Exame Logo

20 atividades para empreendedores que acontecem em maio

Confira congressos, cursos, eventos e feiras voltados apenas para quem tem um negócio próprio. As atividades acontecem ou possuem inscrições no próximo mês.

Post-it: veja, a seguir, 20 opções de atividades para marcar na sua agenda profissional (4774344sean/Thinkstock)

Mariana Fonseca

Publicado em 24 de maio de 2016 às 18h03.

São Paulo - Um empreendedor sempre deve buscar mais capacitação, seja com pouco ou muito tempo de mercado. Nessa hora, é bom olhar para as atividades que ocorrem perto de onde você mora: além de aprender, é possível fazer networking com outros donos de negócio.

Por isso, selecionamos alguns congressos, cursos, eventos e feiras especialmente voltados para o mundo do empreendedorismo . Todos acontecem em maio ou possuem inscrições até o fim deste mês, e alguns são gratuitos. Veja, a seguir, 20 opções de atividades para marcar na sua agenda profissional:

1. Café com Empreendedoras Especial SP - Mãe Empreendedora
Inscrições: até a véspera do evento, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 20 de maio
Onde: São Paulo

A Rede Mulher Empreendedora fará uma edição especial do seu tradicional café, pensando no Dia das Mães. No evento, é possível aumentar seu networking, divulgar sua empresa e ainda contar com histórias de mulheres que empreendem.

2. Coca-Cola Open Up – The Boat Challenge
Inscrições:
até 18 de maio, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 3 dias de imersão, sem data definida ainda
Onde: seleção por todo o país

A Coca-Cola e a aceleradora de projetos de impacto social Artemisia se unem para selecionar empreendedores que atuam com soluções inovadoras para os desafios da Amazônia. O objetivo do programa é potencializar startups que desenvolvam iniciativas nas áreas de água, agricultura sustentável, sociobiodiversidade, empreendedorismo e saúde/bem-estar voltadas ao desenvolvimento socioambiental da região. São elegíveis os negócios que estão em estágio mínimo de protótipo, ou seja, que já têm um produto ou serviço desenvolvido e em fase de testes.

3. Conferência E-Commerce Brasil Sul
Inscrições:
até 16 de maio, pelo site
Custo: para varejistas e indústria, 159 reais; para não-varejistas e não-indústria, 369 reais
Data da atividade: 17 e 18 de maio
Onde: Porto Alegre

A Conferência E-Commerce Brasil Sul apresentará, por meio de 600 congressistas, estudos exclusivos com dados atualizados do setor de e-commerce do Sul do Brasil. Os participantes terão acesso a palestras, painéis e área de workshops técnicos.

4. Congresso da Micro e Pequena Indústria (11ª Edição)
Inscrições:
até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 23 de maio
Onde: São Paulo

Com o objetivo de apresentar estratégias e perspectivas para pequenas e médias indústrias, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promove a 11ª Edição do Congresso da Micro e Pequena Indústria. Alguns dos temas abordados serão “Modelos de Negócios: inovando e engajando as pessoas”, “Comércio Exterior: acessando o mercado externo” e “Comunicação: potencialize esta ferramenta nos seus negócios”.

5. Encontro de Empreendedores - Pitch com negócios (13ª Edição)
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 5 de maio
Onde: São Paulo

O evento, organizado pelo grupo Conexão Empreendedora, terá duas palestras: a empreendedora Ana Fontes falará sobre "O Papel da Mulher no Mundo Empreendedor" e Wanderley Areias contará "Como aumentar o seu faturamento em 555%". Esse evento será intercalado por diversos "pitches": apresentações de empresas, que podem fomentar parcerias e vendas.

6. Encontro de PMEs 2016 – Competitividade Sustentável (2ª Edição)
Inscrições:
até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 10 de maio
Onde: Uberlândia

Organizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), o evento discute os pilares da competitividade sustentável. A atividade contará com palestra do presidente da Tilibra, Rubens Passos, detalhando um plano de gestão que envolva resultado econômico, impacto ambiental, implicações sociais e cultura de organização.

7. Fórum de Inovação: Reinventar para Competir
Inscrições:
até a véspera, pelo site
Custo: gratuito para sócios; 150 reais para não-sócios
Data da atividade: 11 de maio
Onde: Ribeirão Preto

O Fórum de Inovação, organizado pela Amcham, traz um guia prático para empresas interessadas em aplicar o conceito de inovação em produtos, serviços e processos.

8. Internacionalização de empresas: expandindo em tempos de crise
Inscrições:
até a véspera, pelo site
Custo: 150 reais para sócios; 250 reais para não-sócios
Data da atividade: 13 de maio
Onde: Rio de Janeiro

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio) realiza um evento com o objetivo de apresentar as possibilidades de investimento de companhias brasileiras nos Estados Unidos e oferecer mais informações sobre os aspectos tributários desse processo. Ao todo, serão dois painéis sobre o tema.

9. Lições para acelerar o crescimento da sua empresa
Inscrições:
até 30 de maio, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 31 de maio
Onde: online

A Sage, empresa da área de sistemas de pagamento, contabilidade e folha de pagamento, fará um webminário online gratuito para auxiliar empreendedores a passarem pela crise. Algumas das dicas serão como focar em estratégias diferenciadas, como criar uma cultura de inovação, como reforçar a presença de marca, como planejar as finanças e como aproveitar os desafios do mercado para promover o crescimento da empresa.

10. Meetup Startup SC (13ª Edição)
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 5 de maio
Onde: Santa Catarina

Com o objetivo de conectar e inspirar empreendedores, o projeto StartupSC, do Sebrae Santa Catarina, terá palestras sobre captação de recursos para startups e internacionalização de produtos. Alguns dos temas abordados serão a captação de recursos para startups e os desafios (e muitas dicas) de como criar um produto global.

11. Mentoria Coletiva da Rede Mulher Empreendedora
Inscrições:
até a véspera do evento, pelo site
Custo: de 50 até 90 reais
Data da atividade: 21 de maio
Onde: São Paulo

Promovido pela Rede Mulher Empreendedora, cada edição desse programa conta com mentores que apoiam os empreendedores inscritos, tirando dúvidas, orientando modelo de negócios e também indicando parcerias. Uma das facilitadoras é a empreendedora Ana Fontes.

12. Onde está o dinheiro? (se é que você precisa mesmo dele)
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: inscrições gratuitas
Data da atividade: 12 de maio
Onde: online

A mentoria online, organizada pela Endeavor, é gratuita. Alguns dos temas abordados no webminar serão fontes de financiamento; dificuldades na hora de captar capital; como saber a melhor escolha para você mesmo e como saber se seu dinheiro não está vazando de algum lugar.

13. Open Talk: Team Building – Construindo Equipes de Alta Performance
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 3 de maio
Onde: Rio de Janeiro

O Parque Tecnológico da UFRJ irá promover um evento gratuito, em parceria com o núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Voltado para empreendedores, o encontro falará sobre gestão de pessoas e como formar um time coeso e com grande desempenho dentro de uma empresa.

14. Prêmio Mercado Livre de Empreendedorismo
Inscrições:
até 10 de maio, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: data de de divulgação dos resultados não definida ainda
Onde: online

O concurso da plataforma Mercado Livre vai premiar empreendedores online (vendedores ou não do Mercado Livre) que tiverem desenvolvido seus negócios da forma mais inteligente e inovadora no comércio eletrônico. Além dos brasileiros, serão premiados também vendedores online da Argentina e do México. O vencedor de cada país receberá o prêmio de US$ 10 mil e o vencedor regional, US$ 25 mil. Todos os ganhadores receberão uma série de benefícios para seus negócios, como divulgação, treinamento e consultoria da Endeavor e do Mercado Livre.

15. RD On The Road
Inscrições:
até acabarem os lotes, pelo site
Custo: de 130 até 200 reais, dependendo do local
Data da atividade: 4, 16, 18 e 20 de maio
Onde: Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador, respectivamente

Organizado pela Resultados Digitais, o evento itinerante de marketing digital e vendas passa por diversas cidades. O RD On the Road proporciona aos participantes um ambiente de aprendizado sobre as práticas e tendências de marketing digital, especialmente no que diz respeito a metodologia de "inbound marketing", além de ser um espaço para networking.

16. Seminário de Empreendedorismo
Inscrições: até a véspera, pelo link
Custo: 40 reais para sócios; 80 reais para não sócios
Data da atividade: 6 de maio
Onde: Brasília

A Câmara de Comércio Americana (Amcham) promove um seminário de Empreendedorismo, traçando impactos e formas de incentivo ao intraempreendedorismo, pela tecnologia, para identificar oportunidades de mercado. O encontro traz uma palestra de Flávio Pripas, diretor-executivo do CUBO.

17. Start Tel Aviv
Inscrições:
até 10 de maio, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: de 25 até 29 de setembro
Onde: Tel Aviv, em Israel (tudo pago)

A Start Tel Aviv, competição anual entre startups de 23 países organizada pelo Ministério de Relações Exteriores de Israel e pela prefeitura de Tel Aviv, contará pela primeira vez com a participação do Brasil. O evento oferece a empreendedores de todo o mundo a oportunidade de participar de uma experiência intensa de cinco dias no ecossistema de startups de Tel Aviv durante o Festival de Inovação DLD. Este ano, o concurso será apenas entre mulheres empreendedoras nas diversas áreas de tecnologia.

18. Startup Weekend
Inscrições:
até 19 de maio, pelo site
Custo: a partir de 80 reais
Data da atividade: de 20 até 22 de maio
Onde: Rio de Janeiro

No Startup Weekend, são 54 horas de intenso aprendizado. Com a ajuda de mentores experientes, é possível transformar o sonho de empreender em realidade, modelando, testando, desenvolvendo, entregando um produto e ainda concorrendo a vários prêmios.

19. Trabalhando com o Evernote
Inscrições: até acabarem as 50 vagas, pelo site
Custo: 86,39 reais
Data da atividade: 21 de maio
Onde: São Paulo

Com o Evernote é possível criar notas, tirar fotos, guardar e-mails e coletar artigos da Internet. Toda a informação é sincronizada imediatamente e pode ser acessada em qualquer lugar: smartphones, computadores, tablets e no modo offline. O embaixador do aplicativo Evernote no Brasil – e autor do livro “Organizando a vida com o Evernote” – Vladimir Campos apontará formas de aumentar a produtividade e organização por meio do serviço.

20. VTEXDAY
Inscrições:
até 11 de maio, pelo site
Custo: de 120 a 580 reais
Data da atividade: 12 de maio
Onde: São Paulo

O VTEXDAY é um grande evento sobre e-commerce e varejo multicanal na América Latina. Haverá áreas dedicadas a conteúdos que abordam temas atuais e relevantes para o setor: gestão de omnichannel, expansão global, modelos de receita recorrente, cases nacionais e internacionais e temas relacionados aos microempreendedores online e desenvolvedores.

São Paulo – Ser empreendedor não é para qualquer pessoa. É preciso estar disposto a correr riscos, aprender constantemente e resolver problemas o tempo todo, já que você será sempre o responsável pelo bom andamento do seu negócio. Para saber o que é preciso para vencer neste meio, listamos aqui dez hábitos e características pessoais que ajudam os empreendedores a chegarem ao sucesso. Cada ponto foi relatado por executivos e especialistas, em resposta a um post na rede social Quora, que perguntava: “Quais são os hábitos que os empreendedores têm e as outras pessoas não?”. O post teve 66 respostas. Nevegue pelos slides acima e conheça as melhores, de acordo com a nossa seleção.
  • 2. 1 – Eles sabem ligar os pontos

    2 /12(Wavebreakmedia/iStock)

