Vendas de Ford e GM nos Estados Unidos superam as da Toyota
DETROIT (Reuters) - A Ford Motor registrou um crescimento de 24 por cento nas vendas nos Estados Unidos em janeiro, superando a japonesa Toyota Motor, que sofreu com um grande recall de alguns de seus veículos mais vendidos. As vendas da Toyota despencaram 16 por cento após a montadora ter suspendido as vendas de vários […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
DETROIT (Reuters) - A Ford Motor registrou um crescimento de 24 por cento nas vendas nos Estados Unidos em janeiro, superando a japonesa Toyota Motor, que sofreu com um grande recall de alguns de seus veículos mais vendidos.
As vendas da Toyota despencaram 16 por cento após a montadora ter suspendido as vendas de vários modelos, representando mais de 60 por cento dos carros nos estoques de concessionárias norte-americanas, devido a problemas no acelerador.
A Nissan Motor também parece ter se beneficiado das dificuldades da Toyota, registrando um crescimento de 16 por cento. Já as vendas da General Motors subiram 14 por cento.
A Honda Motor, que fez questão de não seguir suas concorrentes em busca de consumidores da Toyota, teve uma queda de 5 por cento nas vendas nos EUA no mês passado.
As vendas da Chrysler, que continua figurando como a marca mais fraca do setor, caíram 8 por cento.
Os resultados mistos aparecem em meio à crise da Toyota e ao surgimento de grandes concessionárias, incluindo empresas de locação, com compradores mais ativos buscando trocar seus veículos, uma vez que não puderam trocá-los antes por causa da crise econômica.
Em uma reversão significativa, a Ford passou a vender mais que as marcas Toyota, Scion e Lexus juntas em janeiro. A principal marca da GM em termos de volume, Chevrolet, também superou a Toyota.
"Consideramos a Ford como sendo uma das empresas mais bem posicionadas para se beneficiar das dificuldades da Toyota, mas vemos outras ganhando com isso também", disse o analista Efraim Levy, da Standard & Poor's.
(Reportagem adicional de Soyoung Kim e Bernie Woodall)