Vendas da Pfizer caem no 3o tri por concorrência de genéricos
Empresa farmacêutica apresenta resutado decepcionante no período
Da Redação
Publicado em 2 de novembro de 2010 às 16h23.
Nova York - A Pfizer apresentou nesta terça-feira vendas decepcionantes no terceiro trimestre, afetada pela concorrência dos genéricos para seu Lipitos, medicamento contra o colesterol, e para o anti-depressivo Effexor XR.
A Pfizer seguiu o exemplo de seus concorrentes com lucros acima da expectativa -- em grande parte graças a corte de custos -- mas vendas ruins, à medida que expiram as patentes de seus produtos mais vendidos.
"A concorrência dos genéricos está causando dor, e isso é só um aperitivo do que a Pfizer terá nos próximos anos", disse o analista Damien Conover, da Mornignstar.
"Assim como no resto da indústria, a perda de patentes está afetando o balanço, e é sempre difícil mensurar a real magnitude da erosão das patentes em mercados estrangeiros", disse Conover.
A empresa conta pesadamente com os mercados emergentes para melhorar os números mais adiante. Mas suas vendas nesses mercados foram essencialmente estáveis no trimestre.
O lucro da empresa caiu para 866 milhões de dólares, ou 0,11 dólar por ação, contra 2,88 bilhões de dólares, ou 0,43 dólar por ação, um ano antes.
Excluindo-se custos de fusão e outros itens especiais, a Pfizer teve lucro de 0,54 dólar por ação. Analistas esperavam em média um lucro por ação de 0,51 dólar, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita global subiu 39 por cento, para 16,17 bilhões de dólares, abaixo da estimativa de Wall Street, que esperava vendas em 16,68 bilhões de dólares.