Exame Logo

10 startups que devem bombar em 2012

Quem são as pequenas empresas iniciantes que devem chamar a atenção do mercado no próximo ano

Em crescimento (Stock.Xchng)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.

São Paulo – A perspectiva para a economia mundial no próximo ano não é das melhores. A crise na Europa e nos Estados Unidos ainda está indefinida. Mesmo assim, as startups , jovens empresas inovadoras, tendem a ter um ano tão bom quanto 2011. Com a ajuda de três especialistas, EXAME.com chegou a uma lista de startups brasileiras e estrangeiras que devem deslanchar no próximo ano. Yuri Gitahy, investidor-anjo e fundador da Aceleradora, Fernando Campos, também investidor-anjo e gestor da Devise no Rio de Janeiro, e Marcio de Oliveira Santos Filho, associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil ajudaram a construir a lista das próximas páginas.
  • 2. Baby.com.br

    2 /9(Priscila Zuini)

  • Veja também

    A Baby.com.br foi criada pelos americanos Davis Smith e Kimball Spencer-Thomas. A ideia surgiu quando os dois faziam MBA nos Estados Unidos e conversaram com um brasileiro sobre o mercado de produtos para bebês no Brasil. A loja virtual oferece boa parte dos itens que as mamães precisam, como fraldas, papinhas, roupas e brinquedos. No Brasil, a dupla conseguiu investimento da Tiger Global (investidora da Netshoes e do Peixe Urbano) e da Monashees Capital. Em novembro, a startup anunciou a apresentadora de TV Angélica como sócia e garota-propaganda.
  • 3. Dropbox

    3 /9(Eric Millett/EXAME.com)

  • O ano de 2011 já foi muito bom para o Dropbox. Em outubro, a empresa recebeu um aporte de 250 milhões de dólares liderado pela Index Ventures, com base em uma avaliação de 4 bilhões de reais. Mais de 50 milhões de usuários usam o serviço de depósito de dados na rede criado pelos empreendedores Drew Houston e Arash Ferdowsi, em 2007. A dupla ficou conhecida por ter negado uma sondagem de Steve Jobs para comprar a empresa. Para 2012, a empresa promete continuar na trajetória de crescimento.
  • 4. Evernote

    4 /9(Divulgação)

    O serviço oferecido pelo Evernote permite que os usuários possam guardam e organizar informações em diferentes plataformas, já que tudo fica sincronizado pela startup. Fundada em 2007, a empresa tem crescido em quantidade de usuários e interesse de investidores. Desde 2009, já foram quatro rodadas de investimento que totalizam quase 90 milhões de dólares. O aporte mais recente, liderado pelo fundo Sequoia Capital, aconteceu em julho deste ano, com valor de 50 milhões de reais. Recentemente, o serviço chegou ao Brasil. Quem está no comando de toda a operação é o CEO Phil Libin.
  • 5. Getaround

    5 /9(Divulgação)

    Criado por Elliot Kroo, Sam Zaid e Jessica Scorpio, a Getaround propõe um serviço de compartilhamento de veículos através de um smartphone. Os donos colocam os carros à disposição de uma comunidade considerada confiável, que localiza o veículo usando só o celular. Fundada em 2009, a startup recebeu, só neste ano, três aportes de mais de 5 milhões de reais.
  • 6. GetNinjas

    6 /9(Divulgação)

    A startup GetNinjas oferece uma plataforma para compra e vendas de serviços pela web, desde um portador para ir ao banco até alguém para passear com o seu cachorro. Pelo site, os clientes contratam os profissionais e a GetNinjas ganha uma comissão sobre os serviços contratados. Fundada pelos empreendedores Eduardo LHotelier e Diego Dias, a startup recebeu um aporte de mais de 1 milhão de reais da Monashees Capital e um outro investimento de valor não divulgado da Kaszek Ventures.
  • 7. Lemon

    7 /9(Isabel Pesce Mattos)

    A brasileira Isabel Pesce Mattos é uma das empreendedoras envolvidas na startup Lemon. A empresa criou um aplicativo para celular que ajuda a organizar e controlar as finanças pessoais. De acordo com o site Techcrunch, a empresa já recebeu um aporte de 10 milhões de dólares dos fundos Lightspeed e Balderton Capital O argentino Wences Casares, empreendedor em série, também participa do projeto.
  • 8. LikeStore

    8 /9(Divulgação)

    A LikeStore permite que qualquer usuário do Facebook se torne um vendedor online, criando uma loja dentro da rede social. Criada neste ano, a startup investe no movimento de social commerce e espera viabilizar 150 mil transações e movimentar 18 milhões de reais em vendas neste ano. A receita vem das transações efetivas – a empresa fica com 2% de comissão sobre o produto vendido. Por trás do negócio está o empreendedor Gabriel Borges.
  • 9. Square

    9 /9(Divulgação)

    A startup, criada em 2009, oferece um aparelhinho que permite que um celular ou um iPad se transformem uma uma máquina de cartão de crédito. Sem cobrar taxas adicionais, a empresa foi fundada por Jim McKelvey e Jack Dorsey e está sediada em São Francisco, nos Estados Unidos. Ao todo, a startup já recebeu 168 milhões de dólares de investimento.
  • Acompanhe tudo sobre:InovaçãoPequenas empresasStartups
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame