Segundo o advogado do site, em dezembro de 2010, o WikiLeaks foi privado de quase 130 mil euros de doações diárias (Laura Boushnak/AFP)
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2012 às 20h35.
Nova York - As gigantes dos cartões de crédito Visa, Mastercard e outras instituições financeiras concordaram nesta sexta-feira em pagar 7,25 bilhões de dólares a comerciantes para encerrar os processos pela cobrança de taxas pelo uso dos cartões.
O escritório de advocacia Robins, Kaplan, Miller e Ciresi, que defendia os comerciantes varejistas que processaram as operadoras, disse ter fechado um acordo amigável de 7,25 bilhões de dólares, dos quais 6,05 bilhões correspondem a perdas e danos, e 1,2 bilhão à redução de comissões faturadas.
As empresas envolvidas são a Visa e Mastercard, além do Bank of America, JP Morgan Chase, Citibank, Wells Fargo, Capital One e outros bancos, que se comprometeram a mudar suas práticas.
A queixa havia sido apresentada em 2005. Práticas contra a concorrência e a cobrança ilegal de taxas também foram alvo de processos contra essas empresa na Europa nos últimos anos.