Negócios

Vale iniciará exportação de carvão de Moçambique no 3º tri

A mina de Moatize, em Moçambique, continua no caminho para alcançar a produção de 11 milhões de toneladas de carvão por ano até meados de 2016


	Retroescavadeira opera em mina de carvão da Vale na mina de Moatize, em Moçambique
 (Gianluigi Guercia/AFP)

Retroescavadeira opera em mina de carvão da Vale na mina de Moatize, em Moçambique (Gianluigi Guercia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2015 às 17h03.

Tóquio - A mineradora Vale pretende começar a exportar carvão ao longo da via férrea e do porto de Nacala, em Moçambique e no Malawi, no terceiro trimestre, após as fortes chuvas danificarem a linha férrea, afirmou à Reuters um executivo da empresa, nesta sexta-feira.

A Vale havia dito anteriormente que iniciaria a exportação de carvão pelo porto de Nacala no primeiro trimestre de 2015.

A mina de Moatize, em Moçambique, continua no caminho para alcançar a produção de 11 milhões de toneladas de carvão por ano até meados de 2016, afirmou também o diretor executivo de Fertilizantes e Carvão da Vale, Roger Downey, nos bastidores do seminário Japan-Africa Mining & Resources Business, em Tóquio. A produção atual é de 7 milhões de toneladas por ano.

O projeto de Moatize da Vale tem sido assolado por problemas de logística, com a dificuldade de construir e expandir a ferrovia e o porto de Nacala, freando aumentos de produção na mina.

A linha férrea corre por 900 km da mina de Moatize, através de Malawi, até o porto de Nacala no Oceano Índico. Downey afirmou que o plano de continuar a aumentar a produção para 22 milhões de toneladas de carvão por ano até 2017 está mantido.

Em dezembro, a Vale vendeu uma participação no projeto para trading japonesa Mitsui & Co. A Mitsui comprou uma participação de pouco menos de 15 por cento na mina e 35 por cento no transporte ferroviário e porto.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCarvãoComércio exteriorEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasExportaçõesMineraçãoMoçambiqueSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

"Vou pensar e te aviso": essas são as objeções mais comuns dos clientes – veja como respondê-las

Essa marca de camisetas quase faliu – mas agora está prestes a faturar US$ 250 milhões

China facilita investimentos estrangeiros em empresas listadas com novas diretrizes

Após incêndio, Cacau Show reinaugura fábrica com investimento de R$ 150 milhões