10 franquias que custam até R$ 80 mil
Com este valor, é possível investir em redes de chocolateria, estética e até escolas
Da Redação
Publicado em 20 de junho de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.
São Paulo – Neste ano, o investimento inicial das microfranquias passou de 50 mil para 80 mil reais, fazendo com que novas redes se encaixassem nesta categoria. Veja o exemplo de algumas franquias que é possível investir com até 80 mil reais. O valor não inclui o ponto comercial e é preciso ter uma reserva financeira para os primeiros meses. Todas as informações foram dadas pelas redes.
Especializada em publicidade em embalagens, a Bagnews pode ser montada em casa. O investimento inicial é de 25 mil reais. A rede calcula que os franqueados precisem de 3 mil reais de capital de giro. O faturamento médio mensal é de 18 mil reais. O prazo para retorno do capital é de 12 meses. A empresa calcula chegar a 50 unidades.
A marca de chocolates é parte do grupo CRM, o mesmo que controla a Kopenhagen. A rede deve alcançar 500 unidades até o final de 2013. O investimento em um quiosque começa em 60 mil reais. Já as lojas custam 150 mil reais. Para o modelo mais simples, é preciso um espaço de 6 metros quadrados e de 4 a 8 funcionários. O faturamento médio mensal é de 50 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 36 meses.
Criada pelo grupo Prepara, a rede Ensina Mais é uma franquia de escolas de reforço escolar. O foco do negócio são crianças, em especial as que estão cursando o ensino fundamental. Uma unidade exige que o franqueado tenha um espaço de 60 metros quadrados e até 3 funcionários. O faturamento médio bruto esperado é de 15 mil reais, com lucratividade de até 40%. O investimento inicial é de 39 mil reais.
Criada em dezembro, a rede é um nail bar, mistura de salão de manicure com serviço de bar. Hoje, a marca tem três unidades e pretende abrir outras 20. O investimento inicial é de 30 mil reais, com retorno em até 12 meses. O capital de giro estimado pela rede é de 6 mil reais. O faturamento médio mensal para uma unidade de 30 metros quadrados é de 30 mil reais, com lucro líquido de 40%.
A rede de agências de turismo tem atualmente 33 franquias e mais 10 unidades próprias. A matriz da empresa fica no Rio de Janeiro. O investimento inicial é de 60 mil reais, mas a rede calcula que o franqueado precise de 35 mil reais de capital de giro nos primeiros meses.
A rede de franquias de salão Miss Hollywood tem como tema as estrelas do cinema. Criada em 2010, a marca tem 21 unidades em operação. A franquia exige um espaço de 50 metros quadrados de área mínima e quatro funcionários. O investimento inicial é de 40 mil reais e o faturamento médio mensal é de 20 mil reais. O retorno do investimento acontece em 12 meses.
Especializado em educação infantil, a franquia Morangos é parte do grupo português Onebiz. A primeira unidade no Brasil foi inaugurada recentemente, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Há diversos tipos de franquias, como os modelos Kid Sitting (brinquedoteca) e Sala de Estudos (reforço escolar). A Kidsitting é ideal para ser instalado em locais de conveniência, onde os pais deixam os filhos para fazer outras tarefas, como compras no supermercado. O investimento neste modelo começa em 60 mil reais.
Criada em 1965, a rede de escolas de idiomas PBF faz parte da Fundação R.H. Fisk, grupo que também controla a rede Fisk. A PBF não cobra taxa de franquia nem royalties, mas tem taxa de publicidade de 30% sobre o faturamento. O investimento inicial é de 33 mil reais e é preciso ter uma área mínima de 200 metros quadrados, com seis funcionários para operar. O retorno acontece em até 24 meses.
Fundada em 2007, a rede Spa das Sobrancelhas oferece, como o nome denuncia, serviços especializados para sobrancelhas. As primeiras franquias da marca foram abertas em 2011. A operação é controlada pelo grupo TS e soma 270 unidades. É necessário ter 25 metros quadrados de área e dois funcionários para operar. O investimento começa em 49,9 mil reais.
Fundada em 2008, a Vazoli é uma rede de franquias especializada em empréstimos e financiamentos. As franquias começaram em 2011 e hoje são 80 unidades em operação, sendo apenas 10 próprias. O investimento inicial é de 40 mil reais, com faturamento médio bruto de 120 mil reais. O lucro líquido médio é de 15%. O prazo de retorno é de 8 a 15 meses.