Negócios

Toshiba vê lucros para LCD devido a boom dos smartphones

Empresa japonesa pode registrar seu primeiro lucro anual líquido em quatro anos

Logo da Toshiba: empresa pode voltar a registrar lucro (GETTY IMAGES)

Logo da Toshiba: empresa pode voltar a registrar lucro (GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2010 às 09h16.

Tóquio - A Toshiba pode registrar seu primeiro lucro anual líquido em quatro anos, no segmento de telas de cristal líquido (LCD), devido ao boom nas vendas de celulares inteligentes e computadores tablet, declarou o presidente-executivo da empresa em entrevista na quinta-feira.

Norio Sasaki também disse à Reuters que antecipava que a demanda por chips de memória flash NAND fosse mais forte no primeiro trimestre de 2011 do que no trimestre em curso. A memória NAND é usada em diversos produtos eletrônicos, entre os quais o iPhone da Apple.

"Se tudo correr bem, é possível que vejamos lucro bilionário este ano", disse Sasaki sobre a divisão de LCD, implicando lucro de pelo menos 10 bilhões de ienes (119 milhões de dólares), pelo sistema japonês de contagem, o que supera a projeção da empresa de que sairia do vermelho por pequena margem.

Sasaki, 61, egresso da área de engenharia, assumiu o comando da empresa 18 meses atrás. Prometeu que imporia foco mais claro ao amplo conglomerado e adotaria medidas duras de corte de custos em todas as áreas, das usinas nucleares aos eletrodomésticos.

O lucro da Toshiba no primeiro semestre foi o melhor da década, mas a empresa não alterou sua projeção anual. O lucro da concorrente Samsung Electronics caiu ante o recorde atingido em trimestre recente, e a empresa alertou sobre uma queda na demanda por LCD e chips.

Sasaki declarou que seria cauteloso com relação a grandes investimentos no instável setor de LCD. No começo da semana, a Toshiba negou a informação de que estaria planejando investir 100 bilhões de ienes em uma fábrica no Japão, principalmente para atender a Apple.

A reportagem que mencionava o plano acrescentava que a Apple investiria na fábrica.

"Nada está decidido quanto a novos investimentos, dada a instabilidade atual, ainda que exista demanda", disse Sasaki. "Os lucros subiriam rapidamente. Mas, quando deixassem de subir, seria preciso garantir que a empresa não volte a cair no vermelho."

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaLucroSemp Toshiba

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa