Exame Logo

10 novidades apresentadas na ABF Franchising Expo 2012

Confira as principais novidades da maior feira de franquias do mundo que termina hoje

Feira da ABF (Nilton Rettichie)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2012 às 08h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.

São Paulo - Termina hoje a 21ª edição da ABF Franchising Expo , a feira de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising. Localizada nos pavilhões azul e branco no Expo Center Norte, na capital paulista, a expectativa é de que, pelo menos, 50 mil visitantes tenham participado da feira ao longo dos quatro dias. Neste ano, é esperado que 400 milhões de reais em contratos sejam movimentados após a feira. Ao todo, 470 expositores apresentaram sua marca em um espaço de 31 mil metros quadrados. Nas páginas seguintes, empreendedores ou interessados em abrir seu próprio negócio podem conferir as principais novidades do evento deste ano.
  • 2. Novas marcas

    2 /11(Divulgação)

  • Veja também

    Em 2012, 71 marcas estrearam na 21ª edição da ABF Franchising Expo. Entre elas, a Arranjos Express, marca portuguesa especializada em consertos de roupas e costura. A primeira unidade brasileira será aberta no shopping Vila Olímpia, em São Paulo, até o final deste mês. Alfaias Casa, MyGloss, Brou’ne, Candice Cigar Co., Auto Fácil, Camisetas da Hora, Ponto do Açaí, Vazoli e Imobiliária Paulo Roberto Leardi são marcas que entraram recentemente para o setor de franquias.
  • 3. Box30

    3 /11

  • Box 30, nova franquia do Habib’s, está com planos de expansão da marca. A especialidade é vender salgados em grandes quantidades: os clientes que compram mais de 30 itens do cardápio levam o dobro. Atualmente, com duas unidades abertas, a expectativa é que até o final do ano o número chegue a 10. Para 2013, é esperado abrir pelo menos 20 lojas. O investimento inicial de uma franquia da Box 30 é de entre 300 mil a 800 mil reais. O espaço necessário varia de 30 a 100 metros quadrados. O prazo de retorno do capital é de 24 a 36 meses. O faturamento das unidades fica entre 50 mil e 120 mil reais.
  • 4. Chocolates Brasil Cacau

    4 /11(Divulgação)

    A marca Chocolates Brasil Cacau que pertence ao grupo CRM, o mesmo da Kopenhagen, planeja abrir 100 franquias até o final deste ano. Ao todo, a marca tem seis quiosques e 160 lojas. Um dos modelos oferecidos pela empresa é o quiosque, cujo investimento inicial é de 60 mil reais. O custo para abrir uma loja da marca é de a partir de 120 mil reais. A média anual de faturamento dos quiosques é de 500 mil reais, e 700 mil reais no caso da loja.
  • 5. Pelé Club

    5 /11(Divulgação)

    A rede de academias Pelé Club anunciou durante a feira da ABF seus planos de expansão da marca. Até 2013, a marca pretende abrir cinco novas unidades em cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes. Além disso, a empresa pretende internacionalizar a marca, levando a países como China, Japão, Portugal, Inglaterra, México, Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, África do Sul e Angola a partir do ano que vem. O investimento inicial para abrir uma academia da marca é de 1 milhão de reais.
  • 6. Instituto Embelleze

    6 /11(Divulgação)

    A r ede de franquias especializada em formação profissional da área de beleza quer expandir seu negócio para o interior do Brasil. O foco está nas cidades brasileiras de até 100 mil habitantes; meta é de abrir de 70 a 80 novas franquias até o final do ano. Hoje, a rede tem 262 unidades e forma 200 mil profissionais da área de beleza ao ano. O investimento inicial para abrir uma franquia na capital é de 100 mil a 300 mil reais, e no caso do interior, o valor é de até 120 mil reais. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses. A média de faturamento mensal é de 120 mil a 150 mil reais. Com 100 mil reais de faturamento, a taxa de lucro líquido é de 25%.
  • 7. Casa do Pão de Queijo

    7 /11(Divulgação)

    Durante a feira da ABF, a CPQ Brasil S.A, dona das marcas Casa do Pão de Queijo e O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, apresentou uma nova possibilidade de franquia: o co-branding. Para interessados em abrir uma franquia neste modelo, com as duas marcas em um mesmo espaço dentro de um shopping, é necessário um ponto com no mínimo 40 metros quadrados. A taxa de franquia de ambas as marcas é de 45 mil reais e o investimento inicial para abrir uma franquia da Casa do Pão de Queijo varia de 164,5 mil a 290 mil reais. O prazo de retorno é estimado de 24 a 40 meses. No caso da marca O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, o investimento é partir de 150 mil reais e o retorno ocorre, em média, entre 18 e 36 meses.
  • 8. Croasonho

    8 /11(Divulgação)

    A rede Croasonho, especializada em croissants recheados, iniciou seu plano de expansão neste ano ao inaugurar duas unidades, uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte. Durante a feira da ABF, a marca lançou o modelo da franquia Croasonho Express. Cada franquia terá, em média, 30 metros quadrados e o investimento inicial é de 250 mil a 290 mil reais, que inclui a taxa de franquia, reforma do espaço, mobílias e equipamentos.
  • 9. Loja Imaginarium Compact

    9 /11(Divulgação)

    O novo modelo de franquia do Grupo Imaginarium é a loja compact. As lojas do grupo têm, em média, 50 metros quadrados. Neste novo formato, o tamanho médio é de 25 a 35 metros quadrados. Com isso, a marca espera entrar no mercado de cidades a partir de 150 mil habitantes. O investimento inicial é de 180 mil a 210 mil reais, e inclui taxa de franquia, projeto arquitetônico, previsão de obra civil, equipamentos e estoque inicial. O faturamento médio mensal do tipo tradicional de loja é de 95 mil reais; no modelo novo é de 65 mil reais.
  • 10. Projeção da loja Fantasia

    10 /11(Divulgação)

    A rede Fantasia, especializada em produtos com a marca Disney, lançou durante a feira da ABF deste ano, um novo formato de franquias. A empresa só trabalhava com quiosques e agora passa a oferecer o modelo de loja. Hoje, são 30 unidades presentes em 14 estados. A expectativa da marca é de abrir dez lojas e entre 25 a 30 quiosques até o final do ano. No formato de loja, a franquia tem investimento de 300 mil reais, com prazo de retorno estimado entre 18 e 30 meses. Exige-se que o ponto tenha pelo menos 45 metros quadrados e cinco funcionários. O faturamento médio é de 60 mil reais.
  • 11. Microfranquias

    11 /11(Stock.xchng)

    De acordo com Artur Hipólito, diretor de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising e sócio diretor do Zaiom, o setor de microfranquias continua sendo tendência e deve crescer 20% ao ano. Atualmente, este modelo de negócio já representa 16% das franquias do mercado do franchising. Hipólito conta que 336 redes associadas à entidade se enquadram na categoria de microfranquias e oferecem franquias por até 50 mil reais de investimento inicial. Ele enfatiza que o empreendedor que pensa em investir neste modelo precisa estar a par das características básicas e trabalhar bastante.
  • Acompanhe tudo sobre:abf-franchising-expodicas-para-seu-negocioFranquiasPequenas empresas
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame