Negócios

Vale compra fatia da Mosaic na Fosfertil por US$ 1 bi

Com o negócio, a mineradora passa a deter 78,9% do capital social da empresa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 17h48.

São Paulo - A Vale fechou contrato de opção com a Mosaic, empresa especialista em fertilizantes, para obter suas ações na Fertifos e na Fosfertil. O acordo faz parte dos negócios resultantes do processo de aquisição da Bunge por parte da mineradora. O valor a ser pago, previsto no contrato, é de 1,029 bilhão de dólares.

Outras empresas que possuíam participação direta ou indireta na Fosfertil eram a Heringer, a Fertipar, do Paraná, e a Yara Fertilizantes. Um acordo entre estas, a Mosaic e a Vale estipulou o preço de 12 dólares por ação para o negócio. Uma vez concluído o processo, haverá a oferta pública de ações, estipulada pela Lei das S/A, para que a Vale consiga os papéis ordinários restantes - 0,19% do total -, pelo mesmo preço.

Além da compra da empresa de fertilizantes, Vale e Mosaic também fecharam acordo para a aquisição de uma planta de processamento em Cubatão, litoral de São Paulo, por 50 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioEmpresasEmpresas americanasEmpresas brasileirasFertilizantesFosfértilFusões e AquisiçõesIndústriaMineraçãoMosaicQuímica e petroquímicaTrigoValeVale Fertilizantes

Mais de Negócios

Vem aí a terceira edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão

Nos 30 anos do Real, Mercado Pago lança cédula celebrativa

Nas franquias de educação, 83% dos alunos estão na sala de aula (e não em aulas online)

Eles começaram do zero, viraram referência em franquias e revelam segredos para sucesso nos negócios

Mais na Exame