Exame Logo

15 redes de franquias para trabalhar em casa

Confira o perfil de algumas marcas que oferecem a possibilidade de abrir um negócio em casa

Franquia em casa (REUTERS/Stefan Wermuth)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.

São Paulo – Abrir uma franquia em casa é a opção de muitos empreendedores que não têm capital suficiente para um negócio maior e que pretendem trabalhar sozinhos, amparados por uma marca já conhecida. Com investimento mais baixo e sem necessidade de um ponto comercial, o franqueado tem menos custos fixos e mais flexibilidade de horários. É importante, no entanto, ter um espaço adequado na casa para trabalhar. Caso contrário, o dia-a-dia da família pode interferir e até prejudicar o negócio. “Ele precisa saber se tem disciplina para ser um franqueado que trabalha de casa. O maior desafio é saber que mesmo trabalhando em casa ele tem hora para começar e parar”, sugere Thaís Kurita, da KBM Advogados. Vale lembrar que é importante verificar a viabilidade para abrir o negócio em casa. “Ele sempre deve conversar com o contador e esse profissional vai falar o que precisa”, diz Thaís.
  • 2. Auto Spa Express

    2 /16(Divulgação)

  • Veja também

    Por ser uma franquia de atendimento em domicílio, o franqueado pode montar a operação administrativa em casa. A rede oferece lavagem de carros e o serviço é feito com um kit que utiliza pouca água. A marca surgiu em 2011 e tem 45 unidades. O investimento é de 10 mil reais, com cobrança de royalties de um salário mínimo por mês e mais 100 reais mensais de taxa de publicidade. O faturamento pode alcançar 4 mil reais, com lucro líquido de 50%. O prazo de retorno é de 6 meses.
  • 3. Disk Manicure

    3 /16(Divulgação)

  • Esta franquia também atende em domicílio. As clientes solicitam o serviço de manicure no local de sua preferência e o franqueado não precisa ter um ponto fixo de atendimento. A marca foi criada em 2007 e tem nove unidades, a maior parte delas no Nordeste. É necessário apenas uma estrutura para receber os pedidos e encaminhar os atendimentos. O investimento é de 6 mil reais.
  • 4. Divulgapão

    4 /16(Divulgação/Divulgapão)

    Criada por um publicitário, a marca vende anúncios em embalagens de pão. O franqueado é responsável por vender os anúncios e a franqueadora imprime as embalagens. É preciso ter apenas um computador, telefone e uma impressora com scanner. Hoje, são 169 unidades em funcionamento. O investimento inicial é de 20 mil reais, com retorno estimado para até 8 meses de operação.
  • 5. Expense Reduction Analysts

    5 /16(Getty Images)

    Criada na Inglaterra, em 1992, a franquia chegou ao Brasil em 2004 e é especializada em análise e otimização de gastos para empresas. Os franqueados podem trabalhar de casa, mas devem agendar reuniões nas empresas e seguir o padrão de usar terno e gravata dos consultores. O investimento é de 125 mil reais, com faturamento médio de 15 mil reais.
  • 6. Fácil Aprender

    6 /16(Marcos Santos/usp imagens)

    A franquia é especializada em cursos de capacitação online. O franqueado pode vender pela internet, pessoalmente ou atuar com revenda de cursos. Sendo assim, ele não precisa de um ponto comercial e pode ir até os clientes. O franqueado recebe um tablet para operar. Hoje, são nove unidades em operação. O investimento é de 15 mil reais, com retorno esperado para até 12 meses.
  • 7. Fun Science Ciência Divertida

    7 /16(Divulgação)

    A empresa foi criada na década de 1990, na Espanha, e oferece aulas de ciência de forma lúdica para crianças. Hoje, são 200 unidades em 40 países. No Brasil, são duas franquias. O investimento inicial é de 30 mil a 60 mil reais. O faturamento médio mensal é de 15 mil reais, com lucro médio de 50% a 60%. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
  • 8. House Shine

    8 /16(Divulgação)

    A franquia especializada em serviços de limpeza foi trazida da Europa em 2012. Hoje, tem mais de 180 unidades no país e pretende dobrar a rede neste ano. O franqueado deve ter estrutura básica para atender clientes. O investimento inicial é de 68 mil reais. O retorno acontece em até 24 meses.
  • 9. Jan-Pro

    9 /16(Divulgação)

    A rede americana trabalha com serviços de limpeza comercial. No Brasil, tem 64 unidades. Os franqueados, segundo a rede, passam a maior parte do tempo em clientes e existe uma central de serviços de apoio, caso ele precise. O investimento inicial é de 11,3 mil reais, com retorno previsto para 7 meses de operação.
  • 10. Light-Depil

    10 /16(Divulgação)

    A franquia oferece serviços de depilação em domicilio. Criada em 2011, a rede tem quatro unidades em operação. O investimento inicial é de 10 mil reais e os franqueados pagam 700 reais, por mês, de royalties e taxa de publicidade. É preciso ter até dois funcionários. O faturamento médio é de 3 mil reais, com lucro líquido de 80%.
  • 11. Manager

    11 /16(Stock.Xchange)

    A empresa trabalha com administração de condomínios há 25 anos e virou franquia em 2012. Com telefone e computador, o franqueado pode administrar o negócio diretamente de casa. O investimento é de 40 mil reais, com retorno em 24 meses.
  • 12. Rei da Reforma

    12 /16(Divulgação)

    Criada no ano passado, a franquia oferece serviços de reforma, construção e pequenos reparos. O investimento inicial é de 25 mil reais. É preciso ter três funcionários para operar o negócio e o retorno do capital é esperado para seis meses de operação.
  • 13. Seguralta

    13 /16(Divulgação)

    A franquia de corretoras de seguro existe há quatro anos e tem 500 unidades. Um dos modelos de franquia é a home-based, que tem investimento inicial de 34,5 mil reais, com lucro médio mensal de 5 mil reais. O tempo previsto para recuperar o capital é de 6 a 12 meses.
  • 14. Smartz School

    14 /16(Divulgação)

    Parte do grupo Multi, que administra várias redes como a Wizard, a Smartz School tem aulas de reforço escolar e cursos de idiomas. O franqueado tem direito à metodologia e pode aplicar as aulas onde quiser, seja em uma pequena sala ou na casa do aluno. O investimento inicial é de 21 mil reais, com faturamento bruto de 12 mil reais e lucro líquido de 18% a 25%. O retorno acontece em 14 meses.
  • 15. Sr. Computador

    15 /16(Divulgação)

    Hoje, a rede de franquias focada em manutenção de computadores tem 27 unidades e pretende chegar a 50 até o final do ano. O investimento inicial é de 27,5 mil reais e é possível abrir unidades em casa ou em pontos comerciais. O lucro mensal pode chegar a 5 mil reais, com retorno em até 12 meses.
  • 16. Agora, veja mais sobre franquias

    16 /16(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoFranquiasMicrofranquiasPequenas empresas
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame