Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
Presença digital (Thinkstock)
Mariana Fonseca
Publicado em 5 de outubro de 2015 às 06h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h30.
O aplicativo paulista ajuda os empreendedores a organizarem suas vendas. Algumas funções do app são centralizar o cadastro de clientes, controlar entradas e saídas de produtos e analisar o desempenho da equipe comercial da empresa.
Há tanto uma versão gratuita quanto três planos pagos, com mais recursos: básico, ideal e Agendor. O valor desses planos varia de 80 a 240 reais por mês.
Em abril, o aplicativo recebeu um aporte do grupo HBS Alumni Angels, formado por alunos e ex-alunos de Harvard. O Agendor está disponível para Android e iOS.
O objetivo do aplicativo Asana é ajudar times a organizarem seus projetos, do começo ao fim. Nele, é possível adicionar, editar e comentar tarefas, abrindo conversas com a equipe. O aplicativo é grátis para grupos com até 15 membros. Há uma versão premium para empresas maiores, com outros recursos (veja o valor por número de funcionários). O Asana está disponível para Android e iOS.
Você é um empreendedor que costuma esquecer as contas? O Bills Reminder é um aplicativo que manda lembretes no seu celular quando a hora de pagar se aproxima.
Com base nos prazos, a ferramenta organiza as contas em Próximas, Atrasadas, Quitadas ou Não-quitadas. O app está disponível apenas para Android.
A ferramenta serve para aqueles empreendedores que precisaram de um empurrãozinho na hora de cumprir metas diárias.
Por meio do Coach.me, o usuário pode definir diversas tarefas para o dia (como estudar, zerar a caixa de e-mails ou perder peso) e receber alertas. Também há um fórum para cada compromisso, com dicas de diversos usuários. O Coach.me tem uma versão paga, que contém um coaching personalizado. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
O Codeanywhere é um editor leve, simplificado e adaptado para o mobile, destinado aos desenvolvedores que precisam acessar seus projetos de programação fora do próprio computador. É possível mover arquivos de sites como Dropbox e Google Drive para o Codeanywhere. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Às vezes, um pouquinho de distração pode ser a chave para ter uma ideia genial ou encontrar a solução de um problema. Foi com essa proposta que surgiu o Coffitivity: o aplicativo simula os barulhos presentes em uma cafeteria. Há tanto uma versão gratuita quanto uma premium, com mais variações de sons. A ferramenta está disponível para Android e iOS.
O aplicativo tem como principal função ser um arquivo de diversas informações, sejam elas feitas em texto, áudio ou foto. Tanto pode ser feito pelo Evernote que já publicamos aqui 50 dicas para aproveitar melhor o app.
O Evernote tem tanto a versão gratuita quanto as “Plus” e “Premium”. Todos os modelos estão disponíveis para Android e iOS.
O Expensify permite que o usuário organize suas finanças, seja importando gastos registrados em sua conta bancária ou então cadastrando-os manualmente. A partir daí, é possível criar relatórios financeiros.
Para os empreendedores, o aplicativo organiza palestras online sobre como usar a ferramenta para gerir pequenos negócios. Além da versão gratuita, há os modelos “Team” e “Corporate”, que custam de cinco a nove dólares por usuário ativo no mês. O aplicativo está disponível para Android, Blackberry, iOS e Windows Phone.
Networking é fundamental para todo empreendedor. Por isso, uma boa maneira de acessar sua rede profissional de forma remota é usando o aplicativo da rede social LinkedIn. Nele, também é possível postar novidades e conversar em grupos de interesses empresariais similares ao seu. O aplicativo está disponível para Android, Blackberry, iOS e Windows Phone.
O Mint é um aplicativo que controla quatro categorias principais de custo para as pequenas empresas: as despesas que só ocorrem uma vez , como o investimento inicial; as despesas fixas, como o aluguel; as despesas variáveis, como comissões para funcionários; e as despesas opcionais, como ter café para os clientes. O Mint está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
O Qipu é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Buscapé. O app propõe não apenas acabar com a inadimplência, mas também permitir que os microempreendedores individuais (MEIs) tenham condições de gerir seu negócio. A ferramenta ajuda a controlar pelo celular ou pela versão web as obrigações das microempresas, mandando alertas sobre contribuições fiscais, arrecadação do microempreendedor ou os benefícios a que ele tem direito. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone, além da versão web. Leia mais sobre o Qipu.
O Quip é um editor de textos simples e que também funciona de forma offline. O app combina textos e mensagens em uma única tela de atualizações, facilitando a colaboração. A ferramenta está disponível para Android e iOS, e pode ser útil para quem deseja compartilhar documentos com a equipe e poder editá-los sem precisar de um sinal de internet.
A ferramenta serve para aqueles empreendedores que precisaram de um empurrãozinho na hora de cumprir metas diárias. Por meio do Coach.me, o usuário pode definir diversas tarefas para o dia (como estudar, zerar a caixa de e-mails ou perder peso) e receber alertas. Também há um fórum para cada compromisso, com dicas de diversos usuários. O Coach.me tem uma versão paga, que contém um coaching personalizado. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
O TED, aplicativo que reúne uma série de palestras, é a fonte de inspiração ideal para empreendedores. Ao todo, são mais de 1.700 discursos de diversas áreas do conhecimento. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
O aplicativo Todoist é um gerenciador de listas de tarefas, que funciona inclusive de forma offline. A ferramenta serve tanto para o empreendedor que quer controlar seus projetos pessoais quanto para o que quer acompanhar metas da sua empresa. Há tanto uma versão gratuita quanto uma paga, chamada Todoist Premium. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
O Trello é outro aplicativo que permite organizar várias listas. O diferencial é que tudo isso é feito de uma forma organizada e estilosa: cada coluna é montada na forma de um cartão, que pode ser movido (de uma lista chamada "em progresso" para "concluído", por exemplo). Cada conjunto de listas pode ser salvo para o próprio usuário ou compartilhado com um grupo (como os funcionários da sua empresa, por exemplo).
O site também permite postar comentários e subir arquivos de serviços como o Google Drive e Dropbox. O Trello está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
O TripIt é indicado para os empreendedores que têm de viajar muito. A ferramenta permite organizar os planos de viagem em um itinerário a partir de e-mails, como os de reserva de hotel e de aluguel de carro. O aplicativo tem tanto uma versão gratuita quanto uma paga, que possui mais recursos. O TripIt está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
O Wunderlist é outro aplicativo de produtividade. Por meio dele, o usuário cria listas de tarefas e recebe lembretes sobre esses compromissos. Também é possível compartilhar as listas, mandá-las por e-mail e fazer comentários, por exemplo. O Wunderlist oferece as versões gratuita, Pro e Business. A ferramenta está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Em junho deste ano, o Wunderlist foi comprado pela Microsoft.
Aprenda a utilizar o ROI para entender, de forma prática, se um investimento vale a pena ou não
A criação de valor dá mais liberdade ao empreendedor de aumentar o preço e melhorar a margem de lucro
A CNAE é uma classificação que reúne as atividades econômicas de empresas brasileiras. Enquadrar um negócio de maneira correta é fundamental
Empresas como Netflix, Airbnb e Natura são conhecidas por estudarem o público e desenvolverem ações efetivas com foco no cliente. Entenda como o design thinking funciona na prática