Exame Logo

Teles têm o maior crescimento na América Latina em 2006

Receita líquida do setor foi a que mais cresceu, entre as 50 maiores companhias de capital aberto da região

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O setor de telecomunicações foi o que mais cresceu na América Latina, no ano passado, segundo levantamento da consultoria Economática com as 50 maiores companhias de capital aberto da região. A receita líquida do setor subiu 25% e totalizou 71 bilhões de dólares. Esse desempenho foi maior que a média das 50 empresas analisadas, que, em conjunto, cresceram 18,1% e somaram 360,5 bilhões de dólares em receita.

O setor de telecomunicações contou com oito empresas na lista da Economática. A mexicana América Móvil, do empresário Carlos Slim, é a primeira do grupo e a segunda na colocação geral, com faturamento de 21,664 bilhões de dólares no ano passado. Em seguida, na sexta posição, aparece a Teléfonos de México, com 16,187 bilhões de dólares de vendas. A brasileira mais bem colocada é a Telemar, na 15ª posição entre as 50 maiores da América Latina.

Veja também

Apesar de não estarem entre as maiores colocações do ranking, as operadoras brasileiras são as mais numerosas na relação da consultoria. Das oito empresas listadas do setor, duas são mexicanas e as seis restantes são do Brasil. Apesar da representatividade das brasileiras, as mexicanas ainda apresentaram maior venda conjunta: 37,851 bilhões de dólares, ante 33,248 bilhões das operadoras do Brasil.

Outros resultados

O setor de petróleo e gás foi o segundo em crescimento de vendas, com taxa de 23,1%. O segmento também foi o primeiro no volume absoluto de faturamento, com 106,3 bilhões de dólares, ou 25% do total das 50 maiores empresas latino-americanas. A Petrobras encabeça a lista do setor e também a geral, com vendas de 74,013 bilhões de dólares no ano passado.

Para se ter idéia do peso da Petrobras no grupo de petróleo e gás, a Economática cita que, sem contabilizar os resultados da estatal brasileira, o segmento cairia da primeira para a quinta colocação na pesquisa.

Outra brasileira bem posicionada é a Companhia Vale do Rio Doce, terceira do ranking, com 21,184 bilhões em vendas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame