de retorno é de 36 meses.
  • 20. Vinho & Ponto

    20 /22(Divulgação)

    A Vinho & Ponto é uma rede de franquias de vinhos importados. A marca explica que, além da queda de temperatura tornar o consumo de vinho mais atrativo, há uma maior disposição para reuniões em família para apreciar pratos quentes, que harmonizam com a bebida. O faturamento de uma unidade no verão vai de 45 mil reais a 50 mil reais. No inverno, sobe para perto de 60 mil reais. O investimento inicial para uma franquia é de 139 mil reais, enquanto o prazo de retorno vai de 12 a 24 meses.
  • 21. Yakisoba Factory

    21 /22(Divulgação)

    A Yakisoba Factory, rede de franquias de gastronomia oriental, diz faturar mais quando está frio pelo estilo do restaurante, já que as pessoas preferem pratos quentes nessa época. A rede tem um aumento de 40% no faturamento durante o inverno. O investimento inicial para uma unidade da rede é de 217 mil reais, enquanto o prazo de retorno vai de 24 a 36 meses.
  • 22. Quer ser um franqueado, mas não tem muito capital?

    22 /22(Marcos Santos/USP Imagens)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioFranquiasFrioPequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame