Negócios

Unilever troca caminhões por trens da Vale

A partir do ano que vem, cerca de 8 000 toneladas de produtos da Unilever serão transportados de São Paulo até a Bahia por meio da malha ferroviária que pertence à Vale do Rio Doce

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Não é apenas o setor exportador brasileiro que está sendo atraído pelos serviços de logística da Companhia Vale do Rio Doce. Dona de uma malha ferroviária de 9 300 quilômetros, a empresa acaba de fechar um contrato com a Unilever, gigante de bens de consumo.

A partir de 2005, o transporte de produtos de São Paulo até a Bahia será feito não mais por caminhões, e sim por trem, com uma previsão de 8 000 toneladas mensais de produtos. O contrato firmado pelas duas empresas e anunciado nesta sexta-feira (3/6) inclui ainda um centro de distribuição em Camaçari, ao custo de 25 milhões de reais.

"É uma nova opção que se abre ao setor de bens de consumo, que sempre dependeu das rodovias como forma de transporte", diz Mauro Dias, diretor de comercialização de logística da Vale. Segundo ele, o contrato com a Unilever significa 400 caminhões a menos, por mês, nas estradas brasileiras.

Os negócios de logística da Vale vêm acompanhando o aumento das exportações brasileiras onde as vendas de minério de ferro da própria Vale têm participação expressiva. Até o final do ano, a empresa terá investido 760 milhões de dólares em serviços de logística. "Nosso faturamento tem crescido cerca de 30% ao ano neste segmento", afirma Dias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame