Negócios

UE investigará acordos do McDonald's com Luxemburgo

A ação da Comissão Europeia ocorre dois meses depois de ter ordenado que Luxemburgo recupere até 30 milhões de euros


	McDonald's: o regulador da competição na UE disse que o McDonald's não pagou uma série de impostos
 (Mike Blake/Files/Reuters)

McDonald's: o regulador da competição na UE disse que o McDonald's não pagou uma série de impostos (Mike Blake/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 13h42.

Bruxelas - Reguladores antitruste da União Europeia vão investigar os acordos tributários do McDonald's com Luxemburgo que permitiram que a rede de fast food norte-americana não pagasse impostos por royalties europeus desde 2009.

A ação da Comissão Europeia ocorre dois meses depois de ter ordenado que Luxemburgo recupere até 30 milhões de euros (32 milhões de dólares) da Fiat Chrysler Automobiles e que a Holanda faça o mesmo com Starbucks porque seus acordos tributários foram considerados ilegais.

O regulador da competição na UE disse que o McDonald's não pagou impostos corporativos em Luxemburgo ou nos Estados Unidos por royalties pagos por franquias na Europa e na Rússia desde 2009 como resultado de duas decisões de autoridades de Luxemburgo.

"Uma decisão segundo a qual o McDonald's não precisaria pagar imposto sobre seus royalties europeus em Luxemburgo ou nos EUA precisa ser analisada com cuidado sob as regras da União Europeia", disse a comissária de competição europeia Margrethe Vestager.

"O propósito dos acordos sobre dupla tributação entre países é evitar a dupla tributação, não justificar dupla não taxação." O ministro das Finanças de Luxemburgo disse que o país não deu tratamento tributário especial ou vantagem seletiva ao McDonald's e que cooperará com as investigações.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoComércioEmpresasEmpresas americanasEuropaFast foodFranquiasLuxemburgoMcDonald'sPaíses ricosRestaurantesUnião Europeia

Mais de Negócios

Hotel, parque e outlet: conheça a rede que vai investir R$ 500 mi em megacomplexo na Paraíba

Eles transformaram uma moto financiada num negócio milionário de logística

Nestlé fecha parceria para colocar Kit Kat nas lojas da Brasil Cacau

Da mineração ao café: as iniciativas sustentáveis da Cedro para transformar a indústria