12 novas opções de franquias no mercado
Veja algumas marcas chegaram ao mercado de franquias no último ano
Da Redação
Publicado em 27 de maio de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.
São Paulo – Com faturamento acima dos 100 bilhões de reais, o mercado de franquias ganhou, só no ano passado, 395 novas redes. Nos últimos dez anos, quase triplicou a quantidade de marcas de franquias no país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Vale lembrar que redes em período de maturação exigem cuidados dos novos franqueados. Pesquise o histórico da empresa, veja se a marca tem ao menos uma unidade própria e, se possível, converse com outros franqueados antes de investir. Veja nas próximas páginas algumas novas marcas no mercado.
A empresa trabalha há mais de dez anos com placas modulares para a construção de casas. Segundo a marca, o material reduz em até 60% o tempo de obra e tem um custo menor. As franquias começaram a ser vendidas há menos de um ano. Ao todo, o franqueado investe 670 mil reais em um showroom de 188 metros quadrados. É preciso ter entre 3 e 15 funcionários e o prazo médio para retorno é de até 30 meses.
A franquia é uma escola de cursos profissionalizantes na área de construção civil. Segundo a marca, empresas como Deca e Lorenzetti usam as aulas para capacitar seus colaboradores. A empresa foi criada em 2010 e estreou como franquia no ano passado. Hoje, tem 21 unidades. O investimento inicial é de até 250 mil reais. O faturamento médio mensal começa em 55 mil reais, com lucro médio de 25% a 35%. As unidades exigem 300 metros quadrados de espaço e de 7 a 15 funcionários.
A marca é um novo negócio da rede Doutor Resolve. Depois da PEC das Domésticas, a empresa enxergou oportunidade nos serviços de limpeza residencial. No começo, os atuais franqueados da Doutor Resolve terão preferência no investimento. Para entrar na rede, o empreendedor desembolsa 55 mil reais e precisa de um ponto com até 60 metros quadrados. O faturamento estimado é de 60 mil reais por mês, com lucratividade média de 50%. O retorno deve acontecer em 11 meses.
Assim como outros times de futebol, o gaúcho Grêmio ganhou uma franquia própria, a GrêmioMania. As lojas, com até 60 metros quadrados, tem investimento a partir de 270 mil reais. Já os quiosques custam a partir de 115 mil reais. Os dois modelos têm retorno esperado para 24 meses.
A rede, criada em 2012, comercializa presentes e outros produtos licenciados de times de futebol. Com a possibilidade de abrir lojas ou quiosques, o franqueado desembolsa a partir de 109 mil reais. É preciso ter entre 2 e 5 funcionários e um espaço a partir de 15 metros quadrados. O retorno do investimento é esperado entre 12 e 18 meses de operação.
A franquia Mundo das Pérolas faz parte do Grupo Multi-Franquias, dono de várias marcas, como a Emagrecentro. O quiosque terá um aquário com ostras e os clientes poderão pescá-las para descobrir pérolas e criar suas próprias “joias”. O investimento inicial é de 50 mil reais e o prazo de retorno, de 12 meses. Segundo a empresa, o faturamento está na casa dos 30 mil reais, com lucro líquido de 30%.
A rede de fast-food de comida mexicana permite que o cliente customize o prato com ingredientes brasileiros. Com duas lojas, a marca está no mercado desde 2012 e tem planos para chegar a 50 lojas só em São Paulo. O investimento vai de 135 mil a 300 mil reais, dependendo do formato da loja. O faturamento médio é de 60 mil reais, com lucro líquido de 15% a 22%.
A rede NTW trabalha com serviços de contabilidade. Criada há mais de 20 anos, em Minas Gerais, a marca começou a vender franquias neste ano. Com nove unidades, pretende chegar a 40 até 2014. O valor de investimento para uma franquia de 50 metros quadrados é de 60 mil reais.
A rede de serviços de manutenção em computadores Sr. Computador tem onze unidades em funcionamento. Criada em 2012, a marca oferece dois modelos de negócios em franquias: home based e loja física. O investimento vai de 25 mil a 58 mil reais e o lucro médio mensal, de 5 mil a 10 mil reais. O retorno acontece entre 8 e 15 meses.
A franquia é especializada em limpeza residencial, sem o uso de produtos químicos. O investimento no negócio, que começou neste ano, é de 30 mil reais. O prazo estimado para retorno do capital é de 12 meses. A marca espera chegar a 100 franqueados até dezembro de 2013.
A rede, que também é do Grupo Multi-Franquias, oferece festas em ônibus customizados. O investimento inicial é de 50 mil reais, incluindo um veículo adaptado. O retorno previsto do investimento é de 12 meses. Criada em 2010, a empresa virou franquia neste ano e tem três unidades.
A Fresnomaq, detentora dos direitos da marca WAP na América Latina, lançou uma rede de franquias de lavagem de carros, a Wap Car Wash Center. Há unidades em Campinas e Curitiba. É possível abrir em locais como shoppings ou mesmo em pontos de rua. O investimento inicial é de 220 mil reais, com retorno em até 20 meses.