  • Veja também

    Para o professor de empreendedorismo Peter Baskerville, que leciona na escola australiana TAFE Queensland Brisbane, um dos grandes diferenciais do empreendedor é estar atento ao mundo ao redor, e “ligar os pontos” em busca de oportunidades. Segundo ele, a maioria das pessoas pensa que sua vida é regida por fatores desconectados. Os empreendedores não. “Empreendedores ficam ligados às constantes mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas e aprenderam a identificar as ligações no que parecem ser fatores aleatórios. Eles estão sempre atentos e prontos para ligar os pontos em busca de uma oportunidade em potencial no que parecem ser fatos sem conexão.”
  • 3. 2 – Eles estão dispostos a fracassar

    3 /12(Thinkstock)

  • Para a empreendedora Siobhan Green, sócia e CEO da startup de estratégias digitais Sonjara, o que diferencia um empreendedor é a forma como ele lida com a possibilidade do fracasso. “É uma disposição para o fracasso. Fracassar não é só perder dinheiro, é também o constrangimento a perda de status. Para ter sucesso, você precisa arriscar sua reputação, seu nome e qualquer status que tenha acumulado. Se você falhar, a culpa é sua. Mesmo que você faça tudo certo, e as condições estiverem contra você, o fracasso ainda está na sua cabeça. Grandes recompensas exigem grandes riscos. Isso é realmente assustador para algumas pessoas, mais assustador do que perder dinheiro (o que já é difícil o suficiente).”
  • 4. 3 – Eles enxergam mais longe

    4 /12(Sergey Nivens/Thinkstock)

    Para Jason M. Lemkin, criador do blog SaaStr.com, voltado para empreendedores, uma característica dessas pessoas é conseguir enxergar para além do risco. “Empreendedores de sucesso veem o outro lado, veem o negócio milionário onde hoje não existe nada, e seguem em direção a ele. Atentos ao risco, mas confiantes de que podem atravessar, ou ao menos confiantes de aquilo poderá ser feito por alguém. E eles estão bem com a ideia de irem eles mesmos.”
  • 5. 4 – Eles usam o dinheiro para conseguir mais dinheiro

    5 /12(ThinkStock/sjenner13)

    Para Oliver Emberton, fundador da empresa britânica de software Silktide, uma característica dos empreendedores é que, enquanto a maioria das pessoas gasta seu dinheiro com coisas como comida e diversão, eles usam seu dinheiro para fazer mais dinheiro. “Considere uma pessoa comum que ganha na loteria. A maioria acaba gastando tudo em poucos anos, porque seu padrão mental é o de gastar tudo o que têm. Se as pessoas ganham um aumento no salário, elas vão e compram um carro novo. Para os empreendedores isso é loucura. Todo o dinheiro é um meio para fazer mais dinheiro.” Segundo Emberton, isso faz com que os empreendedores adiem seus próprios ganhos para maximizar o retorno. “Se estiver procurando um futuro empreendedor fracassado, olhe para aqueles que estão gastando com frivolidades. Tive um sócio que quis comprar carros da empresa para nós dois em nosso primeiro mês de negócio. Eu recusei”, conta.
  • 6. 5 – Eles resolvem problemas

    6 /12(Thinkstock)

    O professor Gerard Danford, que leciona na universidade finlandesa Aalto, elenca três características marcantes entre os empreendedores: capacidade de resolver problemas, autonomia e autenticidade. “Resolver problemas: Os empreendedores reconhecem que algo está errado ou quebrado, sabem como resolver, e sabem como resolver melhor do que todos os outros. Autonomia: Empreendedores têm um senso de autonomia, um senso de quererem algum controle sobre o que fazem de suas vidas.
    Autenticidade: Empreendedores não querem ter que checar seus valores toda vez que vão ao trabalho.” Tudo isso, segundo Danford, tem muito pouco a ver com dinheiro. “Fazer dinheiro é consequência”, afirma.
  • 7. 6 – Eles estabelecem metas

    7 /12(Thinkstock/Thinkstock)

    Para o empreendedor Brian de Haaff, cofundador e CEO da empresa Aha!, que elabora estratégias para outros negócios, há várias características fundamentais para empreendedores. Uma delas é que eles sabem estabelecer metas. “Todos sabem que estabelecer metas é importante. No entanto, muitas pessoas dão toda a atenção para a ideia e falham em se voltar para a meta. Empreendedores de sucesso não chegam lá por acidente. Eles sabem como podem se distrair com o dia a dia de um negócio. É por isso que eles estabelecem uma estratégia e olham antes de tudo para a sua meta para planejar sua agenda diária”, afirma.
  • 8. 7 – Eles sabem quando ser generosos

    8 /12(BrianAJackson/Thinkstock)

    Segundo o investidor e empreendedor Dan Freeman, uma característica importante para empreendedores é a forma como eles lidam com o dinheiro na hora de pagar por um serviço por exemplo. “Não desperdice dinheiro. No entanto, não seja mesquinho ao negociar com as pessoas que trabalham para você. Ao ser generoso com quem te ajuda a ir em frente, eles vão estar ali quando você realmente precisar (o que vai acontecer muitas vezes).” “Pague rapidamente. Quando você faz isso, as pessoas agradecem e isso constrói um bom karma. Mais uma vez, quando você precisar dessas pessoas, eles estarão mais dispostas a te ajudar. Muitas pessoas tentar demorar para pagar, o que tem o efeito contrário”, aconselha.
  • 9. 8 – Eles sabem vender

    9 /12(Sasiistock;Thinkstock)

    Para R.L. Adams, empreendedor e escritor, há diversas características que diferenciam os empreendedores, como acordar cedo e ter medas de longo prazo. Uma delas é a capacidade vender seu peixe. “Eles têm certo zelo e entusiasmo com os negócios e seu potencial de sucesso. Eles geralmente não são dissuadidos pelos pessimistas ou as probabilidades contrárias ao seu projeto. Muitos deles têm uma experiência com vendas e entendem a arte de fechar um negócio e fazer uma venda”, afirma.
  • 10. 9 – Eles têm foco e organização

    10 /12(ThinkstockSIphotography)

    Outra característica dos empreendedores, segundo Emanuel Martonca, CEO da Thinslices, uma empresa de desenvolvimento para celular, é a capacidade de manter o foco e a organização. “Eu mesmo desenvolvi um hábito que me ajuda com a produtividade do dia a dia – eu gosto de escrever todas as tarefas que eu preciso completar durante o dia. E geralmente faço uma lista complementar e, se eu consigo administrar muito bem meu tempo, dou conta das duas”, conta. Outro ponto importante, segundo o CEO, é saber priorizar. “É muito importante que a pessoa seja madura o suficiente para entender quais coisas devem ser resolvidas primeiro. Mesmo que você não goste disso, os projetos têm prazos, e cumprir algumas tarefas prazerosas não resolve a urgência das outras”, afirma.
  • 11. 10 – Eles não param de aprender

    11 /12(Thinkstock)

    O empreendedor Prithvi Raj recorre à história do cantor 50 Cent para destacar uma habilidade importante dos empreendedores: eles sempre estão dispostos a aprender. 50 Cent começou a vida no tráfico de drogas, quando ainda era adolescente, e aprendeu muito sobre negócios, afirma o empreendedor. Depois, o cantor se voltou para a música, onde aprendeu sobre marketing, distribuição e o poder da internet. “Ele se adapta às novas tendências, o que significa que ele adora mudar”, resume Raj.

    A partir daí, Raj resume algumas características de empreendedores de sucesso: "1 – Eles não param de aprender. Aprendem através de livros, seminários, internet, e eles têm a humildade de perguntar;
    2 – Eles não ficam parados;
    3 – Eles aprendem e se movem em direção ao que amam;
    4 – Eles têm o hábito de se adaptar a novos ambientes;
    5 – Neste processo, eles se desenvolvem internamente e conversam consigo mesmos para descobrir como se tornar ainda mais ousados”, elenca o empreendedor.
  • 12. Quer mais dicas de sucesso? Veja como começar seu dia.

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoEventosPequenas empresas
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